Tutorial sigaa
Página destinada para quem deseja acessar pela primeira vez o SIGAA.
Autocadastro SIGAA: etapas e cuidados necessários para ter acesso
Para fazer a matrícula no semestre será preciso ter acesso ao sistema. Se você ainda não fez o autocadastro, fique atento nas instruções a seguir.
Para que serve o autocadastro?
O autocadastro serve para que o aluno ou ex-aluno obtenha o login de acesso ao Sistema Integrado de Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
Para que serve o SIGAA?
– O SIGAA será o espaço para gerenciamento de disciplinas e de todas as informações relativas à vida acadêmica do aluno.
– O SIGAA agrupará todas as informações de ensino, pesquisa e extensão (participações em monitorias, projetos de extensão e bolsas de iniciação científica).
– Com o SIGAA muitas informações, declarações e atestados, relativos ao acompanhamento acadêmico poderão ser obtidos através da internet, e o deslocamento até à Universidade não será mais necessário.
Com o SIGAA os processos internos da UNIFAP terão mais transparência, diminuição no uso de papeis, além de integração dos sistemas e informações.
– Com o SIGAA você poderá avaliar as aulas individualmente, e ao final do período letivo realizar a avaliação da disciplina de uma forma mais efetiva. Tais informações serão vitais para o combate da retenção e da evasão escolar.
– O SIGAA permitirá a criação de “turmas virtuais” onde docente e discentes terão uma comunicação mais fluida, clara e abrangente. Dados dos planos de aula, cronograma letivo, material de apoio, lançamento de frequências e notas poderão ser facilmente acessados.
Passo a passo: obtendo login do SIGAA
Etapa 1: Acessar o site. https://sigaa.unifap.br/sigaa/public/home.jsf
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Etapa 2: Acessar a área de Autocadastro no SIGAA.
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Etapa 3: Preencher com as informações pessoais e criar o login.
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Atenção!
O Login (usuário) deve ser escrito em letras minúsculas, sem espaços entre nomes. Por exemplo: Login: JoseSilva (tudo junto)
Busque criar um login de fácil memorização, no entanto, inclua mais complexidade na confecção de seu usuário.
Por exemplo, se tentar criar um login: santos , outro usuário provavelmente, já terá criado antes de você e o sistema te informará esse erro, o ideal seria o login: Lcsantos ou Lucassantosrural.
A Senha deve possuir obrigatoriamente:
– No mínimo 6 e no máximo 10 dígitos;
– Sugerimos a utilização de ao menos um número: “01234…9”;
– Ao menos um caractere “A”a “Z”, maiúsculo ou minúsculo;
Ao menos um caractere especial (!,@,#,$,?,.,etc) com exceção do apóstrofo( ‘). Exemplo de senha válida: Lc@010372
Tendo esquecido seus dados de login ou senha você poderá recuperá-los nos links:
As informações necessárias para a recuperação do login/senha serão enviadas para o e-mail cadastrado no banco de dados do SIGAA, informado pelo usuário no momento de seu cadastro.
Mensagens de erro de execução, e dificuldades na realização do cadastro no SIGAA não são comuns, mas quando presentes estão ligadas a ausência de informações obrigatórias no cadastro, na maioria das vezes por já estarem faltando no módulo acadêmico antes da migração para o novo sistema.
Os dados obrigatórios que faltam, na maioria dos casos, são os relativos ao RG e aos dados da conclusão do Ensino Médio. Você não conseguirá realizar o auto cadastro no SIGAA se tais informações não forem abastecidas no banco de dados. Para o lançamento dessas informações, envie cópia escaneada ou até mesmo foto com boa resolução, de seu RG e de seu atestado de conclusão do ensino médio (devendo estar legível o nome da Instituição e o ano de conclusão).
Observação importante: As cópias dos documentos encaminhados por e-mail para regularização do cadastro no SIGAA, não exime o estudante da responsabilidade de apresentar o documento original na Divisão de Registros Acadêmicos – DERCA/UNIFAP.