Projetos de Pesquisa

PROJETOS DE PESQUISA DESENVOLVIDOS NO COLEGIADO DO CURSO DE ENFERMAGEM CADASTRADOS NO DEPARTAMENTO DE PESQUISA – DPq

  • PLANTAS MEDICINAIS USADAS COMO TERAPIA COMPLEMENTAR NO CONTROLE DA DIABETES MELLITUS TIPO 2 (nº de registro: 0730/2016)

Objetivo: Aprender as representações sociais de gestantes sobre HIV e teste rápido, com vistas ao desenvolvimento de uma tecnologia educacional.

Coordenador: Benedito de Souza Guimarães Junior

Período de execução: 01/11/2016 a 30/11/2017

  • OS ENTRAVES DA HUMANIZAÇÃO NA ATENÇÃO À SAÚDE: REVISÃO DE LITERATURA (nº de registro: 0702/2016)

Objetivo: Analisar a produção científica acerca da temática “Os entraves da humanização na atenção à saúde”, vinculados nacionalmente, com intuito de compreender quais os entendimentos de humanização que vêm se estabelecendo.

Coordenador: Luiz Armando Vidal Ramos

Período de execução: 14/06/2016 a 12/02/2018

  • ESTUDO CITOGENÉTICO DE ESPÉCIES BRASILEIRAS DE FORMIGAS CORTADEIRAS (FORMICIDAE: MYRMICINAE) E LEVANTAMENTO DESTAS FORMIGAS NO NORTE DO ESTADO DO AMAPÁ. ( nº de registro: 0656/2016)

Objetivo: Estudar citogeneticamente algumas espécies brasileiras de formigas cortadeiras e fazer o levantamento destas espécies no norte do estado do Amapá com o intuito de enriquecer os conhecimentos citogenéticos e da distribuição deste grupo peculiar de formigas.

Coordenador (a): Profª Dra. Luísa Antônia Campos Barros

  • SÍFILIS CONGÊNITA NO MUNICÍPIO DO OIAPOQUE/AP: ANÁLISE DOS DADOS REGISTRADOS NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO (SINAN) NO PERÍODO DE 2007 A 2014. (nº de registro: 0576/2014)

Objetivo: Analisar casos notificados de Sífilis Congênitas em RNs no município do Oiapoque/AP, no período de 2007 a 2014 e descrever o perfil sociodemográfico, dessas genitoras e destes RNs.

Coordenador (a): Profª Me. Viviane Cristina Cardoso Francisco

  • QUALIDADE DE VIDA DE PESCADORES IDOSOS NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA NO MUNICÍPIO DO OIAPOQUE-AP. (nº de registro: 0577/2014)

Objetivo: Investigar as dimensões da qualidade de vida dos pescadores do município de Oiapoque.

Coordenador: Profº Me. Fabio Rodrigues Trindade

  • COINFECÇÃO DA HELMINTÍASE INTESTINAL E A SUSCETIBILIDADE À INFECÇÃO PELO PALSMODIUM VIVAX E PLASMODIUM FALCIPARUM NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA. (nº de registro: 0612/2015)

Objetivo: Avaliar a coinfecção da helmintíase intestinal e a suscetibilidade à infecção pelo Palsmodium Vivax e Plasmodium Falciparum em pacientes do município de Oiapoque no Estado do Amapá.

Coordenador (a): Profª Me. Anapaula Martins Mendes

  • SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO INDÍGENA NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DADOS DO SINAN ENTRE 2003 E 2012. (nº de registro: 0613/2015)

Objetivo: Descrever a situação epidemiológica da tuberculose no Estado do Rio Grande do Sul, com ênfase na descrição do perfil registrado no segmento indígena da população e nas comparações entre este segmento e os demais grupos de raça/cor da população no período de 2003 a 2012.

Coordenador (a): Profª Me. Anapaula Martins Mendes

  • SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ESTRUTURAL DE NOVOS DERIVADOS INDÓLICOS – TIOSSEMICARBAZÔNICOS E 4 – TIAZOLIDÍNICOS. (nº de registro: 0629/2015 )  

Objetivo: Desenvolver novos candidatos a fármacos através da síntese de novas moléculas indólicos tiossemicarbazonas  e 4 – tiazolidínicos.

Coordenador (a): Profª Me. Sybelle Christianne Batista de Lacerda Pedrosa