0

Nesta quinta-feira (20), os alunos do DEPLA visitaram o acervo do Centro de Memória, Documentação Histórica e Arquivo – CEMEDHARQ, localizado no departamento de História da UNIFAP, com o intuito de conhecer o acervo do escritor e jornalista amapaense Roque Penafort. A visita foi promovida pelos professores Rosileni Pelaes e Daniel Borges, do DEPLA.

O grupo foi recepcionado pelas responsáveis do Centro de Memórias, dentre elas a Prof.ª Verônica (Coordenadora do CEMEDHARQ) e a Prof.ª Elke (vice coordenadora do CEMEDHARQ), que com o auxílio de sua equipe de monitores, explicaram de forma sucinta o funcionamento do projeto SALVAGUARDA, reforçando a importância de manter um acervo de memórias.

“Nossa missão é guardar a memória que está dispersa no estado do Amapá […] O historiador chama esse material de fonte, onde ele irá usar como seu material de estudo, essas fontes são muito importantes para o historiador e o centro busca salvaguardar essas fontes,” relatou a vice coordenadora Elke.

“Meus alunos diziam que o Amapá não tem história e eu achava isso horrível, foi quando eu comecei a buscar essa experiência rica para nós,” também acrescentou a coordenadora Verônica.Os discentes do DEPLA puderam compreender de forma prática o processo de obtenção, caracterização, catalogação e até o processo de digitalização do acervo. Para a realização deste contato foi provido a todos devidos materiais de segurança como luvas e máscaras de proteção facial. Os documentos expostos foram cuidadosamente selecionados pela equipe do CEMEDHARQ, tendo já passado pelo processo de digitalização anteriormente.

O acervo conta com documentos em português, francês e inglês, dentre documentos de caráter oficial, jornalístico, além de pessoal do autor e jornalista Roque Penafort. Sob a supervisão das organizadoras, os discentes puderam explorar alguns destes registros, e o momento foi imensamente apreciado pelos mesmos: “Ter a oportunidade de vivenciar essa experiência é incrível,” declarou Ian, acadêmico de Letras Português/Inglês.

Por fim, a equipe do CEMEDHARQ declarou boas vindas a futuros visitantes que quiserem conhecer o projeto e participar do curso ofertado pelos mesmos, visando trazer mais visibilidade para o trabalho de curadoria, assim como para as diversas histórias catalogadas nos acervos.

Coordenação do Curso de Letras