Como utilizar a plataforma e-learning Moodle

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A plataforma Moodle

Plataforma Moodle – Descrição geral

  • O Moodle é uma plataforma de e-Learning de código aberto (open-source) para gestão da formação e de conteúdos formativos. É uma plataforma modular a que podem ser adicionados novos blocos e funcionalidades desenvolvidas pela comunidade ‘open-source’ ou por terceiros.

Moodle – Principais funcionalidades

Com a plataforma Moodle é possível:

  • Criar cursos ou disciplinas com variados conteúdos formativos e atividades;
  • Criar formandos e organizá-los em grupos;
  • Criar fóruns de discussão;
  • Definir tutores e professores para monitorar os cursos criados;
  • Monitorar os acessos dos utilizadores à plataforma e às diferentes atividades;
  • Registrar as notas e o desempenho dos formandos.

Plataforma Moodle – Características

  • Controlo eficaz dos acessos à plataforma
  • Moodle – Tipos de utilizadores:

A plataforma Moodle considera essencialmente três tipos de utilizadores: os professores ou tutores, os alunos e os administradores.

  • Os professores

Os professores ou tutores podem fazer qualquer coisa dentro de uma disciplina, incluindo alteração das actividades e avaliação dos alunos.

  • Os alunos

Podem aceder aos conteúdos dos cursos em que se encontram inscritos. Podem escrever em alguns fóruns e responder a actividades solicitadas durante o curso.

  • Os administradores

Além das funcionalidade disponíveis a alunos e a professores, os administradores podem executar todo o trabalho de administração da plataforma, nomeadamente, alterar o aspecto do site, inscrever diferentes tipos de utilizadores, definir as suas permissões, etc.

  • Moodle – Formas de acesso aos conteúdos

Os utilizadores da plataforma Moodle possuem essencialmente três formas de acesso aos conteúdos, sendo que para cada um dos cursos é possível configurar um dos seguintes tipos de acesso:

  • acesso livre para qualquer visitante que aceda à plataforma;
  • apenas para utilizadores que possuam o código de acesso para esse curso;
  • para os utilizadores que se identifiquem correctamente através de um nome de utilizador e uma palavra-passe.

Moodle – Formas de inscrição/autenticação de utilizadores

Podem também ser definidas várias formas de registo (autenticação) dos utilizadores e da sua inscrição nos cursos, de que se podem destacar:

  • Processo manual realizado pelo administrador ou através da leitura de dados de login de um ficheiro.

  • Processo automático realizado pelo próprio visitante da plataforma Moodle;.
  • A autenticação dum utilizador (nome e password) pode também ser feita automaticamente duma tabela duma base de dados externa. Podem depois ser copiados para a base de dados da plataforma.
  • Moodle – Possibilidades de customização
  • São inúmeras as possibilidades de customização do Moodle.
  • Alterar a funcionalidade da plataforma
  • Alterar o layout do site, incluindo ou removendo módulos da plataforma ou removendo, editando ou adicionando blocos HTML.
  • Alterar a aparência da plataforma

É possível alterar os esquemas de cores, os ícones, as formatações e as imagens de todas as páginas da plataforma.

  • Parametrizar a inscrição de utilizadores
  • Parametrizar a forma de acesso dos utilizadores à plataforma.

Moodle – Criação e edição de conteúdos

Além de funcionar como um LMS que permite controlar o acesso dos utilizadores aos conteúdos, a plataforma Moodle funciona também como um LCMS (Learning Content Management System) ao permitir criar e editar os conteúdos disponibilizados na plataforma.

Cada um dos cursos ou disciplinas do Moodle podem ser calendarizados semanalmente, organizados como um conjunto de temas ou compactados num ficheiro em formato SCORM.

Actividades e recursos disponíveis

Cada um dos cursos do Moodle pode ser constituído por actividades e recursos de que destacamos as principais:

  • Trabalho – é uma activdade do Moodle que atribui tarefas on-line ou off-line;  Os alunos podem entregar as suas tarefas num ficheiro de qualquer formato.
  • Chat – é uma activdade do Moodle que permite a comunicação em tempo real.
  • Referendo – é uma activdade do Moodle onde os professores podem criar uma pergunta e um número de opções para obterem a opinião dos alunos.
  • Diálogo – é uma activdade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona privada entre o professor e um aluno ou entre os alunos.
  • Fórum – é uma activdade do Moodle que permite diálogos assíncronos do grupo sobre um determinado tema.  A participação em fóruns pode ser uma parte integral da experiência de aprendizagem, ajudando os alunos a esclarecer e desenvolver a sua compreensão de um tema.
  • Lição – é uma activdade do Moodle que permite criar e gerir um conjunto de “páginas ligadas”.  Cada página pode terminar com uma pergunta. Consoante a resposta do aluno, este pode progredir na lição ou voltar atrás.  No final existe uma qualificação.
  • Glossário – é uma activdade do Moodle que permite criar uma compilação dos termos mais usados numa disciplina.  Existem várias opções de representação, incluindo em lista, enciclopédia, FAQ, dicionário e outras.
  • Questionário – é uma activdade do Moodle que permite criar questionários incluindo perguntas de verdadeiro ou falso, escolha múltipla, respostas curtas, associação, perguntas aleatórias, numéricas, inseridas no texto e onde todas elas podem conter gráficos.
  • Inquérito – é uma activdade do Moodle que ajuda a criar cursos mais eficazes oferecendo uma variedade de inquéritos (COLLES, ATTLS).
  • Os Recursos servem  para incluir conteúdos num curso.  Podem ser: texto sem formato, ficheiros, Links, Wiki ou HTML (Moodle tem os editores incorporados) ou ainda uma referencia bibliográfica.

Para mais informações, queira visitar uma das nossas páginas em baixo:

Instalação e configuração de plataformas de e-learning

Pretendo testar uma plataforma de e-learning

Como fazer o desenvolvimento ou conversão de cursos

 

Fonte:

http://www.sfm.pt/moodle/plataforma-moodle.php