Informações Enade 2023

PERGUNTAS E RESPOSTAS ENADE 2023

  1. O ENADE É OBRIGATÓRIO?

Sim. Conforme preconiza o Artigo 5º da Lei nº 10.861/2004:

“§ 5º O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento”.

  1. QUEM INSCREVE O ESTUDANTE NO ENADE?

A responsabilidade de inscrever o estudante é do Coordenador do Curso, conforme dispõe os editais.

  1. DEVO REALIZAR ALGUM TIPO DE PREENCHIMENTO APÓS MINHA INSCRIÇÃO?

Sim. O estudante concluinte inscrito precisa acessar o Sistema Enade e preencher o seu cadastro, com informações pessoais.

  1. SOU ESTUDANTE INGRESSANTE, DEVO PREENCHER CADASTRO OU QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE?

Não. Conforme o regulamento do Enade, o estudante ingressante somente é inscrito pela coordenação do Curso e imediatamante dispensado da prova e demais etapas do processo.

  1. QUANDO O ESTUDANTE CONCLUINTE É DISPENSADO DA PARTICIPAÇÃO NO ENADE?

Conforme dispõe o regulamento do Enade, o estudante concluinte habilitado somente estará dispensado do Exame se colar grau até o último dia do período de retificação das inscrições (31/08/2023)

  1. ESTUDANTES EM MOBILIDADE ACADÊMICA DEVEM SER INSCRITOS

Sim. O edital prevê a obrigatoriedade de inscrição, independente desta condição.

  1. PARTICIPEI DE EDIÇÕES ANTERIORES, A COORDENAÇÃO DO MEU CURSO DEVE ME INSCREVER NOVAMENTE?

Sim. O edital do Enade deixa claro que o estudante habilitado deverá ser inscrito independentemente de ter participado de edições anteriores.

  1. ESTOU COM A MATRÍCULA TRANCADA OU ESTOU AFASTADO DA INSTITUIÇÃO, DEVO SER INSCRITO?

Sim. O regulamente explicita que o estudante que estiver vinculado ao curso, independentemente da sua situação de matrícula (trancada ou afastado da Instituição de Educação Superior), estando habilitado, como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no Enade.

  1. QUEM DEVE REALIZAR A PROVA?

O estudante concluinte habilitado.

  1. QUAIS AS OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE CONCLUINTE INSCRITO?

Suas principais obrigações são:

-Verificar junto a coordenação sua inscrição;

– Fazer a leitura do Edital do Exame;

– Ficar atento ao Cronograma do Enade;

– Preencher o Cadastro do Estudante;

– Responder o Questionário do Estudante;

– Realizar o exame.

  1. COMO ACESSO O SISTEMA ENADE?

Através do endereço http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index

Acesso pelo gov.br, com login e senha.

Consulte aqui o tutorial de acesso para estudantes:

 

  1. QUANDO O ESTUDANTE ESTARÁ IRREGULAR COM O ENADE?

O estudante estará irregular quando:

  1. a) Não realizar o exame;
  2. b) Não preencher o “Questionário do estudante”;
  3. c) Não ser inscrito pela coordenação do curso.

13. RESPONDI O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE, MAS FALTEI A PROVA, COMO RESOLVER?

O estudante que não realizar a prova poderá solicitar dispensa do exame, no sistema Enade, no período indicado no cronograma do edital do Enade.

A solicitação de dispensa, por parte do estudante, somente poderá ser solicitada quando relacionada a motivo de ordem pessoal ou compromissos profissionais, conforme previsto no Anexo III do Edital do Enade e com a devida comprovação.

  1. a) Ocorrência de ordem pessoal: Acidentes; Assalto; Casamento; Extravio, Perda, Furto ou Roubo de Documento de Identificação; Luto; Acompanhamento de cônjuge ou companheiro(a) transferido(a) de município por seu empregador; Saúde; Maternidade; Paternidade; Atividade acadêmica; Concurso público ou processo seletivo de trabalho; Intercâmbio; Privação de liberdade.
  2. b) Compromissos profissionais: Trabalho;

 

  1. REALIZEI A PROVA, MAS NÃO RESPONDI O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE, ESTOU IRREGULAR?

O questionário do estudante é obrigatório. O aluno que não o responde no período indicado no cronograma do edital do Enade está automaticamente irregular junto ao exame, devendo aguardar sua dispensa do exame por “Ato do Inep”, prevista para agosto/setembro do ano seguinte.

  1. COMO REGULARIZO MINHA SITUAÇÃO PERANTE O ENADE?

Um vez irregular, o aluno deverá procurar a coordenação de seu curso e solicitar sua regularização, observando o cronograma do Enade e os procedimentos referentes a situação de irregularidade em que se encaixa.

