0

Informe.

Prezadxs alunxs,

A coordenação do curso de Bacharelado em Ciências Ambientais informa que, após ajustes junto ao DERCA, já está disponível na plataforma SIGAA a matrícula em novos componentes curriculares ofertados no retorno do semestre letivo 2020.1. As matrículas deverão ocorrer de 30/03 a 06/04/2021. Informamos, ainda, que os alunos que já haviam se matriculado nas disciplinas ofertadas no ano de 2020 (período que antecedeu a pandemia) e reofertadas neste retorno, tiveram suas matrículas, automaticamente, mantidas, não havendo a necessidade de um novo processo de inscrição. A retomada do semestre letivo 2020.1 está programado para o dia 12/04 e término em 15/06/2021. Para acessar o quadro de horários e disciplinas ofertadas no semestre letivo 2020.1, acesse AQUI.

Coordenação do Curso de Bacharelado em Ciências Ambientais.

0

RETOMADA DO CALENDÁRIO ACADÊMICO SUPLEMENTAR 2020.3

Conforme a Reconfiguração do Calendário Acadêmico (CAS) 2020.3 proposta pela PROGRAD/ UNIFAP, por meio do Memorando Circular Nº 59/2020 , comunicamos a todos os discentes, técnicos e docentes o retorno das atividades de ensino referentes ao semestre 2020.3 do Curso de Bacharelado em Ciências Ambientais.

Informamos, também, que o Colegiado de Ciências Ambientais deliberou em reunião no dia 04 de dezembro de 2020, pela aprovação, por sua maioria, da OPÇÃO B de Calendário Acadêmico Suplementar, com início em 02/12/2020 e término em 16/02/2021, com férias discentes/docentes no período de 19/02 a 20/03/2021.

Desejamos um excelente retorno às aulas.

Coordenação do Curso de Bacharelado em Ciências Ambientais/UNIFAP

0

Atividade de campo no município de Oiapoque-AP

O Curso de Ciências Ambientais no período de 19 a 24 de agosto levou acadêmicos do 7º e 8º semestre à visita de campo no município de Oiapoque, que teve como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer importantes símbolos históricos amapaenses, entender as complexas relações transfronteiriças entre o Brasil e França e os problemas ambientais. Participaram do projeto 5 professores (Dra. Claudia Chelala, Dr. Marcelo Oliveira, Dra. Julieta Bramorski, Msc. Charles Chelala e Msc. Regina Célis) e 35 acadêmicos. Na visita aos municípios do Amapá, Calçoene e do Oiapoque os acadêmicos se depararam com grandes desafios para carreira ambiental. Na programação da semana visitaram no município do Amapá a Base Área, em Calçoene o sítio Arqueológico e no Oiapoque o Museu Kuahi, a área do lixão, a aldeia indígena do Manga, a empresa de produção de energia solar Voltaica, a ponte Binacional, tiveram palestra no campus da UNIFAP sobre os desafios da Fronteira com os Professores Eduardo Margarit e Otavio Landin.

O acadêmico Anaxy Breno diz que “viemos ricos de conhecimento“; e Juliana Nunes em agradecimento expressou que “essa viagem serviu para mostrar que a cidade do Oiapoque tem muitos valores e que tirou o medo do que escutava sobre o município, o campo lhe deu oportunidade de aprender mais”.

Para os Professores organizadores disseram que a academia deve estar mais presente na realidade dos municípios, essa iniciativa de campo nos três municípios foi transformadora onde os alunos conseguiram entender o desafio para o profissional de Ciências Ambientais e perceberam o quanto o nosso Estado precisa de profissionais para atuarem nos diversos fenômenos sociais, econômicos e ambientais.

0

Acadêmicos do curso de Ciências Ambientais organizam Empresa Júnior e promovem primeiro curso intitulado “Licenciamento Ambiental na prática”

Há um ano, os acadêmicos do curso de Bacharelado em Ciências Ambientais da UNIFAP vêm estruturando a Tripé Empresa Junior de Ciências Ambientais que tem como principal serviço, o Licenciamento Ambiental.
A Tripé EJ, que tem como natureza jurídica uma associação civil sem fins lucrativos,  se desenvolveu sob orientação da incubadora de empresas do IEPA, Prof. Doutorando Eldo Silva dos Santos e com apoio da coordenação de Ciências Ambientais e do Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Nos dias 29 e 30/01 (quinta e sexta-feira), a EJ promoverá seu primeiro curso “Licenciamento Ambiental na prática”, o qual será ministrado pelo Prof. Dr. Marco Antônio Chagas e que envolverá acadêmicos da UNIFAP, UEAP e também a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

Com a primeira turma, completa os acadêmicos, prometem organizar uma série de atividades durante o ano.

0

Proposta de Resolução “A Sustentabilidade e a Organização de Eventos na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP”

Como parte avaliativa da disciplina “Sistema de Gestão Ambiental”, o prof. Dr. Marco Antonio Chagas em conjunto com a Turma 2012 do curso de Ciências Ambientais elaboraram uma proposta de Resolução para a UNIFAP denominada “A Sustentabilidade e a Organização de Eventos na  Universidade Federal do Amapá – UNIFAP”.

Um trabalho muito interessante que vale a pena ser lido e adotado.

Para fazer o download desta proposta, clique aqui ===> A Sustentabilidade e a Organização de Eventos na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP