Projetos de Extensão

A Extensão Universitária é um dos pilares do ensino superior, conjuntamente com o ensino e a pesquisa, e deve ser valorizada, por ser uma forma de interação entre a população e a universidade. Neste sentido, o Curso de Bacharelado em Enfermagem realiza diversas atividades sociais e educativas que permite levar á comunidade de forma dinâmica e interativa, ações, serviços de saúde e lazer contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população de Oiapoque.

Atualmente, os projetos de extensão são:

  • I EVENTO DE AÇÃO SOCIAL CAMPUS BINACIONAL EM SAÚDE, JUSTIÇA E CIDADANIA AGOSTO – 2016 (nº de registro: 118/2016)

Coordenador (a): Carlos Manuel Dutok Sanchez

Período de realização: 26/07/2016 a 26/09/2016

  • SAÚDE NA ESCOLA: PREVENINDO AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, ENTRE OS ADOLESCENTES MATRICULADOS NO OITAVO E NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E ENSINO MÉDIO REGULAR, DAS ESCOLAS DE OIAPOQUE – AP (nº de registro: 116/2016)

Coordenador (a): Nádia Cristine Coelho Eugênio

Período de realização: 01/11/2016 a 01/11/2018

  • DÍPTEROS DE IMPORTÂCIA MÉDICO E FLORENCE (nº de registro: 110/2016)

Coordenador (a): Carlos Manuel Dutok Sanchez

Período de realização: 01/09/2016 a 03/10/2016

  • CAMPUS BINACIONAL: SAÚDE, JUSTIÇA E CIDADANIA (nº de registro: 088/2016)

O projeto tem por objetivo evidenciar a presença da Universidade Federal do Amapá como instituição voltada ao serviço da sociedade brasileira através da prestação de consultorias jurídicas e ações de saúde, lazer, cultura, esportes e cidadania, de forma que estes serviços sejam acessíveis a toda a população independente de qualquer status social.

Coordenador: Profº Dr. Carlos Manuel Dutok Sanchéz

  • I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM EM COMUNIDADES ESPECIFICAS NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA (nº de registro: 084/2016)

O objetivo é realizar debate sobre equidade e dar visibilidade às experiências de trabalho desenvolvidas por enfermeiros junto a populações específicas.

Coordenador: Profº Me. Fabio Rodrigues Trindade

  • CULTIVO, IDENTIFICAÇÃO, MANIPULAÇÃO E USO RACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS (nº de registro: 068/2016)

O projeto tem como objetivo realizar práticas educacionais sobre plantas medicinais para estimular a sensibilidade dos alunos quanto a importância do uso de plantas medicinais.

Coordenador: Profº Me. Rafael Pires Moreira

  • DISCUTINDO PLANTAS MEDICINAIS E DIABETES MELLITUS (nº de registro: 040/2016)

O objetivo do projeto é discutir a situação global do diabetes mellitus tipo 2 e o uso complementar de plantas medicinais em seu tratamento.

Coordenador: Prof° Me. Benedito de Souza Guimarães Junior

  • CIDADANIA ATRAVÉS DO ESPORTE: INCLUSÃO SOCIAL NO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE (nº de registro: 130/2015)

Este projeto tem por objetivo proporcionar através das práticas desportivas/educativas, momentos de lazer e integração social, visando o despertar da consciência crítica, contribuindo no processo de aquisição da cidadania dos munícipes de Oiapoque – AP.

Coordenador: Profº Me. Luiz Armando Vidal Ramos

  • A MEDICALIZAÇÃO E A PRESCRIÇÃO BANALIZADA DE PSICOFÁRMACOS EM OIAPOQUE (nº de registro: 116/2015)

Este projeto tem por objetivo prestar serviços à comunidade, através de orientações de saúde, onde o indivíduo é orientado pelo acadêmico de enfermagem. O projeto também articula teoria e prática, proporcionando aos alunos do curso de enfermagem uma antecipação e ampliação do conhecimento clínico, integrado à realidade de vida da população atendida. O suporte teórico utilizado para a formação do aluno se dá através de conhecimento em Farmacologia.

Coordenador (a): Profª Me. Sybelle Christianne Batista de Lacerda Pedrosa

 

  • PREVENÇÃO DO USO E ABUSO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM OIAPOQUE (nº de registro: 062/2015)

O objetivo do projeto é discutir sobre a prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas no município do Oiapoque, informando sobre o universo das drogas e seus efeitos na família, escolas e sociedade; auxiliar a escola a tornar-se um espaço capaz de contribuir com a formação dos educandos, visando torna-los aptos a resistir às propostas desviantes através de uma visão crítica sobre as drogas; facilitar a construção de uma reflexão crítica acerca das drogas, através de propostas criativas e participativas de prevenção ao uso indevido das drogas.

