APRESENTAÇÃO DO CURSO

  • Nível: Graduação
  • Duração: 4 anos
  • Forma de Ingresso: Processo Seletivo

Objetivo

  • Objetivo Geral: O Curso de Licenciatura em Letras Português na modalidade a distância visa formar o licenciado em Língua Portuguesa de acordo com o contexto e necessidades locais e com o objetivo de atuação teórico-prática sob a realidade regional. Tem, ainda, por objetivo formar profissionais para atuar no Ensino Médio na rede pública e privada, mantendo a tradição de ensino de qualidade na UNIFAP.
  • Objetivo específico: I. Formar profissionais que atuem com coerência nas áreas de Linguística, Literatura e Didática das línguas e das literaturas;
    II. apresentar as contribuições fundamentais sobre o ensino de língua e as concepções
    contemporâneas dos tipos de gramáticas;
    III. mediar a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos fundamentais da Linguística, Literatura e Didática/Pedagogia;
    IV. permitir ao aluno a utilização adequada das variedades da Língua Materna em situações de comunicação;
    V. proporcionar uma reflexão sobre o ensino da Língua Materna no processo de comunicação;
    VI. discutir práticas pedagógicas no ensino/aprendizagem da Língua Materna (língua e literatura de língua portuguesa, literatura amapaense);
    VII. proporcionar uma reflexão associada da literatura Brasileira do contexto histórico e social em que esses discursos foram e são produzidos;
    VIII. mediar o processo de aquisição e produção de conhecimento e sua relação com as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos;

Coordenador(a)

  • Fernanda Cristina da Encarmação dos Santos | e-mail: letrasportugues.ead@unifap.br

Processo Seletivo

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - PPC

MATRIZ CURRICULAR

Matriz Curricular: LETRAS/PORTUGUÊS – Macapá – A Distância – LICENCIATURA
Unidade de Vinculação: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – DEAD 
Município de funcionamento: Macapá – AP | Oiapoque – AP | Vitória – AP | Santana – AP

Introdução à Educação a Distância30
Produção de Textos Acadêmicos60
Introdução à Filosofia60
Introdução aos Estudos Linguísticos60
Sociologia da Educação60
Estudos Teóricos do Texto Literário60
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa 60
Latim I 45
Linguística Textual 60
Literatura Portuguesa I 60
Literatura Brasileira I 60
Morfologia da Língua Portuguesa 60
Prática Pedagógica I 75
Latim II45
Literatura Brasileira II60
Literatura Portuguesa II60
Psicologia da Educação60
Didática Geral60
Literatura e Interfaces60
Prática Pedagógica II75
Literatura Brasileira III60
Literatura Portuguesa III60
Estudos étnicos e culturais45
Tópicos em Análise de Discurso45
Linguística Aplicada ao Ensino de Português I60
Estágio Supervisionado I no Ensino Fundamental105
Prática Pedagógica III75
O estético e o Lúdico na Literatura Infanto
-Juvenil
45
Sintaxe da Língua Portuguesa45
Literatura amapaense45
Linguística Aplicada ao Ensino de Português II60
Estágio Supervisionado II no Ensino Fundamental105
Tópicos em Semiótica45
Prática Pedagógica IV75
Linguística Aplicada ao Ensino de Português III60
Viagens, Contatos e Rupturas em Literaturas de Língua Portuguesa45
 Semântica e Pragmática da Língua Portuguesa60
Teorias Gramaticais45
Tópicos de Pesquisa30
Estágio Supervisionado I no Ensino Médio105
Prática Pedagógica V75
TCC I30
Estágio Supervisionado II no Ensino Médio105
Introdução à Libras60
Psicolinguística60
Sociolinguística60
Introdução aos Estudos em Linguagens e Tecnologias digitais60
Prática Pedagógica VI75
TCC II30
 Política e Legislação Educacional Brasileira – POLEB60
Avaliação Educativa60
Optativa I30
Optativa II30
Optativa III30
Fundamentos da Educação para pessoas com necessidades especiais45

Atividades Complementares* 240h.
TOTAL GERAL: 3.450h.
 Observações:
*(configuradas em módulo livre. O acadêmico (a) poderá integralizar o componente no decorrer do curso ou no final, conforme agendamento da coordenação).

Obrigado pela visita!​