coordenação
Quem é a coordenadora, e qual a sua área de atuação ? Confira mais abaixo e conheça um pouco mais sobre a coordenação.

Sobre a Coordenadora
Sueli Andrade dos Santos
A professora Sueli Andrade dos Santos, possui Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia, EDUCANORTE, pela Universidade Federal do Pará-UFPA. É Mestre em Planejamento e Políticas Públicas em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, tem especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior, licenciatura em Letras Português-Inglês, pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP, é Bacharel em Secretariado Executivo, também pela UNIFAP. É Professora efetiva-Adjunta do colegiado de Tecnologia em Secretariado, atuando nas disciplinas da área secretarial, assim como nas disciplinas da área de língua portuguesa, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio supervisionado. E é a atual coordenadora do curso de Tecnologia em Secretariado da UNIFAP. Faz parte do conselho Departamental de Filosofia e Ciências Humanas-DFCH. Estar Coordenadora do Projeto de Extensão Jovem Visionário, que ofertas cursos na área de empreendedorismo do PROFID-UNIFAP, também coordena o Projeto de Extensão de sua autoria: Cerimonial, Eventos e Comunicação.

Sobre a Vice Coordenadora
Stephany Dantas de Freitas Furtado
A Professora Stephany Furtado é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, 2025). Possui graduação em Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Literaturas, pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP, 2018). É também especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (IESAP, 2018) e em A Moderna Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2019). Atua na área de Educação e Letras, com ênfase em Metodologias de Ensino e Aprendizagem e no ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. Desenvolve pesquisas voltadas à formação docente, práticas pedagógicas inovadoras e ao ensino de inglês em contextos interculturais.

Sobre o Secretário Executivo
Alan Bena Aguiar Júnior
Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá (2009) e Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2019). Foi Secretário Executivo e Chefe de Gabinete da Reitoria da UNIFAP (2011-2018). Foi Coordenador do Curso de Tecnologia em Secretariado (2019-2022) e atualmente é Secretário Executivo no Curso de Tecnologia em Secretariado da Universidade Federal do Amapá e exerce também a função de Vice-Diretor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas DFCH/UNIFAP. Atua nos projetos de extensão do PROFID como Jovem Bilíngue e Canta UNIFAP. Desenvolve pesquisas acadêmicas na área de Planejamento Urbano e Regional e políticas públicas, com ênfase em ações governamentais e Gestão Educacional no ensino superior.
Sobre a Coordenação
A Coordenação de Curso é o órgão executivo de seu Colegiado, tendo composição e atribuições estabelecidas no Regimento Geral e em resoluções dos Colegiados Superiores, podendo ser investido do cargo qualquer um dos docentes. Há um Coordenador e um Vice-Coordenador, escolhidos por meio de eleição entre seus pares, representantes discentes e técnicos, os quais têm direito a voto, com mandato de 02 (dois) anos, permitida uma única recondução consecutiva. O Coordenador e o Vice-Coordenador exercem as funções de Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, do Colegiado do Curso. Compete, ainda, ao coordenador, representar o curso frente aos diversos setores da UNIFAP, participar das reuniões do Colegiado e atender aos docentes e discentes. Além disso, resolver questões administrativo-pedagógicas.
Colegiado do Curso
O Colegiado é uma instância autônoma e deliberativa sobre políticas, estratégias de rotina, acadêmicas, didático-científicas e pedagógicas. É integrado pelos docentes em efetivo exercício, representações técnico-administrativas e discentes, conforme a normatização da UNIFAP. As reuniões ordinárias têm periodicidade mensal, podendo haver reuniões extraordinárias para deliberação de questões em caráter de urgência. Estas reuniões são presididas pelo Coordenador do Curso, o qual tem direito a voto, assim como os demais docentes, o técnico-administrativo e os representantes das turmas vigentes. As deliberações oriundas dessas reuniões são registradas em Ata, sendo esta considerada o documento oficial do Colegiado.
Atendimento
Técnico(a) Administrativo(a): Alan Bena Aguiar Júnior
Horário de funcionamento: 08:00 h às 13:00 h / 15:00 h às 19:00 h
E-MAIL: secretariado@unifap.br
Endereço: Universidade Federal do Amapá – Campus Universitário Marco Zero do Equador: Rod. Josmar Chaves Pinto, km 02, Bloco dos Professores, Sala de Secretariado, 2º piso – Jardim Marco Zero – CEP 68.903-419 – Macapá – AP – Brasil
Plano de Atuação 2025-2026
Objetivos:

- Garantir a continuidade do planejamento acadêmico e a qualidade do ensino;
- Acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e a execução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC);
- Estabelecer e fortalecer as parcerias com o mercado de trabalho;
- Promover eventos de integração e inovação na área de secretariado.
Atividades Planejadas para 2025 a 2026.
Atividade | Descrição | Responsável | Periodicidade |
1. Reunião Inicial de Planejamento | Reunião para definir as metas e prioridades para o ano letivo, revisando as atividades acadêmicas e administrativas do curso. | Coordenação | Janeiro (2025 e 2026) |
2. Reuniões Ordinárias do Colegiado | Discussão das pautas como andamento do curso, desempenho dos estudantes, avaliação docente e questões institucionais. | Coordenador do Curso | Mensal (2025 e 2026) |
3. Atualização do PPC e Currículo | Revisão do PPC, buscando adequações às novas demandas do mercado de trabalho e regulamentações educacionais. | Colegiado | Janeiro 2025 |
4. Avaliação e Melhoria dos Estágios Supervisionados | Avaliação semestral dos estágios supervisionados, com revisão de parcerias e relatórios de desempenho. Revisão do Regimento. | Coordenação de Estágios e Colegiado | Mensal (2025 e 2026) |
5. Seminários de Integração Acadêmica | Organização de eventos anuais para integrar os alunos, professores e profissionais do mercado de secretariado. | Coordenação do Curso e Colegiado | Anual (2025 e 2026) |
6. Avaliação de Desempenho Acadêmico | Análise dos indicadores de desempenho dos estudantes, taxa de aprovação e evasão. Propor melhorias com base nos resultados. | Coordenação | Semestral (2025 e 2026) |
7. Monitoramento de Atividades Complementares | Verificação do cumprimento das atividades complementares pelos alunos e sugestão de atividades inovadoras. | Comissão Designada | Mensal (2025-2026) |
8. Avaliação Docente e Formação Continuada | Avaliação de desempenho docente e promoção de workshops e cursos para o aperfeiçoamento da equipe de professores. | Coordenação e Colegiado | Anual (2025 e 2026) |
9.Acompanhamento de Egressos | Acompanhamento do perfil e inserção dos egressos no mercado de trabalho, realizando pesquisas de satisfação com ex-alunos e empresas contratantes. | Coordenação do Curso | Anual (2025 e 2026) |
10. Planejamento e Execução de Parcerias Institucionais | Identificar e formalizar parcerias com empresas, promovendo visitas técnicas e programas de estágio. | Coordenação e Colegiado | Semestral (2025 e 2026) |
11. Elaboração e Publicação de Relatórios de Atividades | Publicação Anual de um relatório que documente todas as atividades desenvolvidas pelo colegiado, incluindo avaliações e melhorias. | Coordenação do Curso | Anual (2025 e 2026) |
12.Implementação e Acompanhamento de Projetos de Extensão | Desenvolver e acompanhar projetos de extensão voltados para o mercado de secretariado, promovendo interação com a comunidade. | Colegiado | Semestral (2025 e 2026) |