Coordenador (a): Profª Me. Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco

  • ENVELHECENDO COM SAÚDE NA COMUNIDADE INDÍGENA (nº de registro: 071/2015)

O objetivo do projeto é desenvolver ações de educação em saúde visando promover assim uma melhor saúde e qualidade de vida; promover um maior intercâmbio entre a universidade e as comunidades indígenas, levando conhecimento sobre a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis; possibilitar aos acadêmicos de Enfermagem a oportunidade de transmitir conhecimentos como forma de prestar serviços à comunidade; realizar atendimento a população indígena, através de procedimentos aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, teste de glicemia capilar, profilaxia de verminoses, orientações quanto ao pré-natal, cuidados com o recém nascido, prevenção de DSTs/AIDS, métodos contraceptivos, gravides na adolescência, aborto e assuntos relacionados a saúde coletiva dos indígenas, afim de realizar ações os níveis de promoção e proteção da saúde referente aos indivíduos e/ou grupos sociais.

Coordenador: Prof. Me. Fabio Rodrigues Trindade

  • PRÁTICAS ASSISTENCIAIS E CUIDADOS DE ENFERMAGEM – PACE (nº de registro: 070/2015)

Esse projeto constitui em ações que têm objetivo garantir a qualidade assistencial do serviço de enfermagem por meio de padrões previamente aceitos. A proposta de realizar esse projeto se deu pela motivação e finalidade de capacitar o aluno a aplicar os princípios científicos na implementação de assistência de enfermagem que atenda as necessidades humanas básicas.

Coordenadores: Prof. Me. Fabio Rodrigues Trindade, Profª Me. Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco

 

  • CINECLUBE KUAHÍ (nº de registro: 104/2014)

O projeto Cineclube Kuahi (PCCK) surgiu através de discursões de um grupo de professores, acadêmicos e estudantes secundaristas da E.E.J. Nabuco. O projeto PCCK tem por finalidade proporcionar entretenimento alternativo e acessível à comunidade estudantil, acadêmica, aos estudantes de escolas públicas e a população em geral do município de Oiapoque. O projeto fará parte das atividades de extensão da Unifap Campus Oiapoque, portanto sem fins lucrativos, tendo como propósito a discussão interdisciplinar e acadêmica acerca do cinema e da sua relação com os temas universais (ética, família, sexualidade, gênero, etnia, educação, etc).

Coordenador: Profº Me. Arnaldo José Ballarini

  • SEMANA DE ENFERMAGEM DO CAMPUS BINACIONAL DE OIAPOQUE (nº de registro: 053/2014)

O evento ”Semana de Enfermagem do Oiapoque” a ser realizado no referido Campus e demais localidades das cidades, trata-se de uma atividade social que permite levar à comunidade de forma dinâmica e interativa, ações e serviços de saúde, a fim de comemorar a Semana de Enfermagem, estimulando o envolvimento e compromisso do discente com a profissão promovendo o desenvolvimento científico e cultural dos alunos, com atendimento dos acadêmicos de enfermagem, através de procedimentos aferição de pressão ao Pré-Natal, cuidados com o recém nascido, prevenção de DSTs/AIDS, métodos indígenas, a fim de realizar ações os níveis de promoção da saúde referente aos indivíduos e/ou grupos sociais.

Coordenadores: Fabio Rodrigues Trindade, Anapaula Martins Mendes, Viviane Cristina Cardoso Francisco.

  • PREVENÇÃO DA SÍFILIS CONGÊNITA E OUTRAS DST’S ATRAVÉS DO PRÉ-NATAL, NO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE-AP, COM FOCO NOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO: ODM 3 – PROMOÇÃO DA IGUALDADE ENTRE GÊNEROS E DA AUTONOMIA DA MULHER; OMD 4 – REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL; OMD 5 – MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES; OMD 6 – COMBATER A AIDS, MALÁRIA E OUTRAS DOENÇAS (nº de registro: 102/2014)

O projeto a ser realizado trata-se de uma atividade social que permite levar á comunidade de forma dinâmica e interativa, ações e serviços de saúde contribuindo para melhoria da sua condição de saúde, a fim de estimular o desenvolvimento o compromisso do discente com a profissão promovendo o desenvolvimento científico e cultural dos alunos, com palestras e orientações quanto a prevenção da Sífilis Congênita e DSTs durante o Pré-Natal, já que a Sífilis é um agravo plenamente passível de controle, já que o agente etiológico é conhecido, o modo de transmissão definido e o tratamento barato e eficaz.

Coordenador (a): Profª Me. Viviane Cristina Cardoso Francisco

  • PREVENÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE (nº de registro: 086/2014)

O objetivo do projeto é desenvolver atividades voltadas para a prevenção, detecção precoce e controle dos fatores de risco para transmissão vertical da sífilis.

Coordenador (a): Profª Me. Viviane Cristina Cardoso Francisco