Corregedoria da Unifap participa do 1º Ciclo de Palestras do Sistema de Órgãos de Gestão de Integridade no Campus de Oiapoque

A Corregedoria da Universidade Federal do Amapá (Unifap) participou do 1º Ciclo de Palestras promovido pelos Órgãos de Gestão de Integridade no Campus Binacional de Oiapoque/AP, na última 3ª feira, 12 de dezembro de 2023. Os demais setores participantes foram: Ouvidoria Geral (OUV), Comissão de Ética (CET), Auditoria Interna (AUDINT) e Unidade de Controle Interno (UCI).

Oiapoque foi escolhido para sediar esta primeira rodada de palestras por ter o Campus mais distante da Sede Universitária. De acordo com os componentes do Grupo de setores responsáveis pela política de gestão de integridade, a Unifap precisa se fazer mais presente em todas as suas unidades, para massificar temas referentes às questões de combate aos assédios moral e sexual, corrupção, improbidade administrativa, conflitos de interesses etc., que, de forma recorrente, se manifestam em suas diversas unidades.

Compôs a Caravana que saiu do Campus Central Marco Zero para o evento no Campus de Oiapoque, os responsáveis dos seguintes departamentos da Unifap: 01. Isan Costa Oliveira Júnior, pró-reitor de gestão de pessoas (Progep), representando o reitor e liderando a Comitiva; 02. Adélia Gomes Teixeira Bahia, Ouvidora-Geral; 03. Thaíse Lamara Almeida Carvalho, Auditora-Chefe; 04. Rosyane Nunes da Costa, representante da Unidade de Controle Interno; 05. Jorielson Brito Nascimento, presidente da Comissão de Ética; e 06. Besaliel Rodrigues, Corregedor da Universidade.

A chegar ao Campus de Oiapoque, o Grupo de Servidores do Campus da Capital foi recepcionado pelo diretor geral local Otávio Landim e sua equipe de gabinete.

A programação foi subdividida em duas partes. Pela manhã aconteceram as palestras e à tarde os atendimentos em geral.

O Ciclo de Palestras iniciou às 8h45min., com a fala do Diretor Geral do Campus Otávio Landim, que deu as palavras de boas vindas a todos, destacou a relevância institucional do evento e apresentou os representantes de cada Órgão de Gestão de Integridade que iria ministrar naquela oportunidade.

O primeiro a falar foi Isan Costa Oliveira Júnior, titular da Progep. Abordou o tema “Sistema de governança, integridade, transparência, riscos e controle internos.”.

Segundo, Adélia Gomes Teixeira Bahia, titular da Ouvidoria Universitária, que palestrou sobre “Ouvidoria, canal de comunicação e acesso à informação.”.

Terceiro, Thaíse Lamara Almeida Carvalho, Auditora-Chefe da Unifap, ministrou sobre “Auditoria: processos e procedimentos.”.

Quarto, Rosyane Nunes da Costa, representante do Controle Interno da Universidade, falou sobre o tema “Indícios de irregularidades: prevenção e controle como mecanismo de promoção da cultura de integridade.”.

Quinto, Besaliel Rodrigues, Corregedor Titular, conferenciou sobre o tema “Corregedoria: Aspectos legais e formais.”.

Sexto, Jorielson Brito Nascimento, presidente da Comissão de Ética, versou sobre “Assédio moral e sexual: características e distinções.”.

O turno da tarde foi dedicado aos atendimentos e orientações práticas à comunidade universitária do Campus. As atividades se estenderam pelo turno da noite, possibilitando aos servidores e comunidade acadêmica tirar dúvidas e fazer as reclamações que sentissem pertinentes.

Por fim, de acordo com os integrantes do Comitê de Órgãos de Gestão de Integridade da Unifap, a repercussão da realização do evento foi altamente positiva, pois colocou a administração superior universitária mais próxima dos anseios e das necessidades de todos aqueles que direta e indiretamente fazem parte da Universidade.