APRESENTAÇÃO DO CURSO
- Nível: Graduação
- Duração: 4 anos
- Forma de Ingresso: Processo Seletivo
Objetivo
- Objetivo Geral: O Curso de Licenciatura em Letras Português na modalidade a distância visa formar o licenciado em Língua Portuguesa de acordo com o contexto e necessidades locais e com o objetivo de atuação teórico-prática sob a realidade regional. Tem, ainda, por objetivo formar profissionais para atuar no Ensino Médio na rede pública e privada, mantendo a tradição de ensino de qualidade na UNIFAP.
- Objetivo específico: I. Formar profissionais que atuem com coerência nas áreas de Linguística, Literatura e Didática das línguas e das literaturas;
II. apresentar as contribuições fundamentais sobre o ensino de língua e as concepções
contemporâneas dos tipos de gramáticas;
III. mediar a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos fundamentais da Linguística, Literatura e Didática/Pedagogia;
IV. permitir ao aluno a utilização adequada das variedades da Língua Materna em situações de comunicação;
V. proporcionar uma reflexão sobre o ensino da Língua Materna no processo de comunicação;
VI. discutir práticas pedagógicas no ensino/aprendizagem da Língua Materna (língua e literatura de língua portuguesa, literatura amapaense);
VII. proporcionar uma reflexão associada da literatura Brasileira do contexto histórico e social em que esses discursos foram e são produzidos;
VIII. mediar o processo de aquisição e produção de conhecimento e sua relação com as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos;
Coordenador(a)
- Antonio Almir Gomes | e-mail: letrasportugues.ead@unifap.br
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - PPC
MATRIZ CURRICULAR
Matriz Curricular: LETRAS/PORTUGUÊS – Macapá – A Distância – LICENCIATURA
Unidade de Vinculação: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – DEAD
Município de funcionamento: Macapá – AP | Oiapoque – AP | Vitória – AP | Santana – AP
| Introdução à Educação a Distância | 30 |
| Produção de Textos Acadêmicos | 60 |
| Introdução à Filosofia | 60 |
| Introdução aos Estudos Linguísticos | 60 |
| Sociologia da Educação | 60 |
| Estudos Teóricos do Texto Literário | 60 |
| Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa | 60 |
| Latim I | 45 |
| Linguística Textual | 60 |
| Literatura Portuguesa I | 60 |
| Literatura Brasileira I | 60 |
| Morfologia da Língua Portuguesa | 60 |
| Prática Pedagógica I | 75 |
| Latim II | 45 |
| Literatura Brasileira II | 60 |
| Literatura Portuguesa II | 60 |
| Psicologia da Educação | 60 |
| Didática Geral | 60 |
| Literatura e Interfaces | 60 |
| Prática Pedagógica II | 75 |
| Literatura Brasileira III | 60 |
| Literatura Portuguesa III | 60 |
| Estudos étnicos e culturais | 45 |
| Tópicos em Análise de Discurso | 45 |
| Linguística Aplicada ao Ensino de Português I | 60 |
| Estágio Supervisionado I no Ensino Fundamental | 105 |
| Prática Pedagógica III | 75 |
| O estético e o Lúdico na Literatura Infanto -Juvenil | 45 |
| Sintaxe da Língua Portuguesa | 45 |
| Literatura amapaense | 45 |
| Linguística Aplicada ao Ensino de Português II | 60 |
| Estágio Supervisionado II no Ensino Fundamental | 105 |
| Tópicos em Semiótica | 45 |
| Prática Pedagógica IV | 75 |
| Linguística Aplicada ao Ensino de Português III | 60 |
| Viagens, Contatos e Rupturas em Literaturas de Língua Portuguesa | 45 |
| Semântica e Pragmática da Língua Portuguesa | 60 |
| Teorias Gramaticais | 45 |
| Tópicos de Pesquisa | 30 |
| Estágio Supervisionado I no Ensino Médio | 105 |
| Prática Pedagógica V | 75 |
| TCC I | 30 |
| Estágio Supervisionado II no Ensino Médio | 105 |
| Introdução à Libras | 60 |
| Psicolinguística | 60 |
| Sociolinguística | 60 |
| Introdução aos Estudos em Linguagens e Tecnologias digitais | 60 |
| Prática Pedagógica VI | 75 |
| TCC II | 30 |
| Política e Legislação Educacional Brasileira – POLEB | 60 |
| Avaliação Educativa | 60 |
| Optativa I | 30 |
| Optativa II | 30 |
| Optativa III | 30 |
| Fundamentos da Educação para pessoas com necessidades especiais | 45 |
Atividades Complementares* 240h.
TOTAL GERAL: 3.450h.
Observações:
*(configuradas em módulo livre. O acadêmico (a) poderá integralizar o componente no decorrer do curso ou no final, conforme agendamento da coordenação).
