DEPARTAMENTO DE PESQUISA – PERGUNTAS FREQUENTES

CARTA DE SERVIÇOS DEPARTAMENTO DE PESQUISA – DPq

O Departamento de Pesquisa fica localizado no Prédio CIPP (ARANHA)

Ao Departamento de Pesquisa compete:

– Executar a política de pesquisa;

– Acompanhar e divulgar os resultados da pesquisa;

– Assessorar os pesquisadores na elaboração de projetos e na procura de fontes de financiamento ;

– Propor implementação de linhas de pesquisa e de iniciação cientifica.

– Gerenciar o programa de iniciação científica

Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC, PROBIC-Af, PIBIC, PIBIC-Af)

Como acessar:

Por meio de edital publicado anualmente, destinado aos professores de todos os campi da UNIFAP.

Alunos de graduação.

Etapas da realização do serviço:

Após a seleção e classificação do professor por meio do edital, o orientador selecionará um aluno, por Programa de IC, para atuar como bolsista. O bolsista selecionado deverá fazer a manifestação de interesse no Plano de Trabalho do orientador, ser indicado no SIGAA e assinar o Termo de Compromisso.

1. Declaração de iniciação Científica

E-mail ou presencialmente.

Público alvo:

Professores/orientadores e alunos/bolsistas de graduação.

Etapas da realização do serviço:

Os interessados devem entrar em contato, enviando solicitação ao endereço de e-mail do Departamento de Pesquisa.

1. Cancelamento da bolsa de Iniciação Científica.

Como acessar:

E-mail ou formulário na Web.

Público alvo:

Orientadores de Iniciação Científica.

Etapas da realização do serviço:

Enviar solicitação de cancelamento. As bolsas do PROBIC são canceladas assim que a solicitação é recebida pelo Departamento, caso das bolsas do PIBIC, a Direção do Departamento realiza o cancelamento na plataforma Carlos Chagas e posteriormente no SIGAA.

1. Substituição de bolsistas de Iniciação Científica.

Como acessar:

E-mail ou formulário na Web.

Orientadores de Iniciação Científica

Etapas da realização do serviço:

Enviar solicitação de substituição. Os bolsistas do PROBIC são finalizados no SIGAA assim que a solicitação é recebida pelo Departamento, o bolsista substituto deve manifestar interesse no plano de trabalho, ser indicado no SIGAA pelo orientador e assinar o Termo de Compromisso. No caso das bolsas do PIBIC, a Direção do Departamento realiza a substituição na plataforma Carlos Chagas antes de finalizar o bolsista no SIGAA.

1. Programa Voluntario de Iniciação Científica

O Programa Voluntário de Iniciação Científica é destinados aos discentes em nível de graduação e seu acesso se dá por meio de edital de fluxo contínuo, lançado mensalmente no SIGAA, disponível para os docentes solicitarem cota por meio do cadstrado do plano de trabalho, o aluno interessado no plano deve fazer a manifestação de interesso no próprio sistema e no início do mês subsequente deverá ser indicado pelo professor-orientador.

Registro de Pesquisas

O que é?

Serviço oferecido pela Universidade Federal do  Amapá. Permite cadastro dos projetos de pesquisas realizados por pesquisadores da instituição.

Quem pode utilizar este serviço?

O projeto de pesquisa deve ser coordenado por servidor (docente ou técnico administrativo) efetivo da UNIFAP, bolsista de pós-doutorado das agências nacionais de fomento à pesquisa ou professor visitante com vínculos formais com a Instituição.

Etapas para a realização deste serviço:

1) Ler a Resolução de Pesquisa (RESOLUÇÃO Nº 026/2016 – CONSU).

2) Acessar SIGAA –> Portal do Docente –> Pesquisa –> Submeter Proposta de Projeto Interno.

3) Preencher os dados do projeto.

4) Anexar ao projeto documentos comprobatórios exigidos na resolução de pesquisa, quando necessário (parecer de comitê de ética, comprovantes de financiamento). Não é necessário anexar ata de aprovação de colegiado, visto que a avaliação será realizada no próprio sistema.

5) Enviar o projeto (submissão).

Canais de prestação:

SIGAA

Registro de Grupos de Pesquisa

O que é?

Serviço oferecido pela Universidade Federal do  Amapá. Permite cadastro dos grupos de  pesquisa liderados por pesquisadores da instituição.

Quem pode utilizar este serviço?

O grupo de pesquisa deve ser liderado por servidor docente efetivo da UNIFAP.

Etapas para a realização deste serviço:

1) Acessar Portal Docente → Pesquisa → Grupo de Pesquisa/Projetos de apoio -> Propostas de criação de Grupos de Pesquisa -> cadastrar.

2) Realizar o cadastro dos dados do grupo.

3) O sistema encaminhará a proposta ao Coordenador do Curso de vinculação do líder do GP, para emitir parecer, o status do grupo constará no sistema como AGUARDANDO APROVAÇÃO DO DEPARTAMENTO.

4) O coordenador do curso realizará a avaliação e aprovação do GP no sistema, no caminho SIGAA → Módulos → Pesquisa → Cadastros → Grupos de Pesquisa → Autorizar Grupo de Pesquisa.

5) O status do grupo será alterado para AGUARDANDO APROVAÇÃO DO CENTRO, indicando que foi avaliado e passará à análise do Departamento de Pesquisa.

6) Aguardar e-mail do departamento de pesquisa (dpq@unifap.br), com orientações para inclusão do GP no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Após confirmação do cadastro do grupo no CNPq, o Departamento de Pesquisa realizará a certificação tanto no DGP quanto no SIGAA.

Canais de prestação:

SIGAA