Abertura ESUD 2013

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia

No primeiro dia do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2013), minicursos, reuniões, homenagem e conferência marcam a programação. A solenidade de abertura aconteceu às 18h, no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA, em Belém, com transmissão ao vivo pelo site da Universidade. O professor José Miguel Veloso, coordenador geral do evento e Assessor de Educação a Distância da UFPA, agradeceu a presença e colaboração de todos os envolvidos no evento e ressaltou a importância de se manter o compromisso na busca de uma Educação Superior a Distância de melhor qualidade para o Brasil.

Na sequência da programação, o professor Carlos Bielschowsky, idealizador do ESUD, foi homenageado com a exibição de um vídeo sobre sua trajetória profissional e a importância do seu trabalho na Educação a Distância no país. O professor ainda recebeu um presente das mãos da professora Lúcia Franco, presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede), como símbolo de agradecimento por sua contribuição à EaD.

Após a homenagem, a professora Beatriz Fainholc, da Universidad Nacional de La Plata (Argentina), proferiu a conferência de abertura com o tema “Educação a Distância: Realidades Míticas e seus Enigmas para o Amanhã”. Segundo a professora, um dos mitos da Educação a Distância é atribuir seu progresso somente ao desenvolvimento dos aparatos tecnológicos. Ela acredita que é preciso reconhecer a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo educativo, mas também se deve priorizar a elaboração de projetos educacionais virtuais como parte integral e estratégica de políticas públicas socioculturais.

Ainda na primeira noite do evento, os participantes assistiram à ópera cômica “Contrato de Casamento”, uma produção do Núcleo Experimental de Ópera da Escola de Música da UFPA.

Representantes do ESUD debatem rumos da Educação a Distância

Na tarde do primeiro dia, também aconteceu a Reunião do Conselho de Representantes da UniRede. O encontro é destinado ao debate de propostas e sugestões para a Educação a Distância, além da definição de metas para os próximos congressos, entre outras pautas. Lúcia Franco, presidente da UniRede, avalia a escolha da UFPA para a realização do evento: “a UFPA representa uma importante ação da EaD na região: ela não só traz o movimento do Brasil para cá, mas também a possibilidade do Pará conseguir se internacionalizar com a EaD através de várias ações que estamos discutindo aqui”.

Minicursos

Durante o primeiro dia do ESUD 2013, ainda aconteceram três minicursos, no prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC). Professores e alunos discutiram temáticas variadas que visam potencializar a reflexão e a prática da educação a distância.

A partir do tema “Práticas de Feedback – Modelos e Técnicas para Melhorar as Relações Interpessoais Online”, a professora Denise Martins de Abreu e Lima (UFSCAR) apresentou modelos e técnicas para compreender pontos fundamentais do processo de feedback (termo em inglês utilizado para designar um processo em que interlocutores têm a possibilidade de interação), seja oral ou escrito. Com exercícios e debates, o minicurso tem o objetivo de discutir os pontos de sintonia e dissonância no feedback, a fim de encontrar caminhos para melhorar a interação pedagógica online entre professores, tutores e alunos. “Através de um feedback bem dado, é possível deixar o aluno mais frequente e mais ativo no curso”, avalia o tutor Gelson Assis Viveiro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um dos inscritos no minicurso.

Já o minicurso “Produzindo Materiais Didáticos Audiovisuais – Roteiro e Planejamento”, ministrado pelo pesquisador Márcio Henrique Melo de Andrade (UFPE), abordou a elaboração e coordenação de produções de materiais didáticos audiovisuais (MDAs) em formatos variados, como vídeos, áudios, animações, entre outros. Os participantes viram como se dá a criação de roteiro a partir de diversas temáticas que podem ser utilizadas na concepção desses materiais. Para Ana Paula Ferreira Sebastião, tutora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o minicurso é uma boa oportunidade para aprender mais sobre a produção de material didático para cursos a distância: “principalmente porque, nessa área, eu tenho mais afinidade com o formato audiovisual do que com o formato escrito”, complementa.

Com a temática da avaliação da aprendizagem, a pesquisadora Simone de Paula Silva ministrou o minicurso “Avaliação Heurística de Cursos a Distância via Web”, em que abordou conceitos como interface gráfica e ergonomia, além de apresentar como é possível trabalhar a metodologia da avaliação heurística na análise de cursos a distância realizados via web. O minicurso também mostrou a tabulação de dados e a análise de resultados como recursos para melhorar o aprendizado na Educação a Distância. Camila De Lammare Cordeiro Ferreira, designer instrucional da Universidade Corporativa (UniSerpro) da regional em Belo Horizonte, é familiarizada com esse modelo de avaliação e considera que o minicurso foi produtivo “pela possibilidade de se atualizar e conhecer as experiências de outras pessoas na área”, comenta.

A programação do ESUD continua, nesta quarta-feira (12), com a apresentação de trabalhos, painéis, debates, conferência e videoconferência. Confira a programação completa aqui.

Fonte:

http://www.esud2013.com.br/index.php/80-esud-2013/130-artigos-cientificos1-15