A REPRESENTAÇÃO DA AMAZÔNIA NA EPISTOLOGRAFIA DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA

 

Profa. Dra. Fernanda Cristina Encarnação dos Santos

A pesquisa propõe o estudo da epistolografia do Padre Antônio Vieira produzida no século XVII, detendo seu enfoque na representação da Amazônia. Pretende-se analisar a representação da Amazônia nessas cartas, sobretudos nos volumes de Epistolografia da Obra completa do Padre Antonio Vieira (2014), dedicados ao Grão-Pará e Maranhão, designação polítca-geográfica do norte do Brasil.

Em andamento.

 

LITERATURA NO MEIO DO MUNDO: MEMÓRIA E IDENTIDADE NA LITERATURA DAS GUIANAS

 

Profa. Dra. Natali F. da Costa e Silva

Esta pesquisa pretende estudar – por meio de romances produzidos na região das Guianas, especificamente na Guiana Francesa, no Suriname e na Guiana – a memória enquanto representação social e mecanismo de busca de uma identidade comum a esses países. Esses espaços, embora distintos em inúmeras dimensões, congregam, todavia, diversos aspectos: a geografia, o fluxo migratório, certas influências culturais. Apresentam, ainda, uma constituição linguística e cultural múltipla na qual é possível encontrar as línguas francesa, crioula, inglesa, holandesa e indígenas, além de diversas expressões artísticas. Apesar dessa riqueza, enfrentam sérios problemas, como a imigração ilegal, um alto índice de prostituição, a exploração ilegal do garimpo, entre outros. A literatura não é alheia a esses aspectos e, portanto, se por um lado é permeada pelo imaginário exótico do “Eldorado”, também incorpora as contradições sociais presentes nas cidades, seus baixos níveis de desenvolvimento, as péssimas condições de trabalho no garimpo, a marginalização de uma região que ficou conhecida como “Inferno Verde”. Distante dos centros produtores de grandes obras literárias em nossa época, essa literatura que se expressa fora do cânone busca afirmar-se também enquanto representação de uma cultura não valorizada e pouco conhecida. Nessa perspectiva, se a Literatura é um produto cultural, ela pode construir e veicular discursos minoritários, buscando preencher as lacunas do paradigma literário vigente. A perspectiva da memória enquanto prática de representação identitária e social será o eixo norteador do trabalho. Para tal, a pesquisa basear-se-á nas contribuições de Walter Benjamin (1994), Jeanne Marie Gagnebin (2005), Maurice Halbwachs (2004), entre outros.

Em andamento

 

LITERATURA E MÍDIA

 

Prof. Dr. Rafael Senra Coelho

Nesse projeto pretendemos pesquisar obras situadas não apenas no campo literário, mas em diversas outras mídias, além de hibridismos e diálogos entre obras situadas em mídias e suportes distintos.

Em andamento.

Deixe um comentário