ENADE 2023: sete graduações da Unifap participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Em 26 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o edital do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2023. A aplicação das provas ocorrerá no dia 26 de novembro.

Edital Enade 2023

O Enade 2023 avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os coordenadores de cursos deverão inscrever os estudantes no período de 27 de junho a 31 de julho, no Sistema Enade.

Além de realizar a prova, o concluinte inscrito deve responder também ao Questionário do Estudante, que tem como objetivo levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos seus resultados no exame e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação. Tanto a presença na prova quanto o questionário são itens obrigatórios para colocação de grau.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.