ORGANOGRAMA
COORDENADOR DE CURSO
COORDENADOR DE TUTORIA
COORDENADOR DE POLO
PROFESSOR FORMADOR
TUTOR PRESENCIAL
TUTOR A DISTÂNCIA
DISCENTE
Composição/Atividades
Deve ser um professor efetivo da UNIFAP, preferencialmente os autores do Projeto que atuará nas atividades de coordenação de curso implantado no âmbito do Sistema UAB e no desenvolvimento de projetos (pesquisa, extensão e ensino) relacionados aos cursos.
É um professor ou pesquisador designado por processo seletivo e vinculado ao Sistema UAB, que atua nas atividades de coordenação de tutores dos cursos implantados por sua instituição no âmbito do Sistema UAB e no desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados ao curso.
É um professor ou pesquisador preferencialmente efetivo da UNIFAP e caso não tenha número suficiente será selecionado via edital pela Coordenação, professor com Formação específica em Matemática ou professor de outras formações da UNIFAP para as disciplinas pedagógicas e formação geral ou selecionado, em caso de carência, e vinculado ao Sistema UAB, que atuam nas atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados pela instituição no âmbito do Sistema UAB
É aquele que dá apoio a organização didático-pedagógica, promovendo a participação ativa do aluno, incentivando e orientando na elaboração do plano de estudos, acompanha e facilita e/ou a aprendizagem; incentiva à participação do aluno em interatividade; disponibiliza informativos relevantes, calendários acadêmicos e de reprises, cronogramas de avaliação; arquiva e/ou envia documentações necessárias; etc. As atividades deste tutor seguem as orientações a seguir: No acompanhamento, visando à formação do saber-ser, que abrange a formação de valores, hábitos, atitudes, em especial aquelas que levam à autoafirmação e a valorização humana; Na orientação da aprendizagem, a qual está voltada para a formação do saber (conhecimentos) e do saber-fazer (habilidades e capacidades específicas); e , na Supervisão do processo de avaliação: imprescindível para a garantia da qualidade e sucesso da aprendizagem.
É o profissional selecionado pela IFES vinculada ao Sistema UAB para o exercício das atividades definidas pela UAB/CAPES/DEAD. No entanto, cabe às instituições de ensino determinar, nos processos seletivos de tutores, as atividades a serem desenvolvidas para a execução dos Projetos Pedagógicos, de acordo com as especificidades das áreas e dos cursos.
- Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;
- Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;
- Manter regularidade de acesso ao AVA e dar retorno às solicitações do cursista no prazo máximo de 24 horas;
- Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes;
- Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;
- Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela instituição de ensino;
- Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;
- Participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável e corrigir as avaliações dos estudantes;
- Comentar os trabalhos realizados pelos alunos;
- Ajudá-los a compreender os materiais do curso através das discussões e explicações;
- Responder às questões sobre a instituição;
- Ajudar os alunos a planejarem seus trabalhos;
- Organizar círculos de estudo;
- Fornecer informações por telefone, e-mail e demais meios de comunicação síncrona ou assíncrona, bem como pelas redes sociais;
- Supervisionar trabalhos práticos e projetos;
- Atualizar informações sobre o progresso dos estudantes;
- Fornecer feedback aos coordenadores sobre os materiais dos cursos e as dificuldades dos estudantes;
- Servir de intermediário entre a instituição e os alunos;