No dia 22 de abril de 2025, das 10h às 22h, no Macapá Shopping, três projetos de extensão do curso de Ciências Ambientais se uniram para realizar uma ação em alusão ao dia da Terra.
# O projeto Unifap Lixo Zero, que está atualmente em sua segunda edição, é um projeto de extensão do curso de Ciências Ambientais da UNIFAP que tem entre seus objetivos:
1. Contribuir para a implantação da coleta seletiva no estado do Amapá, tendo como ponto de partida a UNIFAP, campus Marco Zero;
2. Engajar os acadêmicos de Ciências Ambientais e outros cursos da UNIFAP em ações de extensão;
3. Influenciar discentes, docentes e técnicos da UNIFAP, a comunidade local, a sociedade civil e instituições públicas e privadas do estado do Amapá a adotarem comportamentos sustentáveis.
# O projeto Mi-Au Tucuju visa promover a conscientização sobre a guarda responsável de animais domésticos no Campus Marco Zero e áreas adjacentes. Por meio de campanhas educativas, oficinas e materiais informativos, o projeto busca disseminar conhecimento sobre as necessidades de bem-estar animal, os impactos do abandono e a importância da castração e da posse responsável.
# O projeto Ciências Ambientais na COP 30 tem como proposta fortalecer a participação da academia amazônica nos campos de decisões que debatem o clima do planeta. Com isso, este projeto prevê um direcionamento de ações para que os docentes e acadêmicos do Curso de Ciências Ambientais da UNIFAP atuem junto à sociedade sobre um planeta mais sustentável e estejam presentes nos eventos da COP 30, em Belém do Pará.
Os parceiros IEPA e SEMA/AP também estiveram presentes neste importante evento de Educação Ambiental.
O evento teve como objetivo promover a conscientização sobre a sustentabilidade do planeta Terra, com foco no contexto local e regional.
Foram realizadas as seguintes ações de educação ambiental:
• Dinâmicas com brindes referentes aos temas dos projetos e ao dia da Terra;
• Pintura e jogos para crianças;
• Doação de mudas;
• Exposição do Laboratório de Ictiologia do IEPA;
• Educashow Ambiental, projeto de responsabilidade do técnico Ambiental Lúdico Renato Brasiliense, da SEMA Amapá, com materiais de reaproveitamento ligado a resíduos sólidos de sustentabilidade.