Projeto de pesquisa: Smart Campus UNIFAP

Código: PVC1104-2020

Resumo: Cidades Inteligentes (Smart Cities) podem ser definidas como aquelas onde se implementam soluções para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Para isso, proporciona-se o estabelecimento de sistemas integrados de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como mecanismo para compartilhamento de informações e fornecimento de serviços. Nesse sentido, um Campus Inteligente (Smart Campus) é um espaço onde o uso de TICs auxilia na qualidade e no desempenho dos serviços em um Campus Universitário, podendo reduzir custos e auxiliar no consumo de recursos. O projeto Smart Campus UNIFAP visa, portanto, promover o desenvolvimento de diferentes soluções tecnológicas que facilitem o cotidiano da comunidade, tanto acadêmica como externa. Considerando as seis dimensões propostas por Giffinger et. al. (2007) para medir inteligência nas cidades (Economia Inteligente, População Inteligente, Governança Inteligente, Mobilidade Inteligente e Meio Ambiente Inteligente) este projeto de pesquisa busca entender quais as dificuldades e desafios para implementar soluções de Cidade Inteligentes no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (Unifap) para, assim, propor soluções considerando todas suas limitações e especificidades. Estas soluções poderão proporcionar melhorias em termos de uso e entendimento do espaço público, considerando a utilização de tecnologias ligadas ao que se entende por Internet das Coisas (IoT).

Palavras-chave: Internet das Coisas, Cidades Inteligentes, Campus Inteligente.

Ano de início: 2020.

Professora responsável: Patrícia Araújo de Oliveira.

Contato: araoli@unifap.br

Grupo de pesquisa vinculado: Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação Tecnológica (LATEC).

Unidade: Coordenação do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Centro: Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.