  1. SOU ALUNO INGRESSANTE HABILITADO E A COORDENAÇÃO NÃO ME INSCREVEU. O QUE DEVO FAZER?

Se você estava habilitado e a coordenação do curso não o inscreveu, você é um aluno irregular. Sua situação deverá ser regularizada pelo coordenador do curso, através da ferramenta “Declaração de Responsabilidade” em período indicado no cronograma do edital do Enade.

  1. SOU ALUNO CONCLUINTE HABILITADO E A COORDERNAÇÃO NÃO ME INSCREVEU. O QUE DEVO FAZER?

Se você estava habilitado e a coordenação do curso não o inscreveu, você é um aluno irregular. Sua situação deverá ser regularizada pela coordenação do curso, através da ferramenta “Declaração de Responsabilidade” em período indicado no cronograma do edital do Enade.

  1. COMO POSSO CONSULTAR MEU DESEMPENHO NO ENADE?

O estudante poderá acessar seu Boletim de Desempenho, através do sistema Enade, a partir de setembro do ano seguinte a realização da prova, conforme cronograma constante em edital.

  1. POSSO TER ACESSO A PROVAS E GABARITOS ANTERIORES?

As provas e gabaritos do Enade estão disponíveis em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/provas-e-gabaritos

  1. ESTOU EM ATIVIDADE CURRICULAR OBRIGATÓRIA, FORA DO MUNICÍPIO SEDE, COMO POSSO REALIZAR A PROVA?

O estudante que, na data da prova, estiver fora do município de funcionamento do próprio curso, realizando atividades curriculares obrigatórias, poderá realizar o exame no mesmo município onde está realizando a respectiva atividade curricular, desde que esteja prevista aplicação de prova naquele município e que solicite a alteração do município, dentro do período estipulado no edital, diretamente a coordenação de curso. (SOMENTE PARA CURSOS EAD)

  1. ESTOU EM MOBILIDADE ACADÊMICA, COMO FAÇO PARA PRESTAR O EXAME?

O estudante que, na data da prova, estiver fora do município de funcionamento do próprio curso, realizando mobilidade acadêmica, poderá realizar o exame no mesmo município onde está realizando a respectiva atividade, desde que esteja prevista aplicação de prova naquele estado/município e que solicite a alteração do mesmo, dentro do período estipulado no edital, diretamente a coordenação de curso.

  1. ONDE CONSULTAR MEU LOCAL DE PROVA?

Os locais de prova estarão disponíveis para consulta do estudante, no sistema Enade, após preencher o “Questionário do Estudante” e conforme o cronograma do exame.

  1. O QUE DEVO LEVAR NO DIA DA PROVA?

O estudante deverá apresentar-se, no local de prova, portando documento de identificação oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Consideram-se como documentos válidos para identificação do estudante:

  • cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal;
  • identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; e identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

O Estudante impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto no dia de aplicação do Exame, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar a prova, desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 (noventa) dias do dia de aplicação do Exame e submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de seus dados e de sua assinatura em formulário próprio.

Observação: O Estudante que apresentar documento de identificação original com validade vencida, poderá realizar a prova, desde que se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de seus dados e de sua assinatura em formulário próprio.

NÃO ENCONTROU O QUE QUERIA? Clique aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVh_0DTBGOE8rFCFAJqpBS7_Cb2WaCFPbyfGbpcRfnR7DUcw/viewform?usp=sharing

 

DEAVI REALIZA ENCONTRO SOBRE O ENADE 2023

O Departamento de Avaliação e Informação – DEAVI,  realizou nos dias 31.05 e 02.06 de 2023 um Encontro com as diretoras dos Departamentos  de Ciências Biológicas e Saúde, Sandra Mota Rodrigues e Ciências exatas e Tecnologias, Cristina Maria Baddini, a representante do Departamento de Registro e Controle Acadêmico Sandra Maria Cavalcante e os Coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Medicina, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que participarão este ano do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Esse encontro teve como objetivo apresentar aos participantes o edital que operacionaliza o Enade 2023, no que diz respeito ao cronograma, responsabilidades, prazos e demais informações> Na oportunidade, a Diretora do Deavi, Ursula Stephanie Ferreira promoveu capacitação aos coordenadores sobre o sistema Enade. 

    

 

ENADE 2023: sete graduações da Unifap participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Em 26 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o edital do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2023. A aplicação das provas ocorrerá no dia 26 de novembro.

Edital Enade 2023

O Enade 2023 avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os coordenadores de cursos deverão inscrever os estudantes no período de 27 de junho a 31 de julho, no Sistema Enade.

Além de realizar a prova, o concluinte inscrito deve responder também ao Questionário do Estudante, que tem como objetivo levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos seus resultados no exame e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação. Tanto a presença na prova quanto o questionário são itens obrigatórios para colocação de grau.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *