UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PROJETO PEDAGÓGICO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
MACAPÁ
2003
I APRESENTAÇÃO
A oferta de cursos superiores no Estado do Amapá remonta à instalação do extinto Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará, em Macapá, o qual perdurou até 1991, ocasião em que foi instituída a Universidade Federal do Amapá, sendo o curso de Pedagogia um dos integrantes das 9 licenciaturas implantadas à época. Assim, o sistema educacional amapaense vem sendo contemplado a cada ano com a oferta de profissionais licenciados para o magistério das séries iniciais do Ensino Fundamental e das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, e habilitados para as funções técnicas de Orientação Educacional, Supervisão Escolar e até mesmo em Administração Escolar, a qual já não é mais ofertada, desde a extinção do Núcleo de Educação.
Ainda em sua gênese o curso de Pedagogia adotou em seu Plano Global as orientações contidas na Resolução 02/69 e no Parecer 252/69, ambos oriundos do então Conselho Federal de Educação, a partir dos quais buscava contemplar a demanda do Estado, levantada pelo Núcleo de Pesquisa Educacional da Secretaria de Estado da Educação, que apontava um alto índice de professores sem a devida formação para o exercício da docência e de atividades técnicas. Hoje, com o advento da LDB 9394/96 e sua regulamentação decorrente no que toca a formação do educador, nossos propósitos se renovam. As permanentes discussões internas no Curso, bem como a participação ativa em debates locais, interestadual e nacional acerca do perfil do profissional da educação, alimentam a necessidade de revisão do “modos operante” condutor da linha de formação acadêmica do Pedagogo dentro da UNIFAP.
Desta forma pretendemos, com uma nova modelagem curricular, dotar o curso de Pedagogia de ferramentas teórico-metodológicas que alcancem o conhecimento da dinâmica sócio-educacional, política, cultural, econômica e filosófica, além do domínio dos meios tecnológicos, dentro de uma perspectiva crítica e transformadora, voltada à emancipação humana.
Nesse contexto, o Projeto Pedagógico do Curso reflete os princípios da transdisciplinariedade: integração, autonomia, trabalho coletivo, cooperação, solidariedade e democracia, como base de sustentação de seu currículo pleno, reduzindo o isolamento entre os diferentes componentes curriculares, a fim de enriquecer a formação básica do pedagogo.
II OBJETIVOS DO CURSO
– Formar o educador como elemento integrador e mediador crítico do processo ensino–aprendizagem, de modo a atuar na escola como estimulador da ação educativa;
– Relacionar o processo pedagógico num contexto sócio-político-econômico, cultural e filosófico visando contribuir para a construção de uma sociedade igualitária;
– Viabilizar o permanente processo de pesquisa e produção científica a fim de compreender as problemáticas que envolvem a educação;
– Viabilizar junto às secretarias municipais, estadual e empresas, projetos para que os acadêmicos do curso estejam em permanente processo de integração com a realidade social;
– Possibilitar debates sobre a conjuntura local e nacional, e suas conseqüências para a educação; e
– Proporcionar compreensão acerca dos movimentos sociais e populares a fim de diagnosticar e documentar as várias formas de educação;
III PRINCÍPIOS NORTEADORES
O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia tem como eixo norteador a formação de profissionais compromissados com a construção de uma sociedade igualitária, com base nos seguintes princípios:
– Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao longo do percurso acadêmico;
– Sólida fundamentação teórico – metodológica que possibilite a compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativa;
– Prática permanente da pesquisa como meio de ampliação do conhecimento e intervenção na realidade;
– Conhecimento pedagógico e técnico que permitam a práxis da gestão democrática;
– Efetivação do Estágio Supervisionado nos projetos que serão desenvolvidos no decorrer do curso objetivando a preparação à práxis docente e à articulação ensino – pesquisa – extensão;
– Compreensão da dialética dos conhecimentos que possibilite análise e produção acerca da educação; e
– Transdisciplinaridade como ruptura do modo linear do fazer pedagógico, onde ocorrerá a integração entre as disciplinas e a articulação de diferentes saberes.
IV PERFIL DO PEDAGOGO
Assentado em sólida fundamentação teórico-metodológica, na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na valorização do conhecimento técnico-pedagógico, na concepção da prática-pedagógica presente em todos os períodos do quadro curricular e do estágio supervisionado, que se localiza a partir da segunda metade do processo formativo, o curso de Pedagogia habilita o pedagogo para atuar no ensino, na coordenação pedagógica de sistemas e unidades de ensino, na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas de educação formal e não formal, tendo a docência como base de sua identidade profissional.
V COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O Curso forma o pedagogo para atuar:
– No Magistério da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental; e
– Na Coordenação Pedagógica de sistemas e unidades de ensino.
Na formação do pedagogo busca-se atingir:
– Percepção ampla e consistente do processo e da prática educativa que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;
– Capacidade de diagnosticar e encaminhar soluções de problemas educacionais condizentes com a realidade sócio–cultural, econômica e política dos contextos urbano e rural;
– Compreensão dos diferentes níveis e modalidades de educação básica e cultura existentes na sociedade contemporânea;
– Desenvolvimento de uma ética profissional com responsabilidade e compromisso com o fazer pedagógico;
– Habilidade para atuar com pessoas com necessidades educativas especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar os direitos de cidadania;
– Possibilidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;
– Articulação da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da Escola;
– Competência em elaborar projeto pedagógico que possa sintetizar os anseios da comunidade escolar pautados nos aspectos de solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso social e ética.
VI PRÁTICA PEDAGÓGICA
Amparado no Parecer CP/CNE N. 9, de 08/05/2001, que em seu item 3.6 afirma:
[…] a prática na matriz curricular dos cursos de formação não pode ficar reduzida a um espaço isolado,que a reduza ao estágio como algo fechado em si mesmo e desarticulado do restante do curso.Isso porque não é possível deixar ao futuro professor a tarefa de integrar e transpor o conhecimento sobre ensino e aprendizagem para o conhecimento na situação de ensino e aprendizagem,sem ter oportunidade de participar de uma reflexão coletiva e sistemática sobre esse processo. (BRASIL, 2001 a).
Bem como no Parecer CP/CNE N. 28, de 02/10/2001, que sobre a prática registra: “A prática não é uma cópia da teoria e nem esta é um reflexo daquela. A prática é o próprio modo como as coisas vão sendo feitas, cujo conteúdo é atravessado por uma teoria […]”. (BRASIL, 2001 b);
E ainda nas Resoluções CP/CNE N. 01, de 18/02/2002 e N. 02, de19/02/2002;
O Colegiado de Pedagogia registra neste projeto a Prática Pedagógica como disciplina curricular obrigatória realizada desde o início do processo formativo até o seu final, com carga horária de 420 (quatrocentas e vinte) horas, aonde a correlação teoria e prática virá expressa num movimento contínuo entre saber e fazer na busca de significados para a ação docente, tendo em vista a familiarização com situações próprias do ambiente da educação escolar.
Nesse sentido, o Projeto de Prática Pedagógica, a ser coordenado pelo conjunto de professores de cada período letivo, incluirá ações relativas ao planejamento, análise e avaliação do processo pedagógico, envolvendo as diversas dimensões da dinâmica escolar: gestão, integração de professores,intervenção pedagógica, relacionamento escola-comunidade, relações com a família, bem como o debate social mais amplo sobre educação.
VII ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
O Estágio Curricular Supervisionado constitui-se em atividade obrigatória, intrinsecamente vinculada à Prática Pedagógica e se desenvolverá com o objetivo de proporcionar: “[…] uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário. Por isso é que este momento se chama estágio curricular supervisionado” (BRASIL, 2001 b); devendo sua operacionalização acontecer “[…] a partir do início da segunda metade do curso, reservando-se um período final para a docência compartilhada, sob a supervisão da escola de formação, preferencialmente na condição de assistente de professores experientes […]” (BRASIL, 2001 c).
Portanto, o Estágio é concebido como um dos eixos articuladores das dimensões teóricas e práticas do processo formativo, o que possibilita a dinâmica entre as concepções teórico-metodológicas e o fazer pedagógico em instituições escolares e em outros ambientes profissionais que viabilizem o conhecimento da real situação de trabalho inerente a função do pedagogo, tendo como base a relevância do ato docente e a perspectiva de articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Nesse sentido, e considerando as especificidades do curso de Pedagogia, que por sua natureza permite a formação conjugada do Especialista da Educação e do Docente,a estrutura curricular do curso em tela reserva para a habilitação técnica em Coordenação Pedagógica 160 (cento e sessenta) horas-aula de Estágio Supervisionado, onde 80 (oitenta) h/a estão voltadas às especificidades da Orientação Educacional (Conhecimento Técnico-Pedagógico I) e as outras 80 (oitenta) h/a para as especificidades da Supervisão Educacional (Conhecimento Técnico-Pedagógico II). Já no que concerne à habilitação Docência, o Estágio Supervisionado está organizado sob a indicação normativa da Resolução CP/CNE N. 02, de 19 de fevereiro de 2002,perfazendo um total de 400 (quatrocentas) horas-aula.
O Estágio Supervisionado será desenvolvido sob a responsabilidade dos docentes do curso e das instituições recepcionadoras de estagiários e será oferecido sob a forma de atividades integradas , onde ressaltará experiências relacionadas às habilitações de Magistério para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e Coordenação Pedagógica, segundo critérios definidos no Projeto de Estágio.
Cabe ressaltar que ao aluno que comprovar o exercício – de no mínimo 1 ano – de atividade docente regular na educação básica, a carga horária do estágio referente à Docência a ser cumprida será de 200 (duzentas) horas/aulas, observados os procedimentos específicos exigidos pelo Colegiado de Pedagogia para a concessão de crédito referente às outras 200 (duzentas) horas/aula integrantes do mínimo exigido pela Resolução CP/CNE N. 02/2002.
VIII ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS
Para integralizar o processo formativo o presente Projeto Pedagógico incorpora em sua estrutura curricular as Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais –AACC, previstas no Parecer CP/CNE N. 9, de 08/05/2001, como elemento promotor do desenvolvimento da autonomia intelectual do acadêmico.
Nesse sentido, as AACC ensejam o princípio da flexibilização curricular quando, por seu turno, estimulam a participação em eventos científicos, ações de caráter técnico, cultural e comunitário, o envolvimento em projetos de extensão e de pesquisa, monitoria , a prática de estudos independentes, transversais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho,oferecidos, inclusive, por outras IES em áreas afins ao campo da formação do educador.
Vale ressaltar que, apesar do marcante pressuposto da autonomia acima referido, o Parecer CP/CNE N. 28, de 02/10/2001, recomenda que as AACC tomem forma institucionalizada e contem com orientação docente.Desta feita o Colegiado de Pedagogia terá na sua programação interna, planejamento e cronograma específico para a realização de eventos que caracterizem as atividades complementares, as quais registrarão, como exige a Resolução CP/CNE N. 02, de 19/02/2002, um total de 200 (duzentas) horas.
IX TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O Conselho Nacional de Educação, através do Parecer N. 9, de 08/05/2001, caracteriza a pesquisa como: “[…] elemento essencial na formação profissional do professor. […] Ela possibilita que um professor em formação aprenda a conhecer a realidade para além das aparências, de modo que possa intervir considerando as múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações com que se depara, referentes aos processos de aprendizagem e à vida dos alunos.” (BRASIL, 2001 a)
Nesse sentido, e considerando as experiências advindas das diversas modalidades de Prática Pedagógica e de Estágio Supervisionado, o curso de Pedagogia traz contemplado em sua matriz curricular o Trabalho de Conclusão de Curso como disciplina obrigatória, o qual deverá representar o produto de um processo de investigação sobre determinada questão ou problemática detectada pelo aluno no decorrer de sua formação e que lhe interessa estudar, refletir, avaliar e, por fim, propor formas de intervenção, produzindo assim um autêntico conhecimento pedagógico.
O referencial teórico-metodológico para sua elaboração está vinculado às competências adquiridas pelo graduando através dos objetos de conhecimentos explorados no currículo acerca de processos de investigação, primordialmente, no que diz respeito à matéria Iniciação à Pesquisa Educacional, o que se complementa com as demais disciplinas integradoras do currículo, tendo em vista a instrumentalização para o ato investigativo.
Importa destacar que o TCC, revertido do caráter de iniciação científica, deverá atender às normas institucionais gerais que tratem da matéria e às normas complementares decorrentes do Colegiado de Pedagogia; bem como vincular-se, obrigatoriamente, a um dos Eixos Temáticos/Linhas de Pesquisa organizados dentro do curso, nos quais está distribuído seu corpo docente.
À guisa de conclusão registra-se que fica reservado dentro do currículo o tempo e o espaço previsto às Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais IV para o processo de socialização do Trabalho de Conclusão de Curso.
X EIXOS TEMÁTICOS / LINHAS DE PESQUISA
Corroborando os termos do Parecer CP/CNE N. 9, de 08/05/2001, acima referido, o curso de Pedagogia define os seguintes Eixos Temáticos e suas correspondentes Linhas de Pesquisa balizadores do Trabalho de Conclusão de Curso:
EIXO TEMÁTICO: Ciência,Educação e Sociedade
LINHA DE PESQUISA:
*Epistemologia do Trabalho Educativo: Estudos filosóficos, sociológicos e históricos sobre o trabalho educativo: as teorias educacionais; as questões éticas,epistemológicas e ontológicas e suas implicações para o trabalho educativo; estudos sócio-históricos sobre os processos de constituição do saber escolar.
