Atividade Complementar (AC)

O que é AC?

São as ações e atividades desenvolvidas, paralelas a realização do curso com o objetivo de o aluno ter acesso a outras fontes de conhecimentos, ampliando a sua formação acadêmica e enriquecendo o processo de ensino-aprendizado. As ACs compõem o currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo necessárias o mínimo de 210 hs para o seu cumprimento.
 

Quais são as atividades válidas como atividades complementares?

As ACs do Curso de Arquitetura e Urbanismo são divididas em 7 grupos, na qual pelo regimento, o acadêmico deve desenvolver ACs em, pelo menos, três (3) dos sete (7) grupos.

Grupo 1 – Atividades de EnsinoRepresentadas na frequência, com aproveitamento às aulas, de disciplinas afins ao curso de origem do acadêmico, ofertadas por outras instituições públicas ou isoladas de ensino superior, devidamente credenciadas; bem como, no efetivo exercício de monitoria (inclusive monitoria voluntária); e, ainda, na realização de estágio extracurricular, como complementação da formação acadêmico-profissional.
Grupo 2 – Atividades de PesquisaConjunto de atividades desenvolvidas em uma das linhas de pesquisa existentes nos cursos de graduação ou de pós-graduação da UNIFAP. São consideradas atividades de pesquisa aquelas advindas de participação em Grupos de Iniciação Científica, a que se atribuirá a CH efetivamente cumprida; publicação de artigo científico, resumo, ensaio, livro, caderno temático ou similar; e outras atividades compatíveis.
Grupo 3 – Atividades de ExtensãoConjunto de atividades, eventuais ou permanentes, executadas de acordo com uma das linhas de ação do Departamento de Extensão da UNIFAP e contempladas no Plano Nacional de Extensão. São consideradas atividades de extensão a participação em Projetos de Extensão do Curso de Arquitetura e Urbanismo, ou de outro curso, desde que devidamente registrados na Pró-reitora de Extensão e de Ações Comunitárias (PROEAC).
Grupo 4 – Participação em eventos de natureza artística, científica ou culturalEstá representada pela presença do aluno em congressos, semanas acadêmicas, seminários, feiras, fóruns, oficinas, intercâmbio cultural, teleconferências, salão de artes, dentre outros.
Grupo 5 – Atividades e Produções DiversasSerá contemplada a criatividade do aluno, materializada por meio de portfólio, de projeto ou de plano técnico, de criação ou de exposição de arte, de vídeo, de filme, de protótipo, de material educativo, científico e cultural, de sítios na internet, de invento e de similares.
Grupo 6 – Ações ComunitáriasSão aquelas que ocorrem pela participação do aluno em atividades de alcance social.
Grupo 7 – Representação EstudantilReporta-se ao exercício de cargo de representação estudantil em órgãos colegiados.

 

Para a devida solicitação de validação de Atividade Complementar (AC) o discente deverá seguir o passo a passo: 

 

1º – O(A) acadêmico(a) deverá preencher a planilha de SOLICITAÇÃO DE CRÉDITOS EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES;  

2º – Anexar junto com a Planilha citada no 1º passo, todos os comprovantes (certificados, declarações e outros) que comprovem a realização das atividades;

 

3º – Enviar a solicitação de crédito de AC por meio de requerimento on-line;

 

4º – A coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo enviará o requerimento à Comissão de AC para que seja realizado a análise das ACs;

 

5º – Se o parecer for positivo a Coordenação do curso irá realizar o crédito da a ACs no histórico do discente. Se indeferido, a coordenação enviará um e-mail ao aluno(a) com a justificativa e ajustes a serem realizados.

Acompanhe nossas redes sociais:

Atendimento:

Contato:

Rolar para cima