POSICIONAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO QUANTO AO PLANO PARA RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES DE ENSINO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

A Coordenação do Curso de Ciência da Computação (CCCC) vem por meio deste apresentar o posicionamento de seu colegiado quanto ao “PLANO PARA RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES DE ENSINO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP”.

No dia vinte e dois de junho de dois mil e vinte, às dezesseis horas, através do Google Meet, esta coordenação convocou uma reunião de colegiado para apresentar e discutir o referido plano de retomada das atividades e, fizeram-se presentes tanto professores quanto técnicos e alunos.

Assim, algumas questões foram expostas quanto a viabilidade do plano no contexto do curso. Vale ressaltar que, apesar do plano destacar que “o reestabelecimento das atividades pós-pandemia ainda é impreciso, pois não sabemos exatamente quando o surto irá terminar e por não existirem vacinas e remédios comprovados cientificamente para conter novas ondas de contaminação do Coronavírus.”, a forma como tem sido conduzido e algumas partes do próprio plano induz a uma retomada imediata, independente dos altos índices de contaminação, bem como, de uma possível vacina.

No contexto das medidas preventivas apresentada pelo plano, as exigências dos parâmetros gerais por si, apontam a grande dificuldade na sua execução. Considerando o primeiro item, o Grupo de Risco – por exemplo – a melhor solução vista pelo colegiado é o isolamento social. Além disso, as demais exigências requerem medidas que a Universidade há tempo não executa (basta olhar os diversos memorandos enviado por esta coordenação): manutenção e troca de equipamentos de refrigeração, bebedouro com defeito, falta excessiva de água (elemento básico para este momento), banheiros com vasos e mictórios inativos. Vale ressaltar que manter janelas abertas (caso este, não é possível em alguns espaços do bloco e em todas as salas de aula) e portas para manter uma maior ventilação natural, deve considerar o clima de nossa região – fato que já ocorreu em detrimento de problemas de refrigeração ocasionando cancelamento da aula. Considerando o que foi exposto, este colegiado questiona se a Universidade subsidiará os EPIs e insumos (álcool em gel, medidor de temperatura, sabão, hipoclorito de sódio, saco de lixo) por todo o período, além de solucionar as mazelas já existentes.

Outro ponto questionado foi a medida de manter 20 alunos por sala de aula. Haveria muitos casos de ter que subdividir uma turma por três para se chegar ao número máximo permitido. Além disso, não haveria espaço e horários para realizar tal divisão e, mesmo que organizássemos em turnos diferentes, muitos acadêmicos não poderiam frequentar devido sua jornada de trabalho. Importante destacar que na prática, o docente estaria com três disciplinas podendo lançar em seu PAID apenas uma. Observe que o professor terá que dar a mesma aula por três vezes para a mesma turma e, com multimétodos avaliativos, isto sobrecarregará o docente, principalmente considerando que um professor administra mais de uma disciplina e realiza outras atividades como extensão, pesquisa – agravando ainda mais o quadro.

Quanto as fases de retorno as aulas, o questionamento se dar na falta da informação do tempo médio previsto que levará para ocorrer entre elas. Além disso, o retorno dos acadêmicos que pertencem ao grupo de risco, sua retomada acontecerá na última fase, mas o plano não especifica os casos excepcionais, quando tal acadêmico pertence a turmas dos últimos anos.

Importante destacar também, que 5 (cinco) dos professores do colegiado são considerados do grupo de risco – informação contida na resposta ao MEMORANDO CIRCULAR Nº 93/2020 – PROGEP. Com isto, este colegiado informa que o plano necessita apresentar medidas especificas em caso de contaminação dos servidores e acadêmicos no âmbito das atividades universitária e, mostrar a responsabilidade da Universidade diante de tal medidas.

Após todos se manifestarem, este colegiado decidiu que não há condição de haver retomada de atividade presencial, mesmo que gradual, por considerar o ambiente universitário propício a contaminação em massa, pois os níveis de casos da doença ainda são altos e, tal retomada porá em risco a vida de seus servidores e acadêmicos. Neste sentido, esta coordenação tem buscado discutir o assunto de retomada das aulas em conjunto com a comunidade acadêmica. Assim, houve a proposta de realizar a retomada das atividades utilizando plataformas online – o que ainda estamos discutindo a viabilidade e suas implicações pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, estamos aplicando um questionário para os nossos alunos com o intuito de identificar a viabilidade deste método. A partir deste levantamento, faremos as devidas discussões e apresentaremos uma proposta de plano de retomada as atividades – caso esta opção seja viável – uma vez que atenderá nossas reais necessidades.

Para realizar o download do PDF contendo o texto de posicionamento, clique aqui.