O evento contou com a presença de parceiros do Programa e dos alunos formandos do Projeto Mais Cursos

Por Etienice Silva

No último dia 5 de julho, o Programa de Extensão Unifap Digital realizou a cerimônia de certificação dos alunos dos concluintes dos cursos ofertados pelo seu projeto Mais Cursos. A cerimônia de certificação foi um momento de celebração e reconhecimento do esforço e dedicação desses alunos em sua jornada de aprendizado. Durante o evento, houve também a entrega de doações dos computadores que foram recondicionados pelo projeto CRC Unifap.

Os alunos João e Liliane Pantoja acompanhados pelos instrutores Victor e Gabriel | Imagem: Daniela Souto

O evento ocorreu presencialmente no auditório da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) – UNIFAP (CAMPUS MARCO ZERO), contou com a presença dos alunos dos cursos de Desenvolvimento de Aplicações Web e Formação em Informática e Tecnologia, além dos dos representantes da CEA Equatorial, empresa parceira que realizou a primeira doação de computadores para o projeto e dos representantes dos Pontos de Inclusão Digital contemplados com o recebimento dos computadores do projeto.

Coordenadores do programa e representantes dos PIB´s que foram contemplados com computadores doados pelo CRC Unifap I Foto: Sâmea Fernandes

“Esse apoio à comunidade e projetos sociais faz parte do cerne da Equatorial, então pegamos esse embalo e fizemos o processo de doação para o projeto. Ficamos muito honrados pela oportunidade de contribuir de forma positiva para a sociedade”, expressa Claus Aleixo, executivo de TI do Grupo Equatorial. “Esperamos que mais empresas possam também se engajar, pois esse é um projeto muito válido e que todos venham se engajar para que projetos como esses tenham sempre êxito”, reforça Claus.

Após meses de dedicação e aprendizado, os alunos do Mais Cursos puderam enfim receber a sua certificação. Essa conquista é um marco significativo para alguns desses alunos, pois representa a superação de desafios pessoais e a aquisição de novas habilidades que antes pareciam inalcançáveis. Claudiana da Conceição, uma das alunas que ingressaram no projeto em fevereiro deste ano e hoje se formam, celebra a conquista:

“Graças ao curso eu pude me incluir no digital agora e assumir novas funções no trabalho que executo, através do curso eu aprendi muita coisa, hoje eu sei usar o email, editar documentos, montar frequências dos alunos, antes disso eu só sabia utilizar algumas funções básicas do whatsapp, hoje em dia eu já consigo fazer muito mais”, destaca a aluna.

Claudiana da Conceição, formanda do curso de Formação em Informação e Tecnologia mostra orgulhosa o certificado conquistado | Foto: Etienice Silva

Claudiana cita também a parceria e atenção que os instrutores e alunos tiveram com seus alunos mais velhos, “eu já tenho 56 anos, então sempre foi muito difícil lidar com tecnologia, logo no início do curso quase desisti, mas graças à ajuda dos colegas e instrutores nas atividades, descobri que conseguia fazer muito mais do que eu pensava”.

Conheça o Unifap Digital

O Programa de Extensão Unifap Digital, através do seu projeto Mais Cursos, visa ofertar cursos gratuitos de formação e educação em informática básica para a comunidade acadêmica e sociedade em geral de baixa renda. O Programa é vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) e ao Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e faz parte de um projeto do Ministério das Comunicações (MCOM) que visa a formação profissional de pessoas em vulnerabilidade social, por meio de cursos e oficinas direcionados a formação em informática, recuperação de equipamentos eletrônicos e à conscientização da sociedade para o descarte consciente de resíduos eletrônicos.