Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
O Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC) constitui a ferramenta informatizada, integrante da plataforma do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG, disponibilizada pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (ME) para elaboração do Plano Anual de Contratações (PAC) pelas Unidades de Administração de Serviços Gerais (UASG). A UNIFAP, incluindo todos os seus campi, é uma UASG, por exemplo. Cada UASG deverá elaborar anualmente o respectivo PAC, contendo todos os itens que pretende contratar no exercício subsequente (Instrução Normativa nº 1, de 10 de janeiro de 2019/SEGES/ME). A elaboração do Plano Anual de Contratações é obrigatória, sob pena de inviabilizar a aquisição no período de execução do Plano.
Orientações para acesso ao Sistema PGC
Visite o link abaixo para ler sobre os procedimentos de acesso ao sistema:
https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/orientacoes-para-acesso-ao-sistema-pgc
Informamos que a unidade responsável pela liberação de acesso ao sistema PGC é o Departamento Financeiro – DEFIN.
MANUAL PARA CADASTRO DE ITENS NO PGC
Com o objetivo de orientar todas as unidades institucionais acerca do cadastramento de itens no sistema PGC, o DEPAG desenvolveu o manual abaixo com um passo a passo para utilização do sistema.
Manual PGC 2021.pdf
MANUAL OFICIAL
Também existe o Manual Oficial, elaborado pelo Departamento de Normas e Sistemas de Logística da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (antigo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão), disponível em:
https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/arquivos-doc-e-pdf/manualpgc.pdf