Direção do DFCH participa de reunião de planejamento sobre a preparação da Jornada de Inserção das Atividades de Extensão na Matriz Curricular dos Cursos da Unifap.

No 16 de agosto de 2024, os Diretores do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH, Prof. Dr. Sabino e Alan Bena, participaram da reunião que discutiu sobre a preparação de vários eventos na UNIFAP que tratará da inserção das Atividades de Extensão na Matriz Curricular do Cursos da UNIFAP. Os eventos serão realizados pela PROEC, juntamente com os demais Departamentos Acadêmicos visando trazer mais informações, oficinas e casos de sucessos na Curricularização da Extensão.

A curricularização da extensão nos cursos de graduação busca integrar as atividades extensionistas ao currículo acadêmico, promovendo uma formação mais completa e conectada com as demandas da sociedade. Esse processo envolve a inserção de práticas extensionistas, como projetos comunitários, ações sociais, e outras atividades práticas, nas disciplinas dos cursos, de modo que os estudantes possam aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em situações reais, contribuindo diretamente para o desenvolvimento social e comunitário.

A ideia central da curricularização da extensão é transformar a extensão em uma parte essencial do processo educativo, não mais como uma atividade opcional, mas como um componente obrigatório do currículo. Essa integração visa ampliar a vivência dos estudantes, preparando-os melhor para enfrentar os desafios do mundo do trabalho e da cidadania, ao mesmo tempo em que fortalece o compromisso das universidades com a sociedade.

Além disso, a curricularização da extensão atende a diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece que 10% da carga horária dos cursos de graduação deve ser dedicada a atividades de extensão. Essa meta não apenas incentiva a aproximação entre a academia e a comunidade, mas também promove a interdisciplinaridade, uma vez que muitos projetos de extensão envolvem a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento.

Por fim, a curricularização da extensão desafia as instituições de ensino superior a repensarem seus currículos, buscando maneiras inovadoras de integrar teoria e prática, e a fortalecerem o papel da extensão como um meio de transformar realidades sociais e fomentar a cidadania ativa dos estudantes.