0

I ENCONTRO DE ENSINO DE LÍNGUAS EM CONTEXTO INDÍGENA (I ELCIND)

Nos dias 09 e 10 de novembro de 2017, nas dependências da Universidade Federal do Amapá – Campus Marco Zero, será realizado o I ELCIND com o objetivo de discutir aspectos gerais inerentes ao ensino de línguas em contexto indígena.

O evento contará com conferências, comunicações e pôsteres. Tem como público alvo estudantes de graduação, de pós-graduação, professores e pesquisadores da área de Línguas Indígenas, ONGs, SEEDs, etc.

I ELCIND
Onde? Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá
Quando? 09-10 de novembro de 2017
Inscrições com submissão de trabalho: até 30 de junho de 2017
Informações: I CIRCULAR; elcind.indigena@gmail.com
Facebook: NELI Unifap

>>1 Circular ELCIND<<

0

Mesa redonda: O papel do professor diante da diversidade escolar

 

imagem-eventoA turma 2014.1 do curso de Letras Português/Francês, por meio da disciplina Psicologia da Educação, tem a honra de convidá-los para a Mesa redonda: O papel do professor diante da diversidade escolar.

O evento visa ampliar os olhares, em torno da diversidade presente no contexto escolar, em especial, as questões de gênero e étnico racial. Contará com a participação da Prof.ª Dra. Ana Cristina de Paula Maués Soares e do Prof. Ms. Osmando de Jesus Brasileiro.

Data: 16 de março de 2017.

Horário: 14h às 18h

Local: Auditório do bloco de Letras, Artes e Jornalismo (DEPLA)

Vagas: 100

Carga horária: 04 horas

>>Inscrições encerradas<<

 

0

ELEIÇÃO PARA COORDENADOR DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS 2017

Data de Publicação: 20.02.2017 (9h00)

Edital Eleicao 2017 Coordenador Letras Português/Inglês

Data de Publicação: 07.03.2017 (15h00)

Homologação-Provisória-das-inscrições_Edital-001.2017

Data de Publicação: 10.03.2017 (14h00)

Homologação-das-inscrições_Edital-001.2017

Data de Publicação: 12.04.2017 (17h00)

Retificação Edital eleicao 2017 coordenador letras

Data de Publicação: 24.04.2017 (20h15)

Resultado Provisório Eleições Coordenador Inglês

Data de Publicação: 27.04.2017 (15:00)

Resultado Final Eleições Coordenador Inglês

 

 

0

Noite de Rosa: homenagem aos 60 anos de publicação de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

Comunicações de professores do Curso de Letras da Unifap sobre a obra “Grande Sertão: Veredas”, seguidas de debate.

Promoção: Curso de Letras da UNIFAP

Data: 21 de novembro de 2016

Horário: a partir das 18h30

Local: Auditório de Letras e Artes

Observação: inscrições no local e emissão de certificado com carga horária de 4 horas.

0

COLÓQUIO DE ESTUDOS SOCIOLINGUISTICOS

CONVITE

A Sociolinguística como área de estudos da linguagem tem-nos apresentado ganhos enormes voltados ao ensino de línguas na Educação Básica. Numa compreensão bastante ampla – e talvez simplista – advém de estudos sociolinguísticos discussões voltadas à preconceito linguístico, à variação e à mudança linguísticas, à estigmatização linguística, ao papel / lugar da gramatica normativa, etc.

Pensando nisso, o Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI-UNIFAP/CNPq) convida os estudantes de Letras e interessados em geral a participar do COLÓQUIO DE ESTUDOS SOCIOLINGUISTICOS. Na ocasião, serão discutidos temas sociolinguísticos voltados ao ensino de línguas na Educação Básica (indígena e não indígena).

Para além de alunos e de docentes do NELI/UNIFAP, o Colóquio contará com a participação da professora Dra. Edna dos Santos Oliveira da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), que nos falará de sua pesquisa sociolinguística realizada no CURIAÚ.

DIA: 01 de novembro de 2016
LOCAL: Salão do Centro Integrado de Pesquisa da UNIFAP (Aranhão)
HORA: das 9:00 às 12:00
Não há necessidade de inscrição prévia
Certificado de 4 horas emitido pelo Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI-UNIFAP/CNPq)

0

Edital de Monitoria de Ensino

Os cursos de Licenciatura em Letras Português/Inglês e Português/Francês tornam público a abertura do edital de seleção para monitoria de ensino nas áreas de Linguística; Teoria Literária e Literatura Luso-Brasileira; Língua e Literatura Inglesa; e Língua e Literatura Francesa, com o objetivo de ampliar a formação acadêmica do aluno, possibilitando-lhe atuar de forma mais intensa e direta numa determinada disciplina, sob orientação docente.

O período de inscrição ocorrerá  entre 16 a 19 de agosto de 2016

>>Edital_Monitoria_Letras1<<

>> RESULTADO PROVISÓRIO DA SELEÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA <<

OBS: O candidato poderá interpor recurso no prazo de 48 horas após o resultado provisório (da manhã do dia 22 até a manhã do dia 24.08), utilizando o formulário constante no ANEXO III do Edital, devidamente fundamentado, que será julgado no prazo máximo de (1) dia útil, contados após o término do prazo para recorrer.

>>RESULTADO-FINAL-DA-SELEÇÃO-DO-PROGRAMA-DE-MONITORIA<<

0

VI CICLO DE PALESTRAS DE LETRAS: A PESQUISA NA ÁREA DE ESTUDOS LITERÁRIOS E NA ÁREA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS

O Projeto visa oferecer à comunidade estudantil um perfil das pesquisas realizadas no âmbito dos cursos de Letras da UNIFAP. Nesse sentido, busca aliar as referências de base vistas e discutidas no curso com a análise e aplicabilidade delas nas pesquisas efetivadas pelos professores em seus grupos e projetos de pesquisa nas áreas de linguística, linguística aplicada e na área da literatura. O evento propõe ser um encontro em que seja debatida a viabilidade e atualidade da pesquisa nessas áreas.

Data: 20 e 27 de janeiro de 2016.

Local: Auditório do Bloco de Letras.

Hora: 16h.

Inscrições: na hora e local do evento.

0

Grupo de Pesquisa do Curso de Letras contemplado com recurso

O Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI/UNIFAP/CNPq) foi um dos contemplados com recursos financeiros provenientes da UNIFAP – via Edital PAPESQ 015/2015. O valor de R$10.000,00 a ser disponibilizado no próximo ano ao núcleo será utilizado, segundo informa o Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (Coordenador do NELI), de três maneiras distintas. Servirá para (i) aquisição de material técnico apropriado para trabalho de campo em comunidades indígenas, (ii) a realização de uma viagem de campo com pesquisadores juniores do NELI (discentes) até a terra indígena do Uaçá e (iii) a publicação de um livro com autores de distintos campi da UNIFAP.

“Em um estado com distintos povos indígenas como o nosso, é importante que a universidade se volte para questões provenientes dos mesmos povos. Os pesquisadores do NELI se propõem a isso no que diz respeito à linguagem”, afirma o professor Antonio Almir.