ISSN 2595 – 8461 Publicação científica do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP

Apresentação

A Semana de Arquitetura e Urbanismo — SAU — da UNIFAP é um evento anual organizado como uma ação de extensão universitária, sob organização majoritária de estudantes do curso, além de incluir no mínimo a chefia de um docente efetivo como diretor da organização e principal intermediador. A primeira edição do evento ocorreu em 2009, sem muitos recursos e pequena participação da comunidade acadêmica em geral, estendendo-se por mais duas edições até a interrupção na periodicidade do evento em 2012. Contudo, em 2014, a turma AU2012 retomou as atividades de organização da SAU, executando a quarta edição do evento no mês de maio deste mesmo ano sob liderança do Prof. Dr. José Marcelo Martins Medeiros. Com o estímulo retomado, em 2015, a turma AU2013 herdou a tarefa de execução da atividade, portanto decidiu abordar a temática “Arquitetura e a vida com qualidade” sob liderança do Prof. Msc. Mário Barata Júnior. Aplicaram entre os dias 21 e 25 de junho, palestras e oficinas, que ocorreram no Centro de Convenções Azevedo Picanço e Campus UNIFAP Marco Zero.

A elaboração da primeira edição do periódico iniciou em 2017, como um marco para o evento “Semana de Arquitetura e Urbanismo”, pois propunha pela primeira vez a submissão de trabalhos acadêmicos para posterior publicação. A sexta edição o evento apresentou a fim de gerar a integração, discussão do conteúdo, e popularização de ciência e tecnologia, a temática “Habitar a cidade: você como transformador do urbano”. Foram explorados cinco eixos temáticos: Cidade para quem?; Intervenções urbanas participativas; Relevância cultural na Arquitetura; Intervenções urbanas singulares; e As transformações do espaço. O evento ocorreu no TRE (AP) e Campus UNIFAP Marco Zero, e contou com a participação de 14 convidados, entre palestrantes e oficiantes.

A sétima edição ocorreu entre 29 de outubro e 1 de novembro de 2018, abordou a temática “Mobilidade Urbana e Sustentabilidade: por onde tu andas?” e trabalhou na continuidade do periódico “Anais de Evento”, mediante a formatação da Comissão Científica e Editorial. Essa edição se desenvolveu de forma inovadora, através da cooperação com o Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, visando contribuir para as atividades do tripé das instituições federais brasileiras: ensino, pesquisa e extensão. A oitava edição, VIII SAU Cria-te, Cidade!, ocorreu entre 29 de outubro de 01 de novembro de 2019 na UNIFAP e objetivou apresentar e discutir o programa Cidade Criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que visa promover cooperação internacional entre cidades que investem em cultura e criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável. A temática desenvolveu três eixos temáticos direcionados para a cidade de Macapá-AP: Processos criativos na cidade; Percepção e memória da cidade; e sustentabilidade e práticas de autogestão. o evento disponibilizou três modalidades de participação acadêmica, que estavam entre artigo científico, trabalhos gráficos (maquete física, fotografia, vídeo, caderno de desenhos) e painel, todos relacionados aos eixos temáticos do evento. Durante os quatro dias de evento foram promovidas palestras, rodas de conversa, oficinas, convívio, intervenções urbanas, troca de experiências entre os participantes e a valorização da cultura local através do evento cultural que finalizou a semana.

Seções de publicação eletrônica – Online

Expediente

Seção de informações pertinentes a periodicidade, idioma, autor corporativo, corpo editorial, etc.

Normas editoriais

Seção de orientações pertinentes aos autores, apresentação de diretrizes e demais informações.

Edições anteriores Seção de publicação das edições completas. Edição atual Seção de publicação da edição atual completa.

Capas

v. 3 (2019): Anais da VIII Semana de Arquitetura e Urbanismo. Cria-te, Cidade!
Capa: Luan Colares; Fernanda Azevedo.
  v. 2 (2018): Anais da VII Semana de Arquitetura e Urbanismo. Mobilidade Urbana e Sustentabilidade: Por onde tu andas?
Capa Anais VII SAU_1.5 Capa: Victor Salgado; Lucas Ramos.
  v. 1 (2017): Anais da VI Semana de Arquitetura e Urbanismo. Habitar a cidade: Você como transformador urbano.

Foto: Jéssica Siqueira. Capa: Kevin Cordeiro.

Folha de rosto Anais VII SAU - Copia