1ª SELEÇÃO DO MNPEF/UNIFAP

Pela primeira vez no Estado do Amapá, serão ofertadas vagas para um programa de mestrado em Física. De 05 a 30/09/2022 estão abertas as inscrições para a Seleção 2023 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF. Coordenado pela Sociedade Brasileira de Física – SBF, o MNPEF destina-se exclusivamente a professores da Educação Básica, graduados em Física ou áreas afins, que estejam em exercício de docência em Física e/ou Ciências. Para os professores da rede pública com estágio probatório concluído, há ainda a possibilidade de bolsas CAPES, atualmente de R$1.500.

Estão sendo ofertadas 9 vagas para a primeira turma do MNPEF na UNIFAP, 6 para acesso universal e 3 reservadas no âmbito das ações afirmativas (pretos/pardos, indígenas, pessoas com deficiência e/ou travesti). Ao preencher o formulário eletrônico de inscrição (www.sbfisica.org.br/mnpef), o candidato deve indicar o Polo 67UNIFAP como escolhido e anexar o comprovante pagamento da inscrição no valor de R$ 65,00.

A primeira etapa consta de uma Prova Escrita Nacional, que será realizada no Campus Marco Zero do Equador, a partir das 13h do dia 16/10, domingo. Os candidatos terão até quatro horas para responder sobre tópicos de Física Geral, de acordo com a bibliografia indicada. Os selecionados para a segunda etapa que enviarem eletronicamente a documentação prevista em edital, participarão da Prova de Defesa de Memorial, em novembro, onde apresentarão à banca sua trajetória profissional e acadêmica. Candidatos que não participarem de qualquer etapa serão eliminados da seleção, cujo resultado final será divulgado em dezembro. A ocupação das vagas estará ainda condicionada à comprovação dos requisitos e efetivação da matrícula.

Os novos alunos iniciarão suas atividades no primeiro semestre de 2023, com aulas presenciais nas quintas, sextas e sábados, no Campus Marco Zero do Equador. O cronograma e orientações para matrículas serão divulgados ao final do processo seletivo, assim como a grade de horários e o calendário acadêmico do MNPEF/UNIFAP.

Mais informações em: https://www2.unifap.br/fisica/mnpef/