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Censo da Educação Superior, Ano-Base 2018

Na última quinta-feira, 13/12/2018, o Departamento de Avaliação e Informação (DEAVI) apresentou, no CONSU às 09:30, o cronograma do Censo da Educação Superior, Ano-Base 2018, na Unifap.

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Apresentação dos trabalhos do Censo da Educação Superior 2018 na Unifap.

Cronograma: Censo da Educação Superior 2018 na Unifap (CenSup 2018)

Ordem

Etapas e Atividades

Responsável

Data Inicial

Data Final

01

Abertura do Sistema do Censo da Educação Superior (Censup) na Internet para entrada de dados (por importação de dados).

Inep

14/01/2019

26/04/2019

02

Atualização das informações dos cursos no e-MEC, SIGAA (cadastro das matrizes em relação a turnos) e no CenSup (vagas ofertadas conforme Edital/Sisu e PS da Unifap).

DERCA e  Pesquisador Institucional – PI_PROPLAN

02/12/2018

01/02/2019

03

Responsável por prestar informação sobre o vínculo do Docente  na IES, bem como sobre dados dos Técnico-Administrativos (SIGRH)

PROGEP

04

Responsável por prestar informação sobre mobilidade acadêmica

PROCRI

05

Responsável por prestar informação sobre aluno com deficiência/transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/Superdotação matriculados na IES.

PROGRAD_NAI

06

Responsável por prestar informação sobre vagas oferecidas, vagas remanescentes, inscrições /concorrência)

PROGRAD_DEPSEC

07

Responsável por prestar informação e/ou alimentação dos dados no Módulo Pesquisa/SIGAA  dos alunos que recebem apoio social e que desempenham atividade extracurricular.

PROPESPG

08

Responsável por prestar informação e/ou alimentação dos dados no Módulo Extensão/SIGAA  dos alunos que recebem apoio social e que desempenham atividade extracurricular.

PROEAC

09

Responsável por prestar informação sobre dados financeiros referentes a receitas auferidas e despesas efetuadas ano base de 2018.

PROAD_DEFIN

10

Responsável por prestar informação pertinente a biblioteca (Títulos do acervo, empréstimos, entre outras).

BIBLIOTECA CENTRAL (BIC) e SETORIAIS (Binacional, Santana e Mazagão)

11

Período de coleta de dados, por digitação nos questionários eletrônicos e por importação de dados pela Internet – Migração Docente – SIGRH/SIGAA

NTI

14/01/2019

18/02/2019

12

Período de coleta de dados, por digitação nos questionários eletrônicos e por importação de dados pela Internet – Migração Aluno – SIGAA

NTI

19/02/2019

01/04/2019

13

Período de verificação da consistência, conferência, ajustes e validação dos dados coletados.

PI da IES

02/04/2019

07/06/2019

14

Auditoria Interna – Dados dos alunos/SIGAA e CenSup.

DERCA, DEAVI, PROGRAD e AUDINT

01/05/2019

15/05/2019

15

Período de consolidação e homologação dos dados:

Inep

10/06/2019

05/07/2019

16

Período de preparação dos dados

Inep

08/07/2019

06/09/2018

17

Data de divulgação do Censo da Educação Superior

Inep

19/09/2019

18

Publicação no site da UNIFAP/DEAVI

(Unifap em números: www2.unifap.br/numeros)

PROPLAN_DEAVI_DIEIS

20/09/2019

1

Participantes do Enade 2018 devem realizar o preenchimento do questionário do estudante

Os  estudantes da Universidade Federal do Amapá habilitados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018, deverão realizar o preenchimento do Questionário do Estudante na página do Enade: http://enade.inep.gov.br/enade, no período de 3 de setembro a 21 de novembro de 2018. A regularidade junto ao Enade 2018 será assegurada apenas após a finalização do preenchimento do Questionário  e a participação na prova do Enade,  conforme disposto no Edital Nº 40, de 19/06/2018.

Lembrando  que  a  prova do Enade 2018 será realizada no dia 25 de novembro de 2018, com início às 13h30min, horário oficial de Brasília-DF, em todas as Unidades da Federação. Serão dez questões de conhecimentos gerais (duas discursivas e oito de múltipla escolha), já as provas específicas terão 30 questões (três discursivas e 27 de múltipla escolha).

