0

Visita do professor Rosuel Lima Pereira aos cursos de Licenciatura em Letras Português e Francês e Letras Português e Inglês

Na manhã do dia 14 de fevereiro, o professor Rosuel Lima-Pereira, Pró-reitor de Assuntos Internacionais da Universidade da Guiana, reuniu-se com as coordenações dos cursos de Licenciatura em Letras Português e Francês e Letras Português e Inglês. Participaram do encontro o professor Antonio Almir, Coordenador do curso de Letras Português e Francês, a professora Rosileni Pelaes, coordenadora do curso de Letras Português e Inglês, a professora Érica Azevedo e os professores Olaci Carvalho e Daniel Borges.

Várias iniciativas foram discutidas no sentido de aproximar a Universidade da Guiana e os cursos de Letras da Unifap, sobretudo, de forma a construir uma colaboração mútua de ensino e de pesquisa no contexto das universidades do Plateau das Guianas.

A principal proposta discutida insere-se na possibilidade de integração das partes no projeto Guyamazon visando estudos robustos sobre a região em diferentes setores. O professor Rosuel também aproveitou a reunião para anunciar projetos com escopo no intercâmbio de professores entre a Unifap e a Universidade da Guiana.

Outro assunto discutido foi a possibilidade de intercâmbio de alunos entre as duas universidades. A universidade francesa conta com ao menos três modalidades de bolsa para custear o envio de alunos da Guiana para passar períodos letivos em universidades estrangeiras, sendo a Unifap, pelo contexto geográfico, destino relevante. Em sentido inverso, pelo menos duas bolsas poderiam ser destinadas a alunos brasileiros que desejam passar períodos curtos na Guiana, seja para cursos de verão, seja para participar do semestre como aluno regular de graduação.

Coordenação do Curso de Letras