METODOLOGIA

O curso de Licenciatura em Matemática na modalidade à distância, está fundamentado no sistema de parcerias entre a CAPES e Prefeitura, responsáveis pela manutenção dos polos, no qual possui instalado um conjunto de recursos tecnológicos utilizados de forma integrada, tais como: computador, impressora, DVD, televisão, data show e biblioteca que permitem a realização das aulas à distância e/ou encontros presenciais, permitindo, desta forma, atender a um público que ainda não tem formação em Matemática e as comunidades dos municípios de Laranjal do Jari, Oiapoque, Santana e cidades próximas a Macapá.

O comprometimento com a qualidade requer exigências técnicas, tecnológicas e pedagógicas para que a EAD possa se firmar como referência de educação no mundo atual e na pluralidade sociocultural, proporcionando o aperfeiçoamento constante e a formação comprometida com uma consciência crítica e participativa do aluno na sociedade.

O monitoramento remoto é desenvolvido através do uso da plataforma moodle (on-line); e da Internet, nas salas de atividades online, favorecendo a aquisição de autonomia gradativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento; além dos Chats e fóruns de discussão orientados para a revisão dos conteúdos, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa.

O professor responsável por cada disciplina fica responsável também em elaborar e entregar os conteúdos dos módulos desenvolvidos ao longo do curso no prazo determinado, adequar materiais didáticos, mídias e bibliografia utilizados para o desenvolvimento do curso à linguagem da modalidade à distância, entre outras atribuições.

Nestes ambientes também serão disponibilizados materiais didáticos audiovisuais que sejam auxiliares à aprendizagem, tendo em vista que a maioria dos alunos são professores leigos que estão atuando em suas escolas, e por esse motivo possuem um tempo restrito para participarem das atividades no Laboratório de computação, é realizado um planejamento pedagógico de forma a possibilitar ao estudante o tempo necessário ao acesso aos ambientes virtuais de aprendizagem e novos materiais didáticos, assim como, para completar as atividades inseridas nestes ambientes.

Fundamentalmente, utiliza-se a mídia escrita e recursos virtuais como auxiliares da aprendizagem. A UNIFAP dispõe do ambiente virtual de aprendizagem, na plataforma moodle (on-line), em que cria- se ambientes virtuais de aprendizagem em todas as disciplinas. O polo de aplicação presencial conta com um laboratório computacional exclusivo para o curso de educação à distância. 

Os diferentes materiais estão integrados em torno do material didático digital, materiais audiovisuais auxiliares ou complementares ao tratamento do texto escrito que possibilitam um aprofundamento conceitual do acadêmico. Entre os materiais didáticos básicos do curso estão: textos escritos, produzidos em forma de módulos, salvo do Sistema UAB, o SISUAB, selecionados pelos professores formadores, posteriormente, o diagramador realiza a programação visual gráfica e edição textos e imagens, tendo como objetivo de garantir o desenvolvimento do conteúdo básico indispensável do curso.

 Tendo em vista o aprofundamento de questões, são utilizados vídeos aulas, como material complementar produzido pelos tutores. Além disso, os professores das disciplinas incentivam leituras complementares, vídeos aulas, chats e fóruns que ampliam as possibilidades de compreensão e aprofundamento dos conteúdos trabalhados. Faz parte também da dinâmica curricular, palestras, seminários e conferências. 

A comunicação entre alunos e tutores ocorre presencialmente por meio de atendimentos no polo, ambiente de aprendizagem ou correio eletrônico. Os professores realizam comunicação via correio eletrônico, fóruns na própria plataforma e reuniões. O ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle um eficiente meio de comunicação entre alunos, tutores, professores e coordenação. 

Em cada disciplina é criada um ambiente virtual de aprendizagem restrito a Tutores, Professor Formador, Coordenação de tutoria e coordenação geral do curso, este é destinado a debates referentes disciplina e seus conteúdos, bem como encontros, alterações gerais, entre outros.

 

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO - PPC

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