Macapaense é conservador em temas polêmicos, aponta pesquisa.

Coordenador da Pesquisa
Fonte: G1 Amapá – (Foto: Abinoan Santiago/G1)

Uma pesquisa realizada entre os dias 7 e 14 de janeiro de 2014 mostra que a população de Macapá é conservadora em relação a assuntos polêmicos. Na capital amapaense, que completa 256 anos em 4 de fevereiro, há resistência para debates sobre legalização da maconha, aborto e casamento homoafetivo. O estudo foi realizado pelo curso de secretariado executivo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e entrevistou 420 pessoas, abrangendo um universo de 327.712 habitantes de Macapá. A margem de erro é de 4,78%.

O coordenador da pesquisa, o professor universitário Antônio Teles, disse que o estudo destacou a população de Macapá como conservadora por causa do resultado em alguns itens propostos.

O estudo foi baseado com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os pesquisadores que trabalharam no estudo são da turma de 2011 do curso de secretariado executivo da Unifap. O treinamento deles aconteceu em 3 e 6 de janeiro de 2014. O trabalho também contou com a participação de demais professores do colegiado.

Segundo o coordenador do estudo, a necessidade de realizar uma pesquisa dessa natureza surgiu com a falta de dados sobre o estado e a capital amapaense. “O Amapá e a capital possuem poucos estudos sobre a opinião da população. As pesquisas em âmbito nacional não têm amostras locais”, frisou Teles.

Fonte: Portal G1 Amapá – http://goo.gl/4m7n2f