Programação cultural

A abertura do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2013) será marcada por uma programação cultural de grande estilo: a ópera cômica “O contrato de casamento”, inspirada na obra do italiano Gioachino Rossini.

Coordenada pelo Núcleo de Ópera (NEO) em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará e do Centro de Convenções Benedito Nunes, a apresentação terá no elenco  professores e cantores formados pela Escola de Música da UFPA e uma equipe técnica composta por ex–alunos de cursos técnicos da mesma instituição.

A apresentação é inspirada na primeira ópera escrita por um reconhecido compositor italiano, o erudito  Giochino Rossini. Intitulada originalmente de “La cambiale di matrimonio”, a peça teve sua primeira apresentação em Veneza, ainda no século XIX, quando Rossini tinha apenas 18 anos.

O enredo conta a história de um canadense que viaja até a Inglaterra para conhecer a sua futura esposa, um casamento encomendado como negociação de uma dívida. Entretanto, a jovem está apaixonada por outro e o casal tenta fazer o canadense desistir da negociação. Seis personagens principais contam esta história durante 80 minutos de espetáculo com muita música e bom humor.

A ópera “O contrato de casamento” será apresentada no dia 11 de junho no Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará, após a mesa de abertura do evento, a partir das 20h.

Fonte:

http://www.esud2013.com.br/index.php/80-esud-2013/116-artigos-cientificos1-5

Fechar Menu