Literatura

  • Poesia como expressão da memória e cultura na Amazônia: a cena amapaense

 Período: 2023-2024

Resumo: A literatura produzida na Amazônia desperta o interesse do público leitor e de pesquisadores não apenas circunscritos ao espaço geográfico que a compõe, muito menos ao território brasileiro. Dessa forma, e detendo a atenção no fenômeno literário que se desdobra em forma de poesia, o projeto de pesquisa propõe a realização de estudos que possam se concentrar no cenário literário amapaense reunindo tanto nomes já reconhecidos e referenciados como Alcy Araújo e Aracy Mont’Alverne, por exemplo, quanto aqueles cuja obra ainda não foi objeto de algum estudo descritivo ou análise textual mais detalhada e sistemática.

 Coordenador: Prof.ª Dr.ª Victor André Pinheiro Cantuário

  • Fanm difé: três mulheres djòk em três romances da Guiana Francesa

Período: 2024-2026

O projeto de pesquisa visa compreender o modo como as protagonistas de Entre l’arbre et l’écorce (2009), de Françoise James Ousénie Loe-Mie, La saison des abattis (2011), de Lyne-Marie Stanley, e La vie Bidim d’Ambrosia Nelson (2016), de Marie-George Thebia, todos escritos e publicados na Guiana Francesa, (des)constroem seu olhar em direção à França “metropolitana”. As personagens, três mulheres crioulas e guianenses, também conhecidas como fanm djòk, direcionam sua mirada à “metrópole” e a si mesmas atentando-se para a maneira como sua raça e seu gênero servem de pretexto à exploração de seus corpos. Nesse sentido, a partir das discussões encetadas pelo feminismo decolonial, buscaremos analisar como se estabelece a autopercepção do esgotamento dos corpos e o agenciamento de suas mazelas para superarem a condição de vulnerabilidade econômica, social e cultural, entabulando, assim, uma dinâmica que parte do esgotamento (épuisement) ao florescimento (épanuissement) da consciência de gênero, raça e da própria djokitude. Nesse processo de (re)visão do olhar das protagonistas, pretendemos observar como essa dinâmica de (des)construção rasura fronteiras geográficas e entabula o que Édouard Glissant denomina de “Relação” e “Opacidade”. Também pretendemos averiguar a dimensão política da língua na construção das narrativas por meio do uso alternado entre crioulo e francês na urdidura dos romances e, por fim, tencionamos compreender as dinâmicas editoriais entre a “metrópole” e os departamentos ultramarinos.

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Natali Fabiana da Costa e Silva

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