0

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SNCT 2018

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2018

 snct

O EVENTO

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida pelo Decreto de 9 de junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O período oficial da 15ª SNCT vai de 15 a 21 de outubro de 2018.

Na Universidade do Estado do Amapá, a SNCT ocorrerá nos dias 16 a 19 de outubro de 2018. A programação inclui: palestras, mesas-redondas, seminários, oficinas e minicursos. Os eventos serão ministrados por docentes e acadêmicos da UEAP e UNIFAP.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Além da programação geral da SNCT 2018, o evento terá em conjunto o VII CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEAP, UNIFAP E IEPA e a II MOSTRA CIENTÍFICA, CULTURAL E ARTÍSTICA DO PARFOR.

 

INSCRIÇÕES

 

O período de inscrições será de 01/10 a 10/10/2018, por meio do site http://snct.ueap.edu.br.

 

CONTATO

Email: propesp@ueap.edu.br

0

UNIFAP APROVA A TOTALIDADE DAS PROPOSTAS DE PROCAD AMAZONIA E PVNS AMAZONIA, SUBMETIDAS À CAPES

Entre os dias 20 e 21 de setembro, a CAPES divulgou as propostas de PROCAD e PVNS submetidas pelas IES da Região Norte. Em meados do primeiro semestre de 2018 foram publicados editais, pela CAPES, cuja origem tem vinculação com um Grupo de Trabalho composto por Reitores do Norte e representantes do Órgão de fomento, para fortalecimento e consolidação da Pós-graduação na Região Norte, a fim de reduzir as assimetrias regionais.

Os editais publicados foram o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD AMAZONIA e Programa de Professor Visitante Nacional Sênior – PVNS. A Universidade Federal do Amapá participou com cinco propostas como proponente, por meio dos Programas de Pós-graduação em Educação, Ciências Ambientais, Ciências Farmacêuticas, Desenvolvimento Regional e Ciências da Saúde, e aprovou todas as cooperações interinstitucionais.

No âmbito do PVNS o edital autorizava a participação das Instituições com até quatro bolsas de Professor Visitante e a UNIFAP também aprovou todas as propostas enviadas. Os Bolsistas contemplados foram na área da Saúde, Educação, Planejamento Urbano e Meio Ambiente. De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa Helena Simões, “este resultado finaliza um período de gestão da pró-reitoria que contou com a participação ativa dos professores da pós-graduação stricto sensu da UNIFAP. Espera-se que a curto e longo prazos tanto o PROCAD quanto o PVNS possam alavancar o conceito dos cursos de mestrado da nossa Universidade para abertura dos doutorados”.

0

Prodoutoral na UNIFAP

O Prodoutoral se caracteriza por favorecer docentes afastados para qualificação doutoral e apoia a mobilidade dos bolsistas das IFES de origem para as IES de destino durante o tempo de duração da capacitação. Cada docente recebe da CAPES o subsídio da bolsa e auxilio-moradia.

O Programa é realizado de forma compartilhada entre a Capes e as instituições participantes por meio do planejamento, cujas bases são descritas no Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes (Planfor), instrumento comum a todas as IFES de origem participantes e por meio de editais publicados pelas IES. A UNIFAP foi contemplada com 10 bolsas Prodoutoral em 2014 e já atendeu 20 professores nos últimos 3 anos, conforme tabela em anexo.

BOLSA ATIVAS PRODOUTORAL

BOLSA ENCERRADAS PRODOUTORAL

 

0

PROPESPG e PROCRI realizam Encontro de Orientação para Prestação de Contas dos editais de auxílio pesquisador e mobilidade

WhatsApp Image 2018-02-26 at 11.25.08

No dia 29 de janeiro de 2018 a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais reuniram-se com docentes pesquisadores da UNIFAP, juntamente  com o Departamento Financeiro e a Auditoria Interna para a apresentação da Resolução 007/2017 Auxílio Pesquisador.

Nesta oportunidade os docentes puderam realizar questionamentos e sanar dúvidas para aperfeiçoar o processo de prestação de contas.

Essa iniciativa faz parte das estratégias de Gestão de Riscos das Pró-Reitorias cuja a finalidade é minimizar/extinguir pendencias nas prestações de contas.

  WhatsApp Image 2018-02-26 at 11.25.09 (1)

WhatsApp Image 2018-02-26 at 11.25.09

0

PROPESPG apoiou pesquisadores da UNIFAP em publicação de artigos científicos

No ano de 2016, a PROPESPG publicou o edital 024 , Programa Institucional de Apoio a Publicação – PROPUBLIC, que apoia em forma de ressarcimento, professores que publicaram artigos qualificados em revistas nacional e internacionalmente reconhecidas. O valor destinado ao apoio foi de 30 mil reais, e o edital possuía inscrição com fluxo continuo. O edital apoiou ao longe de 2016, 2017 e 2018 nove docentes, conforme a planilha em anexo.

Na lista abaixo seguem os docentes pesquisadores e os valores repassados originários do PROPUBLIC. 

ATUALIZAÇÃO: RESULTADO PROPUBLIC

0

REUNIÃO UNIFAP/UFPA AVANÇA PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES

IMG-20171219-WA0021

          A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP, participou no último dia 14 de dezembro, na Universidade Federal do Pará – UFPA, de reunião com Vice-Reitor, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Diretora de Pós-Graduação, juntamente com coordenadores de vários Programas de Pós-Graduação,  para tratar de reserva de vagas em doutorados daquela Instituição de Ensino. As tratativas avançaram de forma favorável e a UFPA aceitou participar deste grande projeto de qualificação dos docentes da UNIFAP.

IMG-20171219-WA0019