Curso de Letras Português Francês é conceito 5 em avaliação do MEC

O curso de Licenciatura em Letras Português Francês da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) recebeu nota 5 na avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Esse é o conceito máximo em uma escala que varia de 1 a 5 nos critérios de avaliação.

Conforme os critérios avaliativos os cursos que obtém conceito 3, já atendem aos requisitos desejados pelo MEC, para um bom funcionamento. As graduações que tem conceito 5 são consideradas de excelência e passam a ser vistas como referências pelas demais. Então, esses conceitos são utilizados como ferramenta para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação no país.

Nesse contexto, o processo avaliativo de um curso de ensino superior acontece baseado em cinco eixos, que contemplam as dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no qual foi instituído por meio da Lei N° 10.861, de 14 de abril de 2004 e é usado para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação do Brasil. Sendo assim, os avaliadores por meio dos instrumentos verificam as condições de funcionamento de um curso de graduação fundamentados nas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente/tutorial e infraestrutura.

O curso de Letras Português Francês recebeu a avaliação  in loco – que ocorreu de forma virtual, guiada pela diretora do departamento de avaliação institucional (DEAVI) Úrsula Stephanie Ferreira de Souza e pelo coordenador Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes, durante os dias 15, 16 e 17 de maio de 2023. Na visita, a equipe de avaliação teve a oportunidade de ver os espaços físicos da UNIFAP e averiguar detalhadamente como são realizadas as atividades didático-pedagógicas e administrativas no âmbito do curso.

O Departamento de Avaliação Institucional vem a público parabenizar o curso pelo conceito 5, nota máxima atribuida pelo Ministério da Educação – MEC. Aproveitamos a oportunidade para reiterar que objetivo deste departamento é continuar essa parceria com os cursos da intituição para garantir melhores condições educacionacionais para a comunidade acadêmica da UNIFAP.