SUPADH realiza a primeira Reunião da Comissão Permanente de Ações Afirmativas (CPAA)

A reunião contou com a participação da vice-reitora da Unifap e diversos setores da sociedade civil.

A  Superintendência de Políticas Afirmativas e de Direitos Humanos (SUPADH) realizou, na última sexta-feira (05), a primeira reunião da Comissão Permanente de Ações Afirmativas (CPAA).

O evento teve como foco a apresentação dos representantes e dos objetivos da Comissão. Além disso, também foram discutidas as próximas estratégias da Superintendência e ouvidas as sugestões dos representantes da CPAA para a construção e elaboração do plano de políticas de ações afirmativas e direitos humanos da Unifap.

Para a superintendente da SUPADH,  Profa. Dra Nelma Nunes da Silva, a reunião com a Comissão Permanente foi importante para conhecer e dialogar com os representantes, buscando articular ações que visem beneficiar as populações atendidas pelas políticas de direitos humanos da UNIFAP.

‘’A reunião foi fundamental para termos esse primeiro contato, para expor que é por meio das pessoas que constituem a comissão permanente que vamos conseguir estabelecer protocolos, políticas, ações e programas capazes de promover direitos humanos dentro da Universidade’’, relata a Superintendente.

A proposta do evento foi reunir com distintos setores da sociedade civil para dar início às atividades e estabelecer a CPAA como uma comissão atuante. Na ocasião, estavam presentes órgãos públicos, ongs, movimentos sociais e a comunidade universitária.

Para Simone Karipuna, representante do Ministério dos Povos Indígenas e da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (SEPI), o convite para participar da reunião representou uma grande oportunidade para discorrer acerca das demandas dos onze povos indígenas que constituem o Estado do Amapá.

‘’Para nós povos Indígenas, essa comissão é necessária para tratarmos de questões afirmativas, para pensarmos e dialogarmos sobre formas de adentrar a Universidade, considerando questões culturais e a língua. Estamos buscamos um espaço de inclusão, um espaço que é o nosso direito’’, conta a Secretária da SEPI.

A vice-reitora da Unifap, Profa. Dra Ana Cristina de Paula Maués, também expôs que a estrutura institucional da Universidade se modificou após a implementação da SUPADH, e que a atuação da Superintendência e da Comissão Permanente é de extrema importância para a garantia das ações e políticas de direitos humanos das comunidades que constituem a Unifap.

Conheça a SUPADH

A SUPADH é um órgão permanente criado para inserir a UNIFAP em uma agenda de formulação, implementação e avaliação de políticas universitárias de direitos humanos.

A Superintendência tem como missão formular e auxiliar na execução de ações na área de ensino, pesquisa e extensão que busquem promover direitos humanos de grupos destinatários da política de ações afirmativas da Unifap como negros, indígenas, quilombolas, povos ribeirinhos e do campo, população LGBT, pessoas em situação de deslocamento forçado e migrantes e pessoas com deficiência.

Contato:

Email: superintendencia.direitoshumanos@unifap.br

Instagram: @supadh_unifap

Local de funcionamento da SUPADH:

UNIFAP: Prédio da reitoria (Primeiro andar – sala ao lado da Assessoria de Comunicação).