- IN-VERSÃO ACADÊMICA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES
PERÍODO: 2024-2026
Resumo: O projeto surge da necessidade de estabelecer um espaço de diálogo interdisciplinar entre os cursos de Licenciatura em Filosofia, Letras e Pedagogia, integrantes do Campus Santana, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O projeto destaca ainda a necessidade urgente de trazer ao conhecimento da sociedade amapaense o Campus Santana, bem como as atividades nele desenvolvidas através de seus cursos, nas esferas do ensino, da pesquisa e da extensão. A partir dessa proposta, o projeto quer mobilizar acadêmicos e Centros Acadêmicos (CAs), docentes, técnicos da instituição, estudantes do ensino médio das redes pública e privada do Estado, Organizações Não Governamentais (ONGs) e público interessado para em conjunto organizarem ações derivadas de práticas de ensino, vinculadas a um componente curricular de um dos cursos citados, alternando-se por semestre letivo, configurando-se assim em uma prática interdisciplinar desses cursos, de modo a promover trocas de experiência no processo formativo acadêmico na graduação dos discentes. Formação essa integrada à dimensão da extensão – fundamental nesse processo.
Coordenador(es)
Prof.ª Dr.ª Victor André Pinheiro Cantuário
- FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: PESQUISA ORIENTADA PARA O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO E TEXTUAL DO COMPONENTE CURRICULAR”FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO”
PERÍODO: 2022-2025
Resumo: O projeto pretende contribuir para o desenvolvimento da área de estudos e componente curricular do curso de pedagogia denominado “Filosofia da Educação”, propondo investigações que incidam sobre tópicos como a relação existente entre filosofia e educação, as teorias do currículo e sua fundamentação filosófica, as tendências filosóficas que fundamentaram e seguem fundamentando teorias e tendências educacionais, ética e moral, cultura e fazer humano, além de outros. Com isso, o projeto também pretende a elaboração de material didático para ser utilizado no componente curricular, bem como a tradução de textos da área que ainda não foram objeto de ações dessa natureza. Cabe esclarecer que não se está realizando incursão em toda a tradição filosófica ocidental e sua herança cultural e pensamento, mas se concentrando o olhar na interseção existente exclusivamente na relação elaborada e produzida pela filosofia e pela educação a partir de pensadores pontuais e correntes de pensamento específicas que contribuíram para o desenvolvimento de uma área de estudos no brasil.
Coordenador: Prof.ª Dr.ª Victor André Pinheiro Cantuário
- TEMPTA: CONSTRUINDO BASES A REDAÇÃO DO ENEM
PERÍODO: 2024-2025
Resumo: Este projeto de extensão objetiva oferecer oficinas de produção textual para alunos do último ano do Ensino Médio de escolas públicas do município de Santana-AP. As oficinas direcionam-se à produção do texto dissertativo-argumentativo do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Como suporte teórico-metodológico da ação, o projeto se pauta por referenciais que versam, principalmente, sobre gênero e tipologia textuais (Marcuschi, 2008), elementos de textualidade (Beaugrande; Dressler, 1981; Koch; Travaglia, 2015), tópico discursivo (Alencar; Faria, 2014; Marcuschi, 2008) e construção da argumentação (Koch; Elias, 2018) e da referenciação (Koch, 2009, 2022; Koch; Elias, 2009, 2018). Espera-se que, ao término das oficinas, os cursistas apresentem práticas de escrita condizentes com os critérios exigidos à produção da redação do ENEM.
Coordenador(es)
Prof.ª Dr.ª Gilmara dos Reis Ribeiro
Prof. Dr. Romário Duarte Sanches
Equipe de monitores:
Bianca da Silva Martins
Camilla Bianca Paixão Do Amaral
Camilly Mikaella Oliveira de Miranda
Carolynne Souza Mourão
João Paulo Brito de Medeiros
Josenildo Ribeiro da Silva
Marcele Salgado Maciel
Marcelo de Souza Carvalho
Rodrigo de Souza Furtado
Yasmim Leite Bruno Valente
- LEITURAS PÓS-COLONIAIS NO MEIO DO MUNDO
PERÍODO: 2019-2022
Resumo: Este projeto propõe reunir pesquisadores e discentes para debaterem textos teóricos basilares dos estudos pós-coloniais. Por meio de encontros mensais conduzidos por um professor vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Estudos Literários (NUPEL), as discussões encetadas visam adensar o conhecimento e as reflexões propostas pelos estudiosos do pós-colonialismo tendo em vista o contexto da Amazônia, do Caribe e da região das Guianas.
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Natali Fabiana da Costa e Silva
Colaboradores:
Prof.ª Dr.ª Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos
Prof.ª Dr.ª Ingrid Lara de Araújo Utzig
Prof.ª Dr.ª Juliana Pimenta Attie
Prof.ª Dr.ª Lucineia Alves dos Santos
Prof. Dr. Marco Aurélio Rodrigues
Prof. Dr. Marcos Paulo Torres Pereira
Prof. Dr. Rafael Senra Coelho
- CINE CAMPUS
Resumo: Este projeto propõe encontros mensais com vistas à realização de uma sessão de filme por mês. Os filmes abordam temas de conteúdo crítico, quer sejam eles na área da literatura, ciências sociais, política, filosofia, psicologia etc. Após a sessão, o projeto propõe um professor mediador para aprofundar as questões trabalhadas e, finalmente, promover um bate-papo entre os alunos acerca das reflexões encontradas no filme. O público-alvo é o discente dos cursos vespertinos e noturnos (Letras, Química, Filosofia e Pedagogia) do Campus de Santana. Este Projeto está vinculado ao Projeto de Pesquisa Estudos em Espaços Culturais, Inclusivos e Deliberativos – PVL 140/2017 – DPQ – UNIFAP.
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Natali Fabiana da Costa e Silva
- CABALUARTE
PERÍODO: 2018-2020
Resumo: O Projeto envolverá a criação de um blog (que futuramente poderá se desdobrar em canal de vídeo e até mesmo produções materiais), cujo intuito é divulgar críticas, resenhas e ensaios produzidos pelos próprios alunos. O escopo do projeto contempla produções culturais variadas, como livros, filmes, discos, HQs, revistas, peças, artes plásticas, artesanato e outras. O objetivo é incentivar a produção textual e o pensamento crítico dos alunos.
Coordenador: Prof. Dr. Rafael Senra Coelho
Colaborador: Prof. Dr. Marcos Paulo Torres Pereira