O projeto das pontes do Canal do Jandiá é fruto da parceria entre a Universidade Federal do Amapá, Prefeitura de Macapá e os órgãos Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM), Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (SEMOB), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMAC), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) cujo principal objetivo é facilitar o acesso a bens e serviços por meio da construção das pontes localizadas sobre o Canal do Jandiá, mais especificamente na Rodovia Aníbal Barcelos e Perimentral Norte, além de garantir a acessibilidade, segurança e o conforto da população amapaense.
EQUIPE DO PROJETO
COORDENAÇÃO
BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS
EIXOS DO PROJETO
ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura e Urbanismo são âmbitos complementares que juntos, através de normatizações técnicas anotações legais, objetivam integrar os demais eixos mediante a junção de todas as informações pertinentes a eles, garantindo o desenvolvimento urbano assim como a qualidade de vida da população. Esse eixo tem por intuito a elaboração de uma solução viável que considere questões estéticas, acessíveis e sustentáveis aliadas a funcionalidade que nortearão a concepção da nova ponte na Rodovia Aníbal Barcelos sobre o Canal do Rio Jandiá.
CONSTRUÇÃO CIVIL
A construção civil é uma das áreas mais importantes da economia, responsável pela criação de infraestrutura e um setor chave para o desenvolvimento urbano. Ela é responsável por toda a parte de planejamento, projeto, execução, fiscalização e monitoramento da qualidade e desempenho de obras civis que permeiam a melhoria do bem-estar social somando-se a sustentabilidade. Ela é responsável pela especificação da tecnologia construtiva adequada à solução adotada bem como pelo levantamento de recursos necessários e orçamentação, que orientarão a elaboração do cronograma de execução da obra prevendo tanto a duração das atividades empreendidas, quanto as relações estabelecidas entre cada qual.
ESTRUTURAS
O eixo estruturas tem como fito a estabilidade, segurança e resistência de uma obra. Sendo assim, ela é responsável pela determinação do conjunto de ações externas que incidirão sobre a superestrutura, avaliando adequadamente os percursos e transmissão das cargas através dos elementos estruturais intrinsecamente relacionados às necessidades e características do projeto. Sendo assim, torna-se importante ponderar adequadamente o equilíbrio do sistema de forças adotado, realizando ainda modelagem computacional a fim de prever o comportamento global da estrutura, garantindo o atendimento dos estados limites.
GEOTECNIA
O eixo geotecnia é responsável por realizar estudos de investigação do subsolo além de comportar-se como importante área de estudo para o desenvolvimento de projetos da construção civil, infraestrutura de transportes, entre outras obras civis. Em uma estrutura convencional, as cargas da superestrutura são encaminhadas à Infraestrutura, esta por sua vez é composta pelo elemento estrutural (fundação) e pelo elemento geotécnico (solo), esse último, sendo responsável por dissipar as tensões oriundas do carregamento. Esse estudo tem como propósito avaliar as propriedades físicas e mecânicas do solo para determinação de técnicas de fundação, materiais e planejamento construtivos mais seguros e eficientes.
RECURSOS HIDRICOS
Os recursos hídricos são elementos fundamentais para a existência e sobrevivência da vida na Terra. Seu estudo torna-se relevante à construção civil à medida que viabiliza a determinação, quantificação e análise das águas superficiais de uma determinada área de projeto. No tocante a região em questão, considerando-se a locação do Canal do Jandiá sob a Rodovia Aníbal Barcelos, é imprescindível o estudo das características hidrológicas para concepção do perfil do canal, sua vazão, seu volume, bem como as alterações históricas e impactos ambientais causados pela intervenção proposta. No intento de promover uma adequada gestão dos recursos hídricos.
TRANSPORTE E MOBILIDADE
Transporte e mobilidade são conceitos intrinsecamente relacionados ao tráfego e acessibilidade seja de pessoas ou materiais, cotidianamente. O eixo tem como desígnio a observação das demandas de mobilidade urbana mediante a investigação do tráfego seja por meio de dados históricos ou ainda através de contagens que integrem o local em que se realiza a intervenção. Desse modo, torna-se responsável pelo adequado gerenciamento do tráfego de veículos, bem como de pedestres e ciclistas na região de estudo, a fim de detectar as necessidades atuais e estabelecer parâmetros de infraestruturas futuras para mitigá-las e, assim, viabilizar o conforto e bem-estar da população.