Localizado na Rodovia Duca Serra, n. 1233 – Bairro Fonte Nova, na cidade de Santana, no estado do Amapá, o curso de Licenciatura em Letras-Português iniciou suas atividades em novembro de 2015, sob a Resolução n. 046/2013-CONSU. Desde esse período até os dias atuais, recebe 50 alunos anualmente com entrada de discentes no segundo semestre de cada ano letivo. Convém destacar que o curso de Letras da Universidade Federal do Amapá, Campus Santana, é o único do estado com habilitação exclusivamente em Letras-Português.

Visando suprir a carência de formação na área, o curso funciona nos turnos vespertino e noturno e tem duração de 8 (oito) semestres, totalizando 3.450 (três mil, quatrocentas e cinquenta) horas ou 4.140 (quatro mil cento e quarenta) horas/aula. Seu período mínimo de integralização de créditos é de 4 (quatro) anos e seu período máximo, 6 (seis) anos.

Alguns aspectos aferem o impacto do curso de Letras-Português na região, como o crescente número de iniciação científica e a maior participação em eventos acadêmicos fora da IES e/ou fora do estado. Outro ponto significativo é a entrada de alunos da primeira turma (2015) em programas de Pós-Graduação, tais como o Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), o Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP (Universidade de São Paulo) e o Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFAP (Universidade Federal do Amapá). Acredita-se que a qualificação profissional dos discentes para atuarem tanto na docência quanto na pesquisa poderá, a médio e longo prazo, diminuir as assimetrias regionais e melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado do Amapá.