Sugue abaixo o link com o nome dos alunos inscritos por curso:

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DIREITO

DIREITO BINACIONAL

JORNALISMO

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

SECRETARIADO EXECUTIVO

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DEAVI na Rádio Universitária

Na última segunda, 09, parte da equipe que compõe o Departamento de avaliação e Informação – DEAVI, vinculado a Pró-reitoria de Planejamento participou de um bate papo no programa de rádio “Nas Ondas da Unifap” na rádio universitária 96.9 FM, entrevistados pelo Professor Dr. Walter Lima. Estiveram presentes a Diretora do Departamento Marilyn Santos, a Procuradora Educacional e Institucional Lidiane Rodrigues e o Pesquisador Institucional Eric Amaral.

Na oportunidade a diretora do Departamento, Marilyn Santos falou do programa de Avaliação Interna que se encontra em andamento, bem como, das demais atividades desenvolvidas pela equipe como relatório do Censo e Enade.

“Esse programa de avaliação foi elaborado pela equipe técnica do Departamento de Avaliação no ano de 2015, teve inicio em janeiro de 2016 com o curso de Ciências Biológicas sendo avaliado. O programa foi implantado com o objetivo que se tenha previamente um diagnóstico da situação real dos cursos de graduação da Unifap e, dessa forma, nós consigamos trabalhar melhorando essas fragilidades, para que quando a comissão externa de avaliação do Mec venha nos avaliar, a universidade já esteja com todas essas situações sanadas”.

A Procuradora Educacional e Institucional Lidiane Rodrigues, ressaltou a ausência da cultura avaliativa na unifap, que acaba expondo essa realidade, que é falta de autoconhecimento da situação dos cursos de graduação, sua situação pedagógica, infraestrutura. Reforçando a importância desse trabalho desenvolvido pelo Departamento de avaliação.

Eric Amaral citou seu trabalho a frente do Censo, conceituou o censo como sendo uma pesquisa declaratória que acontece anualmente, através dessa pesquisa é possível levantar os diversos dados referentes à instituição, sejam eles de caráter acadêmico, financeiro e institucional. Esses dados são entregues ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, que vai gerar um índice de qualidade a sociedade.

O projeto de avaliação já avaliou 21 cursos dos 46 cursos ofertados na Universidade Federal do Amapá nos diversos campis, e a previsão de finalização é abril de 2018.

Confira na integra: Entrevista sobre o Programa de Avaliação Interna de Cursos de Graduação

Texto: Eliana da Silva Lopes

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Censo da Educação Superior 2015

O CenSup 2015 acabou de ser finalizado na UNIFAP pela equipe coordenada pelo servidor TAE Eric Amaral, lotado na Divisão de Pesquisa Institucional – DIPESQ/DEAVI/PROPLAN. Os principais resultados estão disponíveis na página do DEAVI em <http://www2.unifap.br/deavi/censo/>. Dúvidas ou informações contate o DEAVI através de telefone (96) 3312 1793 ou e-mail deavi@unifap.br.

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Programa de Avaliação Interna de Cursos de Graduação UNIFAP

O Departamento de Avaliação e Informações (DEAVI) da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) informa que nesta manhã de hoje, 07 de Janeiro de 2015, iniciaram-se as atividades do Programa de Avaliação Interna de Cursos de Graduação da UNIFAP.

O primeiro curso avaliado pela equipe do DEAVI/PROPLAN será Ciências Biológicas – Bacharelado.

Reunião entre coordenação do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e a equipe do DEAVI/PROPLAN.
(Foto: Paulo Guilherme Pinheiro).

Participaram neste início de atividades a equipe do DEAVI/PROPLAN (Marilyn Santos, Lidiane Rodrigues, Eric Amaral, Cláudia Pessoa e Paulo Guilherme Pinheiro), representante da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD (Suellainy Cruz) e a coordenação dos cursos Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura (Prof. Carlos Eduardo Campos e Profa. Andréa Araújo).

Reunião entre coordenação do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e a equipe do DEAVI/PROPLAN.
(Foto: Paulo Guilherme Pinheiro).

As próximas atividades do DEAVI/PROPLAN podem ser acessadas pelo link Agenda DEAVI e outros documentos relacionados ao Programa de Avaliação Interna de Cursos de Graduação da UNIFAP estão disponíveis no link http://www2.unifap.br/deavi/avaliacao-interna-graduacao/.

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Seja bem vindo ao site do DEAVI

Atribuições do  DEAVI:

  • Colaborar com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) no processo de avaliação institucional;
  • Auxiliar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
  • Gerar processo permanente de avaliação institucional visando o aperfeiçoamento da gestão universitária, de modo a dar transparência dos resultados institucionais à sociedade.