No último sábado, dia 21 de novembro de 2015, foi realizado o 1º Encontro Sobre Cultura Afro-Brasileira no Município do Oiapoque, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20/11).
O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, e foi idealizado e organizado pelo professor Jonathan Viana, membro do Colegiado de História, com a coordenação de professores dos Colegiados de Letras e Pedagogia.
Na ocasião, foram apresentados trabalhos relacionados às questões afro-brasileiras, tais como a representação das personagens negras na literatura, a Lei 10.639/03, as personagens negras em HQ, o papel do NEAB no Estado do Amapá, os movimentos sociais negros e a implementação das políticas afirmativas, por fim, falou-se dos povos indígenas e negros no Brasil, em seus aspectos históricos e sociais. Tivemos como palestrantes da casa, o Professor Paulo Milhomens (História) e a Professora Lucinéia Alves (Letras). Recebemos expositores de outras instituições, como o Professor e escritor Luís Fulano de Tal (Luís Carlos de Santana-GEA), a Professora Elaine Albuquerque (NEAB), o professor e pesquisador Silvaney Rubens e a representante de movimentos sociais Suane Brazão (NEAB). Contamos com a presença do Diretor do Campus Eduardo Margarit, de Edmar Elfort da Mission Locale Régionale de Guyane (Luta contra a exclusão social de jovens), da Dama de Vermelho (representante do Sindicato dos Idosos), de Ivamar Alves (Sebo Cantinho do Saber- Macapá) e de Naldo Maranhão que fechou o evento com chave de ouro, cantando músicas regionais.
Foi uma manhã de muito aprendizado e reflexão. Tivemos 99 expectadores atentos: Professores e acadêmicos de todos os cursos de nosso Campus, professores da rede estadual e municipal, além de estudantes de outras instituições e pessoas da comunidade em geral, interessadas sobre os assuntos abordados no Encontro.
Além disso, contamos com a preciosa e fundamental colaboração dos técnicos e dos monitores, estudantes dos Cursos de História, Letras, Geografia e Pedagogia, que empenharam-se na divulgação e na realização do 1º Encontro Sobre Cultura Afro-Brasileira…