Laboratório de Fisioterapia Uroginecológica – LABUROGIN

O Laboratório de Fisioterapia Uroginecológica (LABUROGIN) abrange diversas práticas de ensino-pesquisa-extensão. No LABUROGIN ocorrem aulas práticas da disciplina de Fisioterapia na Saúde da Mulher, pesquisas de iniciação científica, coletas de dados dos trabalhos de conclusão de curso e projetos de extensão, sendo os projetos principais a Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde da Mulher (LAFISM) e o projeto Abordagem Fisioterapêutica no Tratamento da Incontinência Urinária em Mulheres, o qual são projetos que se complementam.

A Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde da Mulher (LAFISM) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) é uma entidade civil de duração ilimitada, sem fins lucrativos com autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Curso de Fisioterapia da UNIFAP. Trata-se de um programa extensionista que terá como objetivo principal despertar, discutir e estimular o interesse pelo estudo de temas relacionados à Fisioterapia em Saúde da Mulher, proporcionar um espaço de construção e desenvolvimento acadêmico, bem como propor ações de orientação e educação em saúde voltadas a comunidade e ao público interno e externo à UNIFAP. Criada a partir da iniciativa da professora Juliana Falcão Padilha do Curso de Fisioterapia da UNIFAP, esta liga será composta por estudantes do curso de Fisioterapia da UNIFAP, colaboradores internos ou externos, tendo como tutor um docente deste mesmo curso, que serão orientados por um estatuto geral no qual constará os objetivos e missão da liga.

O projeto Abordagem Fisioterapêutica no Tratamento da Incontinência Urinária em Mulheres (PROJETO URO) objetiva o atendimento de mulheres com incontinência urinária podendo ser da comunidade interna (servidores, técnicos, professores, funcionários e acadêmicos) ou externa a UNIFAP (comunidade geral). São realizados atendimentos duas vezes por semana, os quais são realizadas avaliações fisioterapêuticas (avaliação por meio de questionários e ficha de anamnese e avaliação física), no intuito de identificar o tipo de IU apresentada e o diagnóstico cinético-funcional da participante. Assim, após a avaliação é traçado um plano de tratamento para a paciente.

Professor responsável: Juliana Falcão Padilha

Equipe: Acadêmicos do Projeto Abordagem Fisioterapêutica no Tratamento da Incontinência Urinária em Mulheres (PROJETO URO): Ana Beatriz Oliveira Santos (PROJETO URO); Amanda de Freitas Figueira (PROJETO URO); Amanda Maria Raposo Jorge (PROJETO URO); Yzabella Cristinny Cunha Martel (PROJETO URO); Raissa Ferreira Da Silva (PROJETO URO); Raissa De Abreu Trentin (PROJETO URO); Leonam Da Silva Ubaiara Jucá (PROJETO URO); Adilson Mendes (Professor Colaborador); Jaquelini Quaresma Cavalcante (Fisioterapeuta Colaboradora).

Acadêmicos do projeto Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde da Mulher (LAFISM): Yeda Christelle Cordeiro de Souza (Liga); Larissa Homobono Martins (Liga); Yasmin Aira Ferreira Lopes (Liga); Amanda de Freitas Figueira (Liga); Rhaylla Alves Zaqueu Ferreira (Liga); Ana Beatriz Oliveira Santos (Liga); Jordana Gonçalves Correa (Liga); Marina Magalhães Amaral (Liga); Larissa Homobono Martins (Liga); Letícia Carla Ribeiro (Fisioterapeuta Colaboradora).

Atividades realizadas: O projeto de uro realiza atendimentos para o tratamento da Incontinência Urinária feminina, 12 sessões, duas vezes por semana, com sessões de 1 hora cada, realizando 20 atendimentos por dia, totalizando em 40 atendimentos semanais. O número de pacientes por semestre é de 40 pacientes (em média); totalizando em média de sessões são 12, totalizando em média 480 atendimentos (em média por semestre). A LAFISM realiza palestras, campanhas, capacitações, oficinas e eventos. A campanha MesntruAÇÃO no 2º ano da LAFISM arrecadou produtos de higiene e absorventes, para montagem de kits de higiene menstrual, totalizando em 200 kits, os quais foram distribuídos para comunidades que necessitavam; no mês de outubro de 2023 realizou-se a ação SPA para elas em prol das mulheres em tratamento de câncer de mama dentre outras. Foram realizadas palestras educativas sobre diversas temáticas: escrita científica; empreendedorismo feminino; violência contra mulher; visibilidade LGBTQIA+; higiene íntima; doenças acometidas nas mulheres.

Equipamentos: FESVIF 995 Dual (TENS/FES); FESVIF 995 four (TENS/FES); Dualpex 961 Uro sonda intravaginal e eletrodos transcutâneos; Cones Vaginais; PelviFit Trainer – Sonda para exercitar o assoalho pélvico; PERIDELL – Massageador Terapêutico para a região perineal; Dilatador Vaginal; Perina Clínico Biofeedback; Bola Suíça; Faixa Elástica; Epi-No; modelos anatômicos educativos; Estetoscópio; Esfigmomanômetro; bola de tênis.