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Curso de Letras Português e Francês

O Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas respectivas literaturas visa formar o licenciado em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Literaturas de acordo com o contexto e necessidades locais e com o objetivo de atuação profissional sob a realidade regional.

O curso preserva a natureza pluridimensional do ensino público superior e possui três áreas de concentração: (1) Estudos Linguísticos em Língua Portuguesa e em Línguas Estrangeiras Modernas, precisamente, o FLE; (2) Estudos Literários em Língua Portuguesa (LP) e em Língua Francesa (FLE); (3) Didática das Línguas e Literaturas. Defende a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento que compõem a grade curricular do curso e entre o Ensino, Pesquisa e Extensão, condições para a instalação e manutenção de uma universidade autônoma. Ao considerar a formação do licenciado, a organização curricular do curso volta-se igualmente para a dimensão pedagógica. Assim  os objetivos do curso  podem ser sistematizados em:

I Formar profissionais que atuem com coerência nas áreas de Linguística, Literatura e Didática das línguas e das literaturas;

II Apresentar as contribuições fundamentais sobre o ensino de Análise Linguística e as concepções contemporâneas da LP e LE, particularmente o FLE, e de seu ensino;

III mediar a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos fundamentais da Linguística, Literatura e Didática das línguas;

IV permitir aos discentes a utilização adequada das variedades da LP e do FLE em situações de comunicação;

V proporcionar reflexões sobre o ensino da LP e do FLE em contextos multiculturais e plurilingues;

VI discutir práticas pedagógicas no ensino e aprendizagem da LP (língua e literaturas de expressão em Língua Portuguesa, incluída a literatura amapaense) e do FLE (Língua Francesa e literaturas francesa e francófonas);

VII proporcionar a reflexão associada da literatura (nas línguas portuguesa e francesa), da língua (portuguesa e francesa) e do contexto histórico e social em que tais manifestações emergem e são recepcionadas;

VIII mediar o processo de aquisição e produção de conhecimento e sua relação com as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos;

IX incentivar os discentes à pesquisa e ao intercâmbio linguístico e cultural com outros falantes nativos de nações lusófonas e francófonas.

Desta forma, o licenciando em Letras – Português e Francês do Campus Binacional de Oiapoque deve se capacitar para dominar, com fluência, as Línguas Portuguesa e Francesa considerando a integralidade e complementaridade das quatro habilidades (ouvir, falar, ler, escrever) concernentes a ambas as línguas (a vernacular e a estrangeira), bem como dominar suas respectivas literaturas com vista para o ensino e a pesquisa linguísticos e literários, sem se descolar das constantes e necessárias observação e compreensão das realidades sociais em que esses saberes são solicitados.

Tendo como fundamento esse princípio, e diante da pertença de docentes e discentes do Curso de Letras – Português e Francês, a etnias e culturas indígenas da região do extremo norte amapaense que faz fronteira com a Guiana Francesa, onde se encontra localizado o município no qual o campus Binacional está inserido, o Plano Pedagógico deste curso não deixa de levar em conta o contexto bastante singular que atravessa a formação dos alunos, que passa a ser mais plural e multilíngue devido aos elementos geopolíticos locais que influem no perfil dos ingressantes e, consequentemente, dos egressos do curso. Esse ambiente multicultural e multilinguístico influencia positivamente a qualidade do desenvolvimento profissional e interpessoal dos formados em Letras.

A articulação entre as características etnográficas de Oiapoque/AP e as experiências próprias do ensino, da pesquisa e da extensão universitárias voltadas ao curso de Letras possibilita uma interação diferenciada entre os aspectos teóricos e práticos dos conteúdos linguístico-literários dos componentes curriculares e proporciona um âmbito democrático de respeito e partilha, e ao mesmo tempo de construção, de uma identidade científica pela qual são valorizados os distintos tipos de conhecimento.

O perfil do acadêmico do curso de Letras – Português e Francês do Campus Binacional é perpassado pela dialética oriunda dessa conjuntura. Por essa razão, os licenciandos são preparados para o mercado de trabalho imbuídos dessa visão, cujo humanismo que lhe serve de essência se associa com a necessidade de serem dinâmicos e criativos no processo de mediação entre conhecimento científico e as especificidades do processo de ensino e aprendizagem em LP e FLE e suas literaturas nas situações de atuação profissional.

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Prorrogação do período de inscrições de Chapas para a Nova Diretoria do CALTM (2025-2026)

A comissão eleitoral da reorganização do CALTM informa que houve prorrogação do período de inscrição de Chapas para a nova diretoria do CALTM. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de abril de 2025, conforme o Edital retificado.

Atenciosamente,

A comissão eleitoral.

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Edital de Inscrições de Chapas para a Nova Diretoria do CALTM (2025-2026)

CENTRO ACADÊMICO DE LETRAS TEREZINHA MACIEL
A COMISSÃO ELEITORAL DO CALTM – 2025
Edital de Inscrições de Chapas para a Nova Diretoria do CALTM (2025-2026)
A presidente da Comissão Eleitoral do Centro Acadêmico de Letras Terezinha Maciel
2025, convida todos os discentes do Curso de Letras Português e Francês, do Campus
Binacional de Oiapoque, interessados em concorrer a cargos da diretoria do CALTM,
para apresentar suas candidaturas, com CHAPAS montadas, que componham todos os
cargos para as coordenações da nova diretoria do Centro Acadêmico de Letras Terezinha
Maciel- CALTM- 2025-2026.
As candidaturas podem ser feitas no período de 12 a 23 de março de 2025.
Os componentes das chapas devem preencher os dados da
ficha de inscrição
(ANEXO I) e enviar junto com as cópias dos documentos:
• RG;
• CPF;
• Comprovante de residência;
• Comprovante de matrícula no curso de Letras;
De preferência em PDF único, no seguinte endereço de e-mail:
lucineiaalves@unifap.br, com o assunto: Inscrição de chapa CALTM .
O resultado das inscrições das CHAPAS será anunciado no dia 24 de março de 2025, a
partir das 15 horas.
A Comissão para a reorganização do CALTM.

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Inscrição – Projeto de Extensão Sans Frontières: Curso de Língua Francesa no Município de Oiapoque (Básico)

O Projeto é uma proposta de docentes do Curso de Letras Português e Francês da UNIFAP, Campus Binacional de Oiapoque, e é voltado para as pessoas que possuem o ensino médio completo ou que estejam cursando o terceiro ano. E para discentes e servidores da UNIFAP. A exigência é que os candidatos tenham disponibilidade para estudar uma vez por semana: na segunda-feira (40 vagas) ou na quarta-feira (40 vagas), das 9h às 12h. O curso é presencial, e acontecerá nas dependências do Instituto Federal do Amapá- IFAP – Campus Avançado de Oiapoque (R. Joaquim Caetano da Silva, 870, Centro). Terá duração de 10 meses: 03 de fevereiro a 17 de dezembro. Por favor, só preencha o formulário se possuir os requisitos e a disponibilidade de tempo, pois você poderá tirar a vaga de alguém que realmente tenha condições de estudar. Link de inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdXOtgPidjRIfOyKVFL_6PF4Ry6S4Dmcs6jIYifdrzywQLxYg/viewform?usp=header

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Discentes do Curso de Letras – Português e Francês foram selecionadas para serem bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Oito (08) discentes do curso de Licenciatura em Letras – Português e Francês (UNIFAP), do campus Binacional de Oiapoque, foram selecionadas para serem bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto de Língua Portuguesa, o qual atende os campi Marco Zero, Santana e Binacional da Universidade Federal do Amapá.

As oito licenciandas, regularmente matriculadas nas turmas 2021.2, 2022.2 e 2023.2 conforme suas entradas no curso, atuarão no projeto junto à supervisora Pollyanna Costa Figueiredo, egressa do curso Letras – Português e Francês. A atuação das bolsistas discentes e supervisora se dará em 2025 e 2026 na Escola Estadual Joaquim Caetano, localizada na cidade de Oiapoque/AP.

O projeto será coordenado pelo Prof. Dr. Izaías Serafim de Lima Neto, o qual atuará na orientação geral das atividades do projeto, que visa a melhoria das condições de aprendizagem da língua portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental.

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COMUNICADO 1- SUSPENSÃO DO PROCESSO ELEITORAL

A Comissão Eleitoral, fazendo uso das atribuições a ela designadas pela Portaria nº
1254/2024, suspende o processo eleitoral para Coordenador (a) e Vice-Coordenador (a) do
Curso de Letras – Biênio 2025-2026.
Tendo em vista a inscrição de interessado único, o Prof. Izaías Serafim Neto de Lima,
mas sem a indicação de vice coordenador, o que impede deferimento da chapa, a Comissão
Eleitoral suspende o pleito e recorre à competência deliberativa do colegiado do Curso do Curso
de Letras – Português e Francês da UNIFAP – Campus Binacional, em acordo com o Art. 91
do Regimento Geral da UNIFAP.

  Oiapoque/AP, 10 de dezembro de 2024

Edilson Alves de Souza
Presidente da Comissão Eleitoral
Portaria nº 1254/2024

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III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- Premiação de estudante de Letras

No último dia 31 de outubro, ocorreu no campus Binacional o III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, evento que conglomera as ações de pesquisa finalizadas no ano de 2024 (PICIB/PROBIC/PIBIT/PROVIC) da UNIFAP, especificamente no âmbito do campus Binacional. Na ocasião, três discentes do curso de Letras – Português e Francês apresentaram suas pesquisas abaixo listadas:


Memórias de uma língua que não pôde ser falada: silenciamentos de línguas indígenas – Bolsista PIBIC/CNPq – MOISÉS SEDÔ GOMES
Orientadora: PROFA. DRA. ELISSANDRA BARROS DA SILVA

Fundamentos aristotélicos da função poética da leitura literária – Bolsista PROVIC/UNIFAP – JOYCE FELIPE ANIKA
Orientador: PROF. DR. EDILSON ALVES DE SOUZA

Leituras das resistências na obra “Laços de Família” de Clarice Lispector – Bolsista PROBIC/UNIFAP – RAYANA PARANATINGA GOMES
Orientador : PROF. DR. IZAIAS SERAFIM DE LIMA NETO

Destacamos que a discente Bolsista PROBIC Rayana Paranatinga Gomes obteve o 1º lugar dentre os 9 trabalhos apresentados no GT de pesquisa de EDUCAÇÃO E HUMANIDADES.

Parabenizamos os pesquisadores e pesquisadoras pelo êxito científico de suas propostas.

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V Colóquio de Literatura de Fronteira

 

O V Colóquio de Literatura de Fronteira é um evento com apresentação dos trabalhos desenvolvidos neste semestre pelos acadêmicos da turma de Letras – Português e Francês (2021.2), da UNIFAP/Campus Binacional, durante a disciplina Literatura de Fronteira, ministrada pela Profª. Drª. Fabíola Reis. Além de discutir questões voltadas para a noção de fronteira e as línguas faladas nesse espaço, a disciplina também trabalhou com escritores e poetas que dedicaram algumas linhas sobre a cidade de Oiapoque, como Ramiro Batista, Fernando Canto, Marven J. Franklin e Edson Lopes Maia, refletindo, assim, sobre quem é o sujeito literário que habita a fronteira Oiapoque/Guiana Francesa.

O evento tem inscrições gratuitas no local, com emissão de certificado de 4 horas de AACC. Ao final da noite, haverá sorteio de livros entre os ouvintes.

V COLÓQUIO DE LITERATURA DE FRONTEIRA

06 de novembro de 2024

UNIFAP – Campus BR – Sala B3

 

19:30 – ABERTURA: Profª. Drª. Fabíola Reis

19:45 – COMUNICAÇÃO: A catraia como símbolo da fronteira no poema de Marven J. Franklin (Adriana Mendonça; Larissa Miranda; Letícia Louise Silva; Rayana Paranatinga).

20:10 – COMUNICAÇÃO: Análise do poema “Oiapoque de um dia desses pra cá”, de Edson Lopes Maia (Edinara Vilhena)

20:35 – Coffee-break

21:00 – COMUNICAÇÃO: Perspectiva e Fronteira: Análise da crônica Aribamba, de Ramiro Esdras (Joyce Anika; Lia Araújo e Lucas Silva).

21:25 – COMUNICAÇÃO: Histórias de Fronteira: Análise de “Mama Guga”, de Fernando Canto (Julien Labontê; Moisés Gomes).

21:50 – SORTEIO DE LIVROS

 

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Professor e alunas do curso Letras – Português e Francês participam de publicação

O professor Edilson Alves de Souza, docente da área de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa do curso Letras – Português e Francês (UNIFAP – Campus Binacional), e as acadêmicas Joyce Felipe Anika e Lia Roberta Gomes de Araújo, ambas discentes do mesmo curso, participam como autores em coletânea, recentemente, publicada pela Editora Bagai.

Capa da coletânea de ensaios

 

A obra Ensaios sobre letras, linguística e artes: ensino, pesquisa e extensão – Volume 3, organizada por Cleber Bianchessi, é composta por 19 trabalhos, entre os quais se encontra o capítulo intitulado “Notas para uma função poiética da recepção literária na poética clássica”, da autoria do referido professor e das alunas.

Conforme sinopse disponível no site da editora, a publicação, que já soma seu terceiro volume,

“[…] expressa e oferece análises intelectuais e ensinamentos didáticos que representa um esforço coletivo de pesquisadores por meio do ensino, pesquisa e aplicação do conhecimento imersos nas práticas de ensino e aprendizagem. Ressaltam a linguística ao se dedicar ao estudo científico da linguagem, as letras explorando a produção e a interpretação de textos literários, e as artes ao englobar diversas formas de expressão como resultados de estudos e experiências educacionais. Ao longo de sua trajetória, a coletânea explora abordagens diversas e propostas do professor contemporâneo que interage, em certos momentos, com outras disciplinas ao destacar perspectivas e visões únicas dos indivíduos”.

O capítulo “Notas para uma função poiética da recepção literária na poética clássica”, de acordo com o que está expresso em seu parágrafo inicial,

“é um desdobramento das atividades realizadas em torno do projeto de pesquisa intitulado ‘Fundamentos de uma função poiética da leitura literária – Fase I’, que tem sido desenvolvido na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), particularmente no Campus Binacional de Oiapoque. O objetivo principal do projeto é verificar de que modo a experiência com o texto literário cumpre uma Função Poiética e como ela aparece na reflexão crítica associada à chamada Poética Clássica” (SOUZA; ANIKA; ARAÚJO, 2024, p. 107, grifos dos autores).

Página inicial do capítulo

 

O professor Edilson destacou que o projeto de pesquisa do qual se origina o capítulo tem pouco mais de um semestre e já tem possibilitado frutos concretos, dos quais mencionou sua recente participação no VI Cielli – Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, ocorrido entre dias 06, 07 e 08 de março de 2024 e organizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEG), no qual apresentou a comunicação “Fundamentos platônicos para uma função poiética da leitura literária”. (Para acessar informações sobre evento e o Caderno de Resumos, clique neste link: https://6cielli2024.blogspot.com/).

Por fim, o professor Edilson também assinalou a importância da participação das alunas na publicação, ressaltando que isso é resultado do relevante trabalho que o colegiado do curso de Letras tem realizado em prol da formação profissional, acadêmica e humana da população de Oiapoque/AP e de cidades circunvizinhas.

Os interessados na publicação podem acessá-la gratuitamente pelo site da Editora Bagai (https://editorabagai.com.br/product/ensaios-sobre-letras-linguistica-e-artes-ensino-pesquisa-e-extensao-vol-3/) ou pelo portal eduCapes (https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742928).

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Professor e discente do Curso de Letras Português e Francês participam do 6º SECLII-UNIFAP

A acadêmica Joyce Felipe Aniká e o professor Edilson Alves de Souza ministraram, no dia 10 de fevereiro de 2024, o minicurso “Mimesis e etnia: perspectivismo ameríndio e literatura indígena”. A atividade aconteceu no contexto do 6º Seminário de Extensão do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (6º SECLII-UNIFAP), evento que tem acontecido desde o dia 20 de janeiro de 2024, aos sábados, e perdurará até o dia 24 de fevereiro (para conferir a programação completa e se inscrever, acesse: https://www.even3.com.br/6seclii/).

Professor Edilson

Conforme o resumo disponibilizado pelos dois palestrantes, o minicurso teve por objetivo

“[…] fazer uma leitura de obras da literatura brasileira destacando a maneira como suas formas de representação (a mimesis) lidou com o indígena, como temática e, mais contemporaneamente, como autor. Tendo como ponto de partida o perspectivismo ameríndio de Eduardo Viveiros de Castro, e contando com o auxílio da abordagem de outras expressões artísticas (como o grafismo indígena oiapoquense), mostramos como a literatura de autoria indígena tem contribuído para a reorientação e reconfiguração das relações entre mimesis e etnia praticadas no cânone literário do Brasil e, com isso, descolonizado a visão que se tem sobre as culturas dos povos originários”.

Acadêmica Joyce Felipe Aniká

O minicurso foi uma oportunidade para divulgar os estudos e pesquisas que têm sido desenvolvidos no âmbito do curso de Letras Português e Francês do Campus Binacional da UNIFAP e contou com a presença de alunos de outros cursos, como Geografia e Intercultural Indígena, todos eles oriundos de aldeias indígenas.

Cursista no minicurso

O professor Edilson destacou que essa também foi uma boa ocasião para a partilha e para o diálogo e uma oportunidade para reforçar o protagonismo estudantil nas atividades do curso de Letras.