POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E EDUCACIONAIS EM CONTEXTO DE SURDEZ: UM ESTUDO À LUZ DE PERSPECTIVAS DECOLONIAIS E TRANSLÍNGUES

Profa. Ma. Gilmara dos Reis Ribeiro

Esta pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e interpretativista, objetiva realizar um estudo crítico-reflexivo de políticas linguísticas e educacionais que contemplam pessoas surdas, a fim de verificar se a construção discursiva dos conceitos ‘pessoa surda’, ‘surdez’, ‘inclusão’, ‘língua/linguagem’, ‘educação bilíngue’ e ‘bilinguismo’, nesses documentos, pode colaborar com a sustentação da colonização do ser, do saber e do poder no que respeita aos surdos, seus saberes e práticas linguístico-culturais. Para isso, o estudo é ancorado em perspectivas decoloniais e translíngues, as quais se mostram pertinentes à análise da construção discursiva tendo em vista os conceitos supramencionados e suas possíveis implicações para as práticas educacionais. Acreditamos que este estudo é relevante por poder oportunizar a construção de um olhar mais sensível ao contexto de surdez, em favor de uma educação linguística ampliada, podendo contribuir tanto com a atuação quanto com a formação docente de professores de Português.

Em Andamento.

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