Cinco acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) ficaram nas primeiras colocações da 2ª edição da Olimpíada Acadêmica de Física da Unifap, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2017. A premiação ocorreu na última sexta-feira, 26, no auditório do Dcet.
O estudante do curso de Física da Unifap, Iranildo Fontenele do Amaral, ficou em primeiro lugar, com 20 resoluções corretas das 30 que constavam na prova; O segundo lugar foi ocupado pela caloura do curso de Física da Universidade, Thalia Nascimento; e, em terceiro lugar, empatados, ficaram Guilherme Serravalle Barros (Física/Unifap), Gustavo Almeida da Silva (Engenharia Civil/Unifap) e Valéria Castelo Branco de Souza (Física/Unifap).
Em seu discurso, a reitora da Unifap, Eliane Superti, agradeceu o convite para compor a mesa de cerimônia da premiação. Para o coordenador da olimpíada, Marcelo Siqueira, as ações como a olimpíada reforçam o tripé universitário ensino – pesquisa – extensão.
A cerimônia de premiação contou ainda com a participação do diretor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), Robert Zamora e o coordenador do curso de Física, Leandro Souza. O diretor do Dcet ressaltou a importância da realização desse tipo de atividade no departamento, e se mostrou muito satisfeito com a participação e o desempenho dos acadêmicos. Além de acadêmicos da Unifap, também participaram da competição estudantes da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Instituto Federal (Ifap) e faculdades particulares.
Fonte: Assessoria Especial da Reitoria/Unifap