0

Defesa doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte)

PINTO, Erveton Pinheiro. Filmes de quitosana/glicerol contendo nanocápsulas de óleo essencial de copaíba para aplicação como biomaterial. 2022. 159f. Tese (Doutorado em Biotecnologia, Rede BIONORTE) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022.

RESUMO
Filmes poliméricos biodegradáveis têm sido empregados como biomateriais para diversas finalidades, como por exemplo, no tratamento de lesões cutâneas. O óleo essencial de copaíba (OEC) é um componente promissor para esse tipo de aplicação devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Todavia, sua volatilidade e insolubilidade em água são fatores limitantes. O emprego de nanocápsulas (NC) contendo o óleo essencial pode ser uma alternativa para contornar esses inconvenientes. Assim, o objetivo desse trabalho foi o desenvolvimento e caracterização de filmes de quitosana/glicerol carregados com nanocápsulas de óleo essencial de copaíba (Copaifera officinalis). As NC contendo OEC apresentaram tamanho inferior a 300 nm, potencial zeta negativo e eficiência de encapsulação superior a 70%. A caracterização dos filmes obtidos por casting mostraram a possibilidade do monitoramento das características topográficas dos novos filmes através de imagens de Microscopia de Força Atômica (MFA), por meio de análise lacunar e avaliação da autocorrelação espacial das alturas na superfície. A incorporação de OEC nanoencapsulado aos filmes de quitosana produzidos melhorou significativamente suas propriedades físicas, mecânicas, morfológicas, topográficas e manteve a ação antibacteriana do óleo. Esses dados indicam que filmes de quitosana/glicerol contendo NC-OEC consiste em um biomaterial promissor para aplicação cutânea.

Palavras-chave: Filmes poliméricos biodegradáveis. Nanocápsulas. Biomaterial. Óleo essencial. Microscopia de Força Atômica.

Coordenação Estadual Rede Bionorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *