0

Professor e discente do Curso de Letras Português e Francês participam do 6º SECLII-UNIFAP

A acadêmica Joyce Felipe Aniká e o professor Edilson Alves de Souza ministraram, no dia 10 de fevereiro de 2024, o minicurso “Mimesis e etnia: perspectivismo ameríndio e literatura indígena”. A atividade aconteceu no contexto do 6º Seminário de Extensão do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (6º SECLII-UNIFAP), evento que tem acontecido desde o dia 20 de janeiro de 2024, aos sábados, e perdurará até o dia 24 de fevereiro (para conferir a programação completa e se inscrever, acesse: https://www.even3.com.br/6seclii/).

Professor Edilson

Conforme o resumo disponibilizado pelos dois palestrantes, o minicurso teve por objetivo

“[…] fazer uma leitura de obras da literatura brasileira destacando a maneira como suas formas de representação (a mimesis) lidou com o indígena, como temática e, mais contemporaneamente, como autor. Tendo como ponto de partida o perspectivismo ameríndio de Eduardo Viveiros de Castro, e contando com o auxílio da abordagem de outras expressões artísticas (como o grafismo indígena oiapoquense), mostramos como a literatura de autoria indígena tem contribuído para a reorientação e reconfiguração das relações entre mimesis e etnia praticadas no cânone literário do Brasil e, com isso, descolonizado a visão que se tem sobre as culturas dos povos originários”.

Acadêmica Joyce Felipe Aniká

O minicurso foi uma oportunidade para divulgar os estudos e pesquisas que têm sido desenvolvidos no âmbito do curso de Letras Português e Francês do Campus Binacional da UNIFAP e contou com a presença de alunos de outros cursos, como Geografia e Intercultural Indígena, todos eles oriundos de aldeias indígenas.

Cursista no minicurso

O professor Edilson destacou que essa também foi uma boa ocasião para a partilha e para o diálogo e uma oportunidade para reforçar o protagonismo estudantil nas atividades do curso de Letras.

lucineiaalves