EIXO TEMÁTICO: Política e Gestão Educacional
LINHAS DE PESQUISA:
*Políticas Públicas e Educação: História das políticas educacionais brasileiras; Estado e a formulação e implementação de políticas educacionais; política educacional e legislação; a política educacional da modernidade nos âmbitos público e privado.
*Gestão Educacional: Estudos sobre os processos de gestão de sistemas e unidades escolares,focalizando tanto as teorias sobre gestão quanto a instrumentalização dos profissionais e pesquisadores da educação escolar.
*Avaliação Institucional: Estudos sobre questões voltadas à avaliação institucional, suas características e prioridades em todas as instâncias da instituição envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, a auto- gestão, o aperfeiçoamento e a articulação contínua nos programas e projetos acadêmicos, pautados no paradigma da avaliação crítica, democrática e transformadora.
EIXO TEMÁTICO: Educação e Diversidade Cultural
LINHA DE PESQUISA:
*Cultura, Representações Sociais e Educação: Reflexos das diversidades étnica, de gênero e das “minorias” sobre o processo educacional; a pedagogia subjacente ao movimento social; estudo da escola como organização educativa e grupo sócio-cultural representante de uma cultura específica.
EIXO TEMÁTICO: Educação Inclusiva
LINHAS DE PESQUISA:
*Educação de Jovens e Adultos: Condicionantes sócio-econômicos, políticos e culturais que dificultam o acesso e inviabilizam a permanência no ensino regular: o papel desempenhado pela escola na superação do analfabetismo funcional; escolarização e mercado de trabalho: o cumprimento da função reparadora da EJA através da inclusão do aluno no processo produtivo, configurando o resgate da cidadania.
*Educação Especial: Questões sócio-históricas e psicopedagógicas presentes na organização e desenvolvimento da educação, do ensino e da aprendizagem das pessoas com necessidades educativas especiais em suas diversas categorias; a trajetória da pedagogia da exclusão para a da inclusão; a escola regular como espaço de práticas pedagógicas inclusivas; a qualidade da formação escolar do PNEE e sua relação com o mercado de trabalho; o papel da escola como facilitadora do processo de inserção do PNEE no mercado de trabalho.
*Educação Indígena: A educação escolar indígena do passado X a do presente; as interfaces da cultura indígena e o processo de educação formal; a educação escolar indígena intercultural, bilíngüe, específica e diferenciada como fator preponderante na preservação da cultura indígena e no grau de identidade étnica.
EIXO TEMÁTICO: Trabalho Docente: formação e prática pedagógica
LINHAS DE PESQUISA:
*Formação e Profissionalização Docente: Determinantes históricos do processo de formação de professores e da configuração do trabalho docente; bases epistemológicas da formação inicial e continuada; o arcabouço teórico que configura o núcleo da profissão e sua identidade profissional; o papel do Sindicato na luta pelo fortalecimento da categoria docente; profissão professor: as variáveis de gênero e classe social como determinantes na escolha da profissão.
*Práticas Pedagógicas e Currículo: A prática pedagógica desenvolvida nas instituições de ensino e as metodologias que a orientam no âmbito da educação infantil, das séries iniciais do ensino fundamental e da educação inclusiva; a implantação e o desenvolvimento do currículo escolar: da educação básica ao ensino superior; os recursos didáticos convencionais e não-convencionais como suporte à prática pedagógica com vistas à aprendizagem significativa.
EIXO TEMÁTICO: Contribuições Psicológicas ao Trabalho Educativo
LINHA DE PESQUISA:
*Psicologia e Educação: Análise crítica das “marcas” ideológicas da psicologia e sua relação com a educação; a aplicação dos métodos de pesquisa em psicologia ao trabalho educativo; as influências das concepções psicológicas sobre a educação escolar; o processo de desenvolvimento bio-psico-social e sua interface com a aprendizagem; reflexos da subjetividade e do perfil profissional frente ao processo ensino-aprendizagem e à relação professor-aluno.
EIXO TEMÁTICO: Educação Ambiental
LINHA DE PESQUISA:
*Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: A reorientação do ensino formal a partir da revisão dos programas de ensino com vistas ao desenvolvimento de comportamentos ecologicamente corretos para a conservação do patrimônio natural em benefício das gerações futuras; estudos sobre práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a participação de alunos em projetos locais e regionais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável; análise sobre estratégias didático-pedagógicas destinadas a promover a integração entre desenvolvimento e proteção à biodiversidade, respeitando as tradições histórico-culturais.
XI DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA
O curso de Pedagogia terá duração de 4 (quatro) anos, perfazendo uma carga horária total de 4.560 horas- aula e 228 créditos.
XII QUADRO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA
12.1 – Matérias/Disciplinas Obrigatórias
MATÉRIA | DISCIPLINA | CH | CR | PRÉ-REQUISITO |
1.Sociologia da Educação | 1.1. Sociologia da Educação I | 100 | 05 | – |
1.2. Sociologia da Educação II | 100 | 05 | Sociologia da Educação I | |
2. Psicologia da Educação | 2.1. Psicologia da Educação I | 80 | 04 | – |
2.2. Psicologia da Educação II | 100 | 05 | Psicologia da Educação I | |
2.3. Psicologia da Educação III | 100 | 05 | Psicologia da Educação II | |
3. História da Educação | 3.1. Introdução à Educação | 80 | 04 | – |
3.2. História da Educação I | 100 | 05 | Introdução à Educação | |
3.3. História da Educação II | 100 | 05 | História da Educação I | |
4. Filosofia da Educação | 4.1. Filosofia da Educação I | 100 | 05 | – |
4.2. Filosofia da Educação II | 100 | 05 | Filosofia da Educação I | |
5. Antropologia e Educação | 5.1. Antropologia e Educação | 60 | 03 | – |
6.Política e Legislação Educacional | 6.1. Política e Legislação Educacional Brasileira | 100 | 05 | História da Educação II |
7. Iniciação à Pesquisa Educacional | 7.1. Introdução à Metodologia da Pesquisa Educacional | 100 | 05 | – |
7.2. Pesquisa Educacional | 100 | 05 | IMPE /Estatística Aplic. à Educ. | |
7.3. TCC I | 60 | 03 | Pesquisa Educacional | |
7.4. TCC II | 60 | 03 | TCC I | |
8. Didática | 8.1. Didática I | 80 | 04 | Introdução à Educação |
8.2. Didática II | 80 | 04 | Didática I | |
Continuação:
MATÉRIA | DISCIPLINA |
CH |
CR |
PRÉ-REQUISITO |
9. Currículo | 9.1. Educação, Currículo e Cultura | 80 | 04 | – |
10. Saúde e Educação | 10.1. Saúde e Educação | 60 | 03 | – |
11. Educação Inclusiva | 11.1. Fundamentos da Educação Escolar Indígena | 60 | 03 | – |
11.2. Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos | 60 | 03 | – | |
11.3. Fundamentos da Educação para PNEE | 60 | 03 | – | |
12. Estatística e Educação | 12.1. Estatística Aplicada à Educação | 60 | 03 | – |
13. Economia e Educação | 13.1. Economia e Educação | 60 | 03 | – |
14. Educação e Trabalho | 14.1. Educação e Trabalho | 60 | 03 | – |
15. Língua Portuguesa | 15.1. Língua Portuguesa e Comunicação | 60 | 03 | – |
16. Planejamento Educacional | 16.1. Planejamento Educacional | 80 | 04 | Didática II |
17. Avaliação Educacional | 17.1. Avaliação Educacional | 80 | 04 | – |
18. Tecnologia e Educação | 18.1. Tecnologia Aplicada à Educação | 60 | 03 | – |
19. Recreação e Jogos | 19.1. Recreação e Jogos | 40 | 02 | – |
20. Teoria e Prática da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental | 20.1. Teoria e Prática do Ensino da Educação Infantil | 80 | 04 |
Planejamento Educacional |
20.2. Teoria e Prática do Ensino da Alfabetização | 80 | 04 | Planejamento Educacional | |
20.3. Teoria e Prática do Ensino da Língua Portuguesa | 80 | 04 | Planejamento Educacional | |
20.4. Teoria e Prática do Ensino da Literatura Infanto-Juvenil | 80 | 04 | Planejamento Educacional | |
20.5. Teoria e Prática do Ensino da Arte- Educação | 80 | 04 | Planejamento Educacional | |
20.6. Teoria e Prática do Ensino da Matemática | 80 | 04 | Planejamento Educacional | |
20.7. Teoria e Prática do Ensino da História | 80 | 04 | Planejamento Educacional | |
20.8. Teoria e Prática do Ensino da Geografia | 80 | 04 | Planejamento Educacional | |
20.9. Teoria e Prat. do Ensino de Ciências | 80 | 04 | Planejamento Educacional | |
Continuação:
MATÉRIA | DISCIPLINA | CH | CR | PRÉ – REQUISITO |
21. Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico | 21.1. Fundamentos Organizacionais do Trabalho Pedagógico | 80 | 04 | – |
21.2. Conhecimento Técnico – Pedagógico I (Orientação Educacional) | 80 | 04 | Fund. Organ. do Trab. Pedag. | |
21.3. Conhecimento Técnico – Pedagógico II (Supervisão Educacional) | 80 | 04 | Fund. Organ. do Trab. Pedag. | |
22. Prática Pedagógica | 22.1. Prática Pedagógica I | 60 | 03 | – |
22.2. Prática Pedagógica II | 60 | 03 | – | |
22.3. Prática Pedagógica III | 60 | 03 | – | |
22.4. Prática Pedagógica IV | 60 | 03 | – | |
22.5. Prática Pedagógica V | 60 | 03 | – | |
22.6. Prática Pedagógica VI | 60 | 03 | – | |
22.7. Prática Pedagógica VII | 60 | 03 | – | |
23. Estágio Supervisionado | 23.1. Estágio Supervisionado em Coordenação Pedagógica I (Orientação Educacional) | 80 | 04 | Conhecimento Téc. -Pedag. I |
23.2. Estágio Supervisionado em Coordenação Pedagógica II (Supervisão Educacional) | 80 | 04 | Conhecimento Téc.- Pedag. II | |
23.3. Estágio Supervisionado em Docência I | 200 | 10 | Todas as Teorias e Práticas do Ensino referentes ao 6º período | |
23.4. Estágio Supervisionado em Docência II | 200 | 10 | Todas as Teorias e Práticas do Ensino referentes ao 7º período | |
24. Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais | 24.1. Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais I | 50 | 2,5 | – |
24.2. Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais II | 50 | 2,5 | – | |
24.3. Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais III | 50 | 2,5 | – | |
24.4. Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais IV | 50 | 2,5 | – | |
QUADRO RESUMO
COMPONENTES CURRICULARES | CH | CR |
Disciplinas Teóricas | 3.260 | 163 |
Prática Pedagógica | 420 | 21 |
Estágio Supervisionado | 560 | 28 |
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais | 200 | 10 |
TCC | 120 | 06 |
TOTAL |
4.560 | 228 |
XIII QUADRO COMPARATIVO ENTRE O CURRÍCULO DE 1994 E O CURRÍCULO PROPOSTO
DISCIPLINAS DO CURRÍCULODE 1994 | DISCIPLINAS EXTINTAS NONOVO CURRÍCULO | DISCIPLINAS MANTIDAS NONOVO CURRÍCULO | DISCIPLINAS CRIADAS NONOVO CURRÍCULO |
1. Introdução à Sociologia | Introdução à Sociologia (obs: tópicos incorporados em Sociologia da Educação I) | ||
2. Sociologia da Educação I | Sociologia da Educação I (1) | ||
3. Sociologia da Educação II | Sociologia da Educação II (1) | ||
4. Psicologia da Educação I | Psicologia da Educação I (2) | ||
5. Psicologia da Educação II | Psicologia da Educação II (1) | ||
6. Psicologia da Educação III | Psicologia da Educação III (1) | ||
7. Introdução à Educação | Introdução à Educação (1) | ||
8. História da Educação I | História da Educação I (1) | ||
9. História da Educação II | História da Educação II (1) | ||
10. Introdução à Filosofia | Introdução à Filosofia (obs: tópicos incorporados em Filosofia da Educação I) | ||
11. Filosofia da Educação I | Filosofia da Educação I (1) | ||
12. Filosofia da Educação II | Filosofia da Educação II (1) | ||
13. Didática I | Didática I (1) | ||
14. Didática II | Didática II (2) | ||
15. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus | Política e Legislação Educacional Brasileira (1 e 4) | ||
16. Princ. e Met. de Orientação Educacional | Conhec. Técnico-Pedagógico I (OE) (2 e 4) | ||
17. Princ. e Met. de Supervisão Escolar | Conhec. Técnico-Pedagógico II (SE) (2 e 4) | ||
18. Supervisão na Escola de 1º e 2º Graus | Supervisão na Escola de 1º e 2º Graus | ||
19. Orientação na Escola de 1º e 2º Graus | Orientação na Escola de 1º e 2º Graus | ||
20. Estatística Aplicada à Educação | Estatística Aplicada à Educação (3) | ||
21. Orientação Vocacional | Educação e Trabalho (3 e 4) | ||
22. Medidas Educacionais | Avaliação Educacional (1 e 4) | ||
Continuação:
DISCIPLINAS DO CURRÍCULODE 1994 | DISCIPLINAS EXTINTAS NONOVO CURRICULO | DISCIPLINAS MANTIDAS NO NOVO CURRICULO | DISCIPLINAS CRIADAS NO NOVO CURRICULO |
23. Teoria do Currículo | Educação, Currículo e Cultura (2 e 4) | ||
24. Currículos e Programas | |||
25. Metodologia da Pré-Escola | TP do Ensino da Educ. Infantil (1 e 4) | ||
26. Metodologia e Técnica da Alfabetização | TP do Ensino da Alfabetização (1 e 4) | ||
27. Metodologia da Língua Portuguesa | TP do Ensino da Língua Portug. (1 e 4) | ||
28. Literatura Infanto-Juvenil | TP do Ensino da Lit. Inf.-Juven. (1 e 4) | ||
29. Metodologia da Educação Artística | TP do Ensino da Arte-Educação (1 e 4) | ||
30. Metodologia da Matemática | TP do Ensino da Matemática (1 e 4) | ||
31. Metodologia da História | TP do Ensino da História (1 e 4) | ||
32. Metodologia da Geografia | TP do Ensino da Geografia (1 e 4) | ||
33. Metodologia das Ciências Físicas e Biológicas | TP do Ensino das Ciências (1 e 4) | ||
34. Prática IA (Matérias Pedagógicas) | Prática IA ( Matérias Pedagógicas) | ||
35. Prática IB (Matérias Pedagógicas) | Prática IB ( Matérias Pedagógicas) | ||
36. Prática II (Séries Iniciais) | Estágio Supervisionado em Docência I e II(1, 4 e 5) | ||
37. Educação Física I | Educação Física I | Recreação e Jogos | |
38. Educação Física II | Educação Física II | ||
39.Biologia e Educação | Biologia e Educação | Saúde e Educação | |
Continuação:
DISCIPLINAS DO CURRÍCULODE 1994 | DISCIPLINAS EXTINTAS NO NOVO CURRÍCULO | DISCIPLINAS MANTIDAS NO NOVO CURRÍCULO | DISCIPLINAS CRIADAS NO NOVO CURRÍCULO |
40. Língua Portuguesa e Comunicação | Língua Portuguesa e Comunicação (3) | ||
41.Fundamentos da Linguagem e Processos Lingüísticos. | Fundamentos da Linguagem e Processos Lingüísticos | ||
42. Antropologia Cultural | Antropologia e Educação (3 e 4) | ||
43. Economia da Educação | Economia e Educação (3 e 4) | ||
44. Planejamento Educacional | Planejamento Educacional (1) | ||
45. Introdução à Metodologia das Ciências Sociais | Introdução à Metodologia da Pesquisa em Educação (1 e 4) | ||
46. Pesquisa Educacional | Pesquisa Educacional (1) | ||
47. TCC | TCC I (3, 4 e 5) | TCC II | |
48. Estágio Supervisionado (Prática III-Hab. SE) | Estágio Supervisionado em Coordenação Pedagógica II / SE (2 e 4) | ||
49. Estágio Supervisionado (Prática IV-Hab. OE) | Estágio Supervisionado em Coordenação Pedagógica I / OE (2 e 4) | ||
Fundamentos da Educação Escolar Indígena | |||
Fundamentos da EJA | |||
Fundamentos da Educação p/ PNEE | |||
Tecnologia Aplicada à Educação | |||
Fundamentos Organizacionais do Trabalho Pedagógico | |||
Continuação:
DISCIPLINAS DO CURRÍCULODE 1994 | DISCIPLINAS EXTINTAS NO NOVO CURRÍCULO | DISCIPLINAS MANTIDAS NO NOVO CURRÍCULO | DISCIPLINAS CRIADAS NO NOVO CURRÍCULO |
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais I | |||
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais II | |||
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais III | |||
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais IV | |||
LEGENDA |
(1) Disciplina mantida no currículo com ampliação de carga horária. |
(2) Disciplina mantida no currículo com redução de carga horária. |
(3) Disciplina mantida no currículo com a mesma carga horária. |
(4) Disciplina mantida no currículo com nova nomenclatura. |
(5) Disciplina mantida no currículo com desdobramento. |
XIV QUADRO DEMONSTRATIVO DAS DISCIPLINAS POR SEMESTRE
PERÍODO |
DISCIPLINA | CHSemestral | CHSemanal | PRÉ-REQUISITO |
I | INTROD. À METODOL. DA PESQ. EM EDUCAÇÃO | 100 | 05 | |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I | 100 | 05 | ||
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO | 80 | 04 | ||
SAÚDE E EDUCAÇÃO | 60 | 03 | ||
LÍNGUA PORTUGUESA E COMUNICAÇÃO | 60 | 03 | ||
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO | 60 | 03 | ||
SUB-TOTAL |
460 | 23 | ||
PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 60 | – | ||
ATIVIDADES . ACAD., CIENT. E CULT. I | 50 | – | ||
TOTAL |
570 | 23 | ||
II
|
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I | 100 | 05 | |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II | 100 | 05 | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I | |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I | 100 | 05 | INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO | |
DIDÁTICA I | 80 | 04 | INTRODUÇÀO À EDUCAÇÃO | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I | 80 | 04 | ||
ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO | 60 | 03 | ||
SUB-TOTAL |
520 | 26 | ||
PRÁTICA PEDAGÓGICA II | 60 | – | ||
ATIVIDADES ACAD., CIENT. E CULT. II | 50 | – | ||
TOTAL |
630 | 26 | ||
III | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II | 100 | 05 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II | 100 | 05 | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II | 100 | 05 | PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I | |
DIDÁTICA II | 80 | 04 | DIDÁTICA I | |
EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E CULTURA | 80 | 04 | ||
ECONOMIA E EDUCAÇÃO | 60 | 03 | ||
SUB-TOTAL |
520 | 26 | ||
PRÁTICA PEDAGÓGICA III | 60 | – | ||
ATIVIDADES ACAD., CIENT. E CULT. III | 50 | – | ||
TOTAL |
630 | 26 | ||
Continuação:
PERÍODO |
DISCIPLINA |
CHSemestral | CHSemanal | PRÉ-REQUISITO |
IV |
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA | 100 | 05 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III | 100 | 05 | PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II | |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 80 | 04 | DIDÁTICA II | |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 80 | 04 | ||
FUNDAMENTOS ORGANIZACIONAIS DO TRAB. PEDAGÓGICO | 80 | 04 | ||
SUB-TOTAL | 440 | 22 | ||
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV | 60 | – | ||
TOTAL |
500 | 22 | ||
V | CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO I (OE) | 80 | 04 | FUNDAMENTOS ORGANIZAC. DO TRAB. PEDAGÓGICO |
CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO II (SE) | 80 | 04 | FUNDAMENTOS ORGANIZAC. DO TRAB. PEDAGÓGICO | |
EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | 03 | ||
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA | 60 | 03 | ||
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 | 03 | ||
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PARA PNEE | 60 | 03 | ||
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO | 60 | 03 | ||
RECREAÇÃO E JOGOS | 40 | 02 | ||
SUB-TOTAL |
500 | 25 | ||
PRÁTICA PEDAGÓGICA V | 60 | – | ||
TOTAL |
560 | 25 | ||
VI |
PESQUISA EDUCACIONAL | 100 | 05 | IMPE / ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO |
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 80 | 04 | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | |
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA | 80 | 04 | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | |
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | 80 | 04 | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | |
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LITER. INFANTO-JUVENIL | 80 | 04 | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | |
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA ARTE-EDUCAÇÃO | 80 | 04 | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | |
SUB-TOTAL |
500 | 25 | ||
PRÁTICA PEDAGÓGICA VI | 60 | – | ||
ESTÁGIO SUPERVIS. EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA I (OE) | 80 | – | CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO I (OE) | |
ESTÁGIO SUPERVIS. EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA II (SE) | 80 | – | CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO II (SE) | |
TOTAL |
720 | 25 | ||
Continuação:
PERÍODO |
DISCIPLINA | CHSemestral | CHSemanal | PRÉ-REQUISITO |
VII |
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO | 80 | 04 | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA HISTÓRIA | 80 | 04 | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | |
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA | 80 | 04 | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | |
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS | 80 | 04 | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | |
SUB-TOTAL |
320 | 16 | ||
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 60 | – | PESQUISA EDUCACIONAL | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA VII | 60 | – | ||
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA I | 200 | – | TODAS AS TP DO ENSINO DO VI PERÍODO | |
TOTAL |
640 | 16 | ||
VIII | ATIVIDADES ACAD. , CIENT. E CULT. IV | 50 | – | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 60 | – | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA II | 200 | – | TODAS AS TP DO ENSINO DO VII PERÍODO | |
TOTAL |
310 | – | ||
¨PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
EMENTA: A Psicologia do desenvolvimento: conceito, métodos e teorias. O processo de desenvolvimento biopsicosocial nas diferentes fases da vida do indivíduo e os transtornos mentais.
¨PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO III
EMENTA: Aspectos sócio-culturais da Psicologia da Aprendizagem: conceituação, concepções psicológicas e suas implicações. Fatores que influenciam e interferem no processo de aprendizagem. As inteligências múltiplas ligadas aos fatores de aprendizagem.
¨INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO
EMENTA: A visão antropológica e filosófica do homem em sua inserção como sujeito da sociedade. Relação educação & sociedade, analisando a função da educação no percurso da história. Estudo conceitual de ideologia e sua implicação no contexto educacional. Representando as modalidades de educação através de estudos de temática atuais.
¨HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
EMENTA: Introdução ao estudo da História da Educação e da Pedagogia e sua relação com diferentes sociedades e culturas nos diversos períodos da História da Humanidade. A educação nas sociedades primitivas. Educação na Antigüidade e na construção do humanismo clássico. A educação na Idade Média. Educação nos tempos modernos e sua articulação histórico-social com o Renascimento. Movimentos Religiosos do Século XVI e suas influências históricas na educação. Realismo Pedagógico. Naturalismo Pedagógico.
¨HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II
EMENTA: A sociedade brasileira no Período Colonial e a ação pedagógica dos Jesuítas. A Reforma Pombalina e suas conseqüências no Sistema Colonial de Ensino. A institucionalização do ensino e a legislação educacional do Império. Modificações no Sistema Educacional com a implantação da República no Brasil. As principais mudanças educacionais durante o governo de Getúlio Vargas. A Constituição de 1946 e seus reflexos no Sistema Educacional Brasileiro. O Estado Militar e educação brasileira. As perspectivas atuais da educação no sistema político vigente.
¨POLÍTICA E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA
EMENTA: Política e Legislação: aspectos determinantes do sistema de ensino brasileiro. A educação no contexto da Teoria Sistêmica. A estrutura administrativa e normativa da educação contemporânea. Visões macro-políticas da educação no Brasil: as condições sócio-históricas na elaboração das leis 4.024/61; 5.540/68; 5692/71; 7.044/82 e 9.394/96. Análise, compreensão e crítica à nova LDB: principais aspectos técnicos e sua aplicação. As políticas públicas para a educação contemporânea: o Plano Nacional de Educação; o financiamento e a avaliação da Educação Básica; o projeto de inclusão educacional e suas interfaces com as minorias sociais; a reforma da Formação de Professores no Brasil.
¨DIDÁTICA I
EMENTA: A evolução histórica da Didática. O processo interdisciplinar como mecanismo de com preensão do conhecimento. A dimensão técnica, humana, política e ideológica subjacente à prática pedagógica. A produção e a transformação do conhecimento na ação do professor.
¨DIDÁTICA II
EMENTA: A Didática como eixo articulador do processo de produção do conhecimento no cotidiano da escola e no espaço da sala. O planejamento nas dimensões técnica, humana, política e ideológica. A didática e a pesquisa no cenário escolar. Desafios da formação do educador no mundo contemporâneo.
¨PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
EMENTA: A trajetória histórica do planejamento. As reformas e atuais políticas educacionais envolvendo o processo de planejamento do sistema. O processo de planejamento em seus diferentes enfoques e sua materialização em Planos, Programas e Projetos. A ação do planejamento na organização escolar: do Projeto Pedagógico ao Plano de Ensino.
¨EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E CULTURA
EMENTA: Construção histórica do currículo: as diferentes discursividades. A crítica ao currículo tradicional: currículo e ideologia, currículo e poder, currículo e política cultural, currículo e globalização, currículo e diferenças sexuais e de gênero. O contexto sócio-cultural e as teorias curriculares contemporâneas. Currículo interdisciplinar e transdisciplinar: práticas pedagógicas atuais.
¨AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
EMENTA: As diversas concepções teóricas e práticas da avaliação em confronto com as exigências legais e a realidade educacional. Os paradigmas norteadores da construção do pensamento da avaliação escolar. O transplante da tradição avaliativa americana para o Brasil. Os estudos sobre avaliação no Brasil: origem, trajetórias e tendências atuais. Fundamento legal da avaliação. Testar, medir e avaliar: conceitos e diferenças básicas. Função social do exame e da avaliação. A prova enquanto exame e enquanto avaliação. A avaliação da aprendizagem: funções, instrumentos, parâmetros, métodos e técnicas. Análise crítica dos modelos de avaliação de ensino e da aprendizagem escolar. Planejamento, elaboração e análise de estratégias e de instrumento de avaliação adequados à realidade educacional brasileira.
¨ECONOMIA E EDUCAÇÃO
EMENTA: Fundamentos da Ciência Econômica. Sistema Econômico. Instituições, fluxos e relações intersetoriais. Educação no processo econômico e social. Relação econômica da produção.
¨EDUCAÇÃO E TRABALHO
EMENTA : Conceitos, objetivos e fundamentos filosóficos, sociológicos e pedagógicos da relação entre educação e trabalho. O trabalho como princípio educativo. As relações do currículo com a construção do conhecimento e a formação do trabalhador. Retrospectiva histórica da Orientação Profissional: origense trajetória legislativa. A orientação vocacional e o mundo da educação e do trabalho. Atribuições específicas do Orientador Vocacional. O sujeito da orientação vocacional no mundo globalizado. Formação polivalente. Trabalho e relações sociais em transformação: uma visão multidimensional sobre trabalho, educação e qualificação profissional. Desafios teórico-metodológicos da relação educação & trabalho e o papel social da escola. A concepção dos pais sobre trabalho e sua influência na orientação profissional e educacional dos filhos. O Sistema de Competência Profissional: normalização, formação, avaliação e Certificação de Competências. A Pedagogia das Competências em sua dimensão psicológica e sócio-econômica. A competência como pressuposto e resultado da organização do trabalho. Os descaminhos da relação homem – trabalho na modernidade. O mercado de trabalho globalizado e as profissões. Políticas Públicas para a educação e formação do trabalhador.
¨FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EMENTA: Evolução histórica das concepções e metodologias de ensino para jovens e adultos. Análise crítica à diversidade de campanhas educativas temporárias para jovens e adultos. O conceito Freireano de alfabetização de adultos: possibilidades e limites. O papel do educador na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática. As contribuições esclarecedoras de Emília Ferreiro sobre o processo de aquisição da leitura e escrita pelos jovens e adultos. A heterogeneidade do contexto atual da EJA no Brasil. Andragogia: a facilitação da aprendizagem do trabalhador. Programas continuados para a EJA: uma necessidade prática.
¨FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
EMENTA: Os povos indígenas e sua relação com a sociedade nacional. Visão estereotipada dos povos indígenas. Movimentos indígenas e direitos conquistados. Diversidade étnica e lingüística dos povos indígenas. Educação indígena versus educação para o índio. Educação escolar indígena. Modelo de educação bilíngüe. Língua étnica. Ensino do português como segunda língua. Política Nacional de Educação Escolar Indígena. Programas de formação. Direitos indígenas e educação escolar indígena. Produção indígena. Ação pedagógica do educador e as diferenças sócio-culturais e lingüísticas.
¨FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (PNEE)
EMENTA: A política nacional e a fundamentação legal da Educação Inclusiva. Subsídios teórico- metodológicos necessários à prática do profissional da educação voltado para o atendimento à pessoas com necessidades educativas especiais, de acordo com a especificidade: Deficiente Auditivo (DA), Deficiente Físico (DF), Deficiente Visual (DV), Deficiente Mental (DM), Condutas Típicas (CT) e Altas Habilidades (AH).
¨RECREAÇÃO E JOGOS
EMENTA: Discussão da Educação Física na perspectiva da formação e da prática do profissional em Pedagogia. Análise contextualizada do movimento humano e da cultura corporal numa perspectiva emancipatória. Estudo e vivência de prática corporais nas suas diferentes manifestações e dimensões. Dinâmicas de jogos e atividades lúdicas como elemento de solidificação do processo ensino-aprendizagem. O recreio dirigido como prática pedagógica e educativa.
¨TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO
EMENTA: Comunicação, tecnologia e educação. Os impactos sociais, culturais e educacionais decorrentes das novas tecnologias. O uso da tecnologia como recurso dos projetos de ensino e ferramenta da organização do trabalho pedagógico. Educação à distância: princípios educativos e tecnológicos.
¨LÍNGUA PORTUGUESA E COMUNICAÇÃO
EMENTA: Leitura, escrita e oralidade como prática social, vista na perspectiva do continuum tipológico. Conceitos e mitos do letramento e sua relação com a alfabetização e com as práticas escolares e não-escolares.
¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
EMENTA: Considerações sobre a Educação Infantil abordando suas definições, objetivos e função social. Abordagens sobre a criança pré-escolar em seus vários aspectos. Ambiente físico e psicológico da escola para o pré-escolar. Programa de educação pré-escolar e sua interface com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Elaboração de planos de aula para a pré-escola. Atividades práticas na Educação Infantil.
¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO
EMENTA: Abordagens sobre o analfabetismo no contexto da Educação Brasileira e os processos de alfabetização e letramento. Métodos de alfabetização. Contribuições de pesquisadores interacionistas como Lev Vygotsky, Jean Piaget, Emília Ferreiro, Paulo Freire, Celso Antunes e outros. Níveis de evolução da escrita ( Pré-Silábico, Silábico, Silábico-Alfabético e Alfabético).
¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
EMENTA: A prática de linguagem em sala de aula e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Gêneros e textos. O continuum entre fala, escrita e estudo de gramática (processos de retextualização). Critérios para o estabelecimento de uma progressão curricular. Experiências e projetos de ensino da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
EMENTA: A Literatura infanto-juvenil: origem, evolução e características. A Literatura infanto-juvenil brasileira: principais expoentes. O livro didático e a leitura para crianças. O conto de fadas, a poesia, a narrativa, as fábulas e o teatro: múltiplas formas de expressão da literatura infanto-juvenil. Experiências e projetos de ensino da Literatura infanto-juvenil nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA ARTE-EDUCAÇÃO
EMENTA: Arte na educação: pressupostos teóricos.O objetivo do ensino de Arte na escola. A importância da arte para o processo formativo da criança. A Didática e a prática pedagógica no ensino de Arte: questões teórico-metodológicas. Experiências e projetos de ensino da Arte nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA HISTÓRIA
EMENTA: O objeto da História. O ensino de história: o saber histórico e sua relação com o saber escolar. Estudo dos objetivos e dos conteúdos programáticos de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental e sua interface com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Experiências e projetos de ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental..
¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA GEOGRAFIA
EMENTA: Conceito e objeto da ciência geográfica. Geografia e conhecimento. A Geografia e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Proposições teórico-metodológicas no ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental voltados para: conceito de espaço, orientação, limite, distância, direção e escala como princípios básicos da ciência geográfica; estudo do meio sobre o prisma espaço-temporal; noções básicas sobre o uso de mapas, gráficos e maquetes e sua importância para o processo ensino-aprendizagem. Experiências e projetos de ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental..
¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
EMENTA: A gênese e a história da Matemática. Concepções de ensino da Matemática O processo de construção do pensamento matemático: o desenvolvimento do raciocínio lógica. A construção do conceito de número. A Matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A Etnomatemática como princípio pedagógico. Proposições teórico-metodológicas para o ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Jogos matemáticos e sua importância para o processo ensino-aprendizagem. Experiências e projetos de ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
¨TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
EMENTA: Fundamentos epistemológicos das Ciências Naturais. Interação das ciências, tecnologia, ambiente e sociedade. As Ciências e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Proposições teórico-metodológicas no ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental voltados para: fundamentos conceituais das Ciências Naturais; origem da vida; água, ar e solo; matéria; energia; interação de fatores bióticos e abióticos; ações antrópicas no ambiente natural e cultural; biodiversidade e sustentabilidade sócio-ecológica; a educação ambiental como fator determinante para o equilíbrio planetário. Experiências e projetos de ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
¨ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA (I e II)
EMENTA: Ato concreto da docência compartilhada entre o aluno estagiário e um profissional já reconhecido no ambiente institucional escolar. Efetivação da transposição didática do conhecimento sobre ensino e aprendizagem para a situação real do processo educativo, através de projetos de ensino e em consonância com a realidade de cada escola, alunos e comunidade, tendo como núcleos integradores os conteúdos e as metodologias específicos de cada área do saber.
¨FUNDAMENTOS ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO PEDAGÓGICO
EMENTA: Fundamentos e concepções da organização e gestão do trabalho pedagógico. A unidade, a pluralidade e a autonomia no processo de construção e operacionalização do trabalho pedagógico. A pedagogia da autonomia: aprender a decidir através de prática de decisão. O trabalho pedagógico compartilhado: a relação da equipe técnica com os demais envolvidos no contexto escolar e o processo de gestão. O Plano Estratégico de Ação como balizador da execução do Projeto Pedagógico da escola.
¨CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO I (foco em Orientação Educacional)
EMENTA: Origem e trajetória histórica da Orientação Educacional. Conceito, princípios, objetivos e funções da Orientação Educacional. Preparo, atribuições e formas de atuação do Orientador Educacional. A Orientação Educacional e a legislação. A Orientação Educacional na escola e sua interface com o planejamento, o currículo e a avaliação. A ação integrada do Orientador Educacional e do Supervisor Escolar frente à Coordenação Pedagógica. Propostas de Coordenação Pedagógica para a escola de Educação Básica.
¨ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA I (foco em Orientação Educacional)
EMENTA: Estágio Supervisionado: conceito e fundamento legal. Desenvolvimento de estágio profissional junto às escolas de Ensino Fundamental e Médio, direcionado a compreensão do trabalho pedagógico desenvolvido pelo Orientador Educacional numa perspectiva de integração com a Supervisão Escolar. Articulação dos fundamentos teórico-práticos da Orientadora Educacional a partir de uma proposta interdisciplinar a ser desenvolvida nas escolas-campo de estágio.
¨CONHECIMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO II (foco em Supervisão Escolar)
EMENTA: O processo histórico do surgimento da Supervisão no contexto educacional brasileiro. A natureza do trabalho da Supervisão Escolar enquanto Coordenação Pedagógica. Princípios, conteúdos, métodos, técnicas e avaliação do trabalho da Supervisão numa perspectiva coletiva e integradora. A relação da ação supervisora no processo de construção e transformação do conhecimento no cotidiano escolar.
¨ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA II (foco Supervisão Escolar)
EMENTA : Estágio Supervisionado: conceito e fundamento legal. Desenvolvimento de estágio profissional junto às escolas de Ensino Fundamental e Médio, direcionado a compreensão do trabalho pedagógico desenvolvido pelo Supervisor Escolar numa perspectiva de integração com a Orientação Educacional. Articulação dos fundamentos teórico-práticos da Supervisão Escolar a partir de uma proposta interdisciplinar a ser desenvolvida nas escolas-campo de estágio.
.
¨PRÁTICA PEDAGÓGICA (I, II, III, IV, V, VI e VII)
EMENTA: Articulação entre as bases teóricas do processo formativo e a realidade educacional amapaense, através de um continuum entre teoria e prática, materializado em projeto disciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, voltado para o conhecimento dos diferentes cenários e atos do processo educacional, bem como para a busca dos significados da ação pedagógica, seja ela docente ou técnica.
¨ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS (I, II, III e IV)
EMENTA: Eventos científicos, projetos de pesquisa e extensão, monitoria, estudos independentes e ações de caráter técnico-pedagógico-cultural voltados para a atualização, revitalização e compartilhamento do saber científico-profissional (re)estruturado durante o percurso acadêmico.
¨INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL
EMENTA: Conhecimentos introdutórios sobre os aspectos teóricos e práticos de investigação científica aplicados à Ciência da Educação: Ciência e Conhecimento; finalidade, tipologia e classificação da Pesquisa; natureza e objetivos da Pesquisa em Educação. O paradigma da Ciência e da Pesquisa. A Pesquisa e a crise dos Paradigmas da Ciência. Tendências metodológicas da Ciência Moderna. Significado da Pesquisa para a prática profissional científica em educação, na dimensão interdisciplinar. As abordagens quantitativas e qualitativas e seus pressupostos do ponto de vista ontológico, epistemológico, axiológico e metodológico. A importância da leitura para a Pesquisa. Técnica de levantamento e análise de dados. Características e estrutura de trabalhos acadêmicos. Estilo de redação dos trabalhos acadêmicos: normas para uma escrita técnica de qualidade. Diretrizes para apresentação de trabalhos científicos. Regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT: citações, referências bibliográficas, elaboração de trabalhos acadêmicos e apresentação gráfica.
¨ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
EMENTA: Estatística: conceitos fundamentais. Coeficiente e taxas educacionais. Tabelas e séries estatísticas. Distribuição de freqüências. Representação gráfica de dados educacionais. Medidas de tendência central e sua utilização em educação. Assimetria e cortese. Curva normal. Correlação linear simples. Regressão linear simples.
¨PESQUISA EDUCACIONAL
EMENTA: A evolução das Pesquisas Educacionais. Estudo da prática investigativa em educação a partir da elaboração de Projetos de Pesquisa. Execução da pesquisa. Elaboração do Relatório da Pesquisa: o ensaio monográfico. Divulgação dos resultados da Pesquisa: planejamento e execução de Seminários de Pesquisa; produção de artigos científicos.
¨TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (I e II)
EMENTA: Trabalho acadêmico elaborado à luz do princípio científico e educativo, sustentado em processo de investigação sobre determinada realidade, questão ou problemática detectada pelo aluno no decorrer de seu processo formativo, solidificado nos diferentes momentos da Prática Pedagógica e do Estágio Supervisionado.
XVII REFERÊNCIAS
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Parecer CP/CNE N. 9, de 08 de maio de 2001. Proposta de Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em curso de Licenciatura, de Graduação Plena. Brasília, 2001 a.
_______, Conselho Nacional de Educação. Parecer CP/CNE N. 28, de 02 de outubro de 2001. Dá nova redação ao Parecer 21/2001, de 06/08/2001, sobre duração e carga horária das Licenciaturas. Brasília, 2001 b.
_______, Conselho Nacional de Educação. Parecer CