PROJETOS DE ENGENHARIA PARA O

NOVO TJAP

Elaboração de projetos básicos e executivos de engenharia para o novo prédio do Tribunal da Justiça do Estado do Amapá (TJAP) em parceria a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Projetos de Engenharia para o novo TJAP

Resultado da cooperação técnica entre a Universidade Federal do Amapá e o Tribunal de Justiça do Amapá o projeto de extensão PJ112-2022 tem por finalidade a elaboração de projetos de engenharia para o Novo TJAP, localizado R. Gen. Rondon, 1295 - Centro, Macapá - AP. Para tanto, adotar-se-á a formação de uma equipe multidisciplinar formada por docentes, discentes e colaboradores vinculados a ambas instituições no intento de gerar os seguintes produtos: Um projeto de extensão universitária representa a oportunidade de antecipar à sociedade o conhecimento acadêmico em maturação, contribuindo tanto para formação profissional dos participantes quanto para a aproximação e fomento à presença da sociedade na academia.

Projeto Modelo

Equipe do Projeto

Com interesse em reunir uma equipe multidisciplinar, a elaboração dos projetos de engenharia para o Novo Prédio do Tjap conta com a colaboração de membros pertencentes a diferentes cursos da Unifap.

Colaboradores

Adenilson Oliveira

DOCENTE

Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2003), sendo mestre em engenharia civil com ênfase em mecânica das estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2006). Atualmente é professor efetivo do colegiado do curso de bacharelado em engenharia civil da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – na classe assistente A, nível I. Contando com passagem anterior, como docente, nas instituições: Faculdade de Macapá (FAMA) e Faculdade Estácio-Famap, onde ministrou disciplinas aos cursos de engenharia civil, produção e elétrica. Além disso, possui larga experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos, incluindo-se tanto infraestrutura, quanto superestrutura – prediais e industrias –; contando ainda com plataformas off-shore (PRA-1/PMXL-1), pontes, estruturas sismo-resistentes etc.; com atuação no Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

Cesár Balieiro

DOCENTE

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (UNAMA), contando com especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia do Amapá (META). Atuando profissionalmente como docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP) e analista em infraestrutura do Governo do Estado do Amapá.

Héldio Carneiro

DOCENTE

Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (1994), sendo mestre em processos construtivos e saneamento urbano – com área de atuação em estruturas –; também pela UFPA (2016). Ademais, possui especialização (latu-sensu) em estruturas e fundações pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG) (2017), mas também em docência do ensino superior – Faculdade Meta (2008) –; e gerenciamento de empresa de construção civil – Universidade de São Paulo (2006). Com experiência em construção civil, área que também atua como docente.

Jair Gomes

DOCENTE

Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2002), sendo mestre em engenharia civil na área de estruturas pelo programa de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio) (2005). Atualmente é professor efetivo do colegiado do curso de bacharelado em engenharia civil da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Contando com passagem anterior, como docente, nas instituições: Faculdade Meta, no curso de Tecnologia em Construção de Edifícios; e no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Régis Brito

DOCENTE

Engenheiro Civil graduado pela Universidade de Alfenas (UNIFAL) (2000), sendo mestre em engenharia e gestão ambiental pela Universidade Fernando Pessoa (UFP) – Portugal –; e doutorado em andamento na área de concentração de recursos hídricos pela Universidade do Porto (UP). Atualmente é professor efetivo do colegiado do curso de bacharelado em engenharia civil da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – atuando na área de recursos hídricos –; sendo também coordenador. Com atuação docente, anterior, no Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap). Além de tudo, possui experiência da área de engenharia civil, mais especificamente em estruturas de concreto; com desempenho dos cargos de chefe de obras, chefe de planejamento e gerente de contratos na empresa espanhola Isolux Córsan – obra da linha de transmissão de 500kV (Linhão de Tucuruí).

Geraldo Maranhão

DOCENTE

Engenheiro Eletricista (2005), Mestre em Engenharia Elétrica (2006) e Doutor em Engenharia Elétrica (2015) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como Professor Adjunto no Colegiado de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).  Pesquisador na área de Sistemas Inteligentes aplicados à Sistemas de Energia Elétrica, Diagnóstico de Faltas e Biotecnologia. Dedicou sua produção bibliográfica nestes temas onde a de maior relevância é sua dissertação de mestrado titulada “Avaliador Fuzzy para Diagnóstico de Faltas em Geradores Síncronos utilizando Identificação Paramétrica”. Hoje atua como coordenador do projeto de pesquisa: “Técnicas Avançadas para o Diagnóstico de Faltas em Máquinas Elétricas Rotativas Utilizando Técnicas de Inteligência Computacional”. Na Unifap atua também como Conselheiro Docente Suplente e é membro de comissões para a melhoria da Universidade.

Bolsistas e Voluntários

Amanda Soares

BOLSISTA

Caroline Absalão

VOLUNTÁRIA

Edivaldo Cardoso

BOLSISTA

Francisco Xavier

BOLSISTA

Eva Maria

BOLSISTA

Isabela Regina

VOLUNTÁRIA

itállo Pimentel

VOLUNTÁRIO

João Galvão

VOLUNTÁRIO

Larissa Almeida

BOLSISTA

Maria Michely

BOLSISTA

Marcos Sanches

BOLSISTA

Matheus Garcia

BOLSISTA

Rhayan Teles

BOLSISTA

Ruy Cantuária

BOLSISTA

Vitória Carneiro

BOLSISTA

Eixos do Projeto

O eixo de arquitetura e urbanismo tem  por atribuição reunir todas as demandas relativas ao uso da edificação no intuito de planejar, organizar e dotar de características desejáveis os ambientes internos e externos da mesma, tornando-os assim funcionais e seguros.

O eixo de construção civil tem por objetivo o desenvolvimento do bem estar social, por meio do planejamento, execução, fiscalização e monitoramento da qualidade e desempenho de obras civis. Sendo responsável pela especificação da tecnologia construtiva pertinente à solução adotada, bem como pelo levantamento de recursos necessários e orçamentação, além da elaboração do cronograma de execução da obra – prevendo-se tanto a duração das atividades empreendidas, quanto as relações estabelecidas entre cada qual.

O eixo de sistemas elétricos e automação é destinado a ofertar ao usuário energia elétrica em circunstâncias que permitam o correto e seguro uso de equipamentoss elétricos. Tornando racional e eficiente a utilização desse recurso.

O eixo de estruturas e fundações reúne duas grandes áreas da engenharia, sendo responsável pela concepção dos elementos que constituírão a infraestrutura e a superestrutura do Novo Tjap a partir do reconhecimento das ações externas a que estará submetida a estrutura. Dessa forma, dotando os elementos estruturais de dimensões e disposição adequada, ponderando o equilibrio do sistema de forças proposto, realizando ainda modelagem e análise computacional do comportamento da estrutura e, por fim, avaliando sua adequabilidade ao atendimento dos limites de serviço (ELS) e último (ELU) – tal qual recomenda as normas brasileiras.

O eixo de recursos hídricos desempenha importante papel voltado ao manejo e uso da água a partir do emprego de sistemas prediais de água fria e água quente, bem como esgoto. No primeiro caso com objetivo de armanezar, conduzir e permitir o uso pontos de utilização sob adequado volume e pressão; enquanto no segundo caso destina-se a correta coleta, condução e afastamento dos despejos resultantes do uso dos aparelhos sanitário – permitindo assim a manutenção de um ambiente seguro e higiênico.

Notícias

06/12/2022 - Celebração do contrato de serviço

No último dia 06/12/2022 foi celebrado acordo de cooperação técnica entre as partes universidade Federal do Amapá e Tribunal de Justiça do Amapá tendo presença do Desembargador Rommel Araújo, presidente do Tjap, coordenação do projeto de extensão - na figura dos professores Eng. Me. Regis Brito e Eng. Me. Adenilson Oliveira -; contando ainda com os demais técnicos, professores e discentes colaboradores. O projeto de extensão para elaboração dos projetos de engenharia do Novo Tjap propõe-se a produção das seguintes peças: Projeto arquitetônico; Projeto de acess Projeto estrutural; Projeto de instalações hidrossanitárias; Orçamento e peças técnicas correlatas.

12/12/2022 - Levantamento da poligonal de serviço

Realização do levantamento de poligonal sobre o entorno das futuras instalações do Novo Tjap contando com a participação do corpo de técnico docente e discente. Para tanto, foi utilizado equipamento RTK que baseia-se na transmissão instantânea de dados de correções dos sinais de satélites, do(s) receptor(es) instalado(s) no(s) vértice(s) de referência ao(s) receptor(es) que percorre(m) os vértices de interesse. Esse método consiste em colocar-se um receptor em um ponto de coordenadas conhecidas e, posteriormente, obter-se os dados dos pontos de interesse.

17/03 - Reunião de alinhamento com equipe de engenharia TJAP
04/04 - Reuniões de ajuste da modelagem estrutural
Execução de sondagens geotécnicas
Modelagem do projeto em ambiente BIM
Alinhamento com equipe de eng. TJAP
Utilização da plataforma trible connect
Reunião Inter eixo Arquietura e Orçamento
Eixo Construção Civil e Orçamento
Eixo Instalações e Estruturas