Brasil e Suécia pretendem intensificar cooperação científica entre os dois países

O Seminário de Excelência Brasil-Suécia encerrou as atividades na tarde desta quarta-feira, 18, com uma cerimônia de balanço do evento. O encontro reuniu cerca de 200 pesquisadores suecos e brasileiros, agências de fomento e representantes do governo, juntamente com gestores das universidades para discutir temas relacionados com a investigação, a internacionalização e colaboração relevantes para a Suécia e o Brasil.

Prêmio Capes de Tese 2016 reconhecerá teses defendidas em 2015 e artigos científicos derivados

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta terça-feira, 17, o edital nº 8/2016, referente ao Prêmio Capes de Tese – Edição 2016, que premia as melhores teses de doutorado defendidas em 2015 e artigos científicos derivados selecionados em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação...

Universidade pública continua gratuita, garante o ministro.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) já tratou da não obrigação da gratuidade nessa modalidade de ensino específica, no Parecer CNE/CES nº 364/2002: I. “O ensino de graduação e pós-graduação stricto sensu ministrado pelas universidades públicas deve ser gratuito, em expresso cumprimento ao dispositivo constitucional. II. Os cursos de especialização e aperfeiçoamento, ou seja, de pós-graduação lato sensu, não se configuram como atividade de ensino regular e, por conseguinte, tem-se por correta a cobrança efetuada...

Número de inscritos supera 8 milhões na tarde do último dia

O número de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano atingiu o total de 8.222.491, até as 17h45 desta sexta-feira, 20, horas antes do encerramento do prazo de inscrição (23h59). O número se aproximou muito do total de inscritos do ano passado, que foi de 8.478.096 inscritos. Na próxima semana, o Ministério da Educação e Cultura apresentará os dados consolidados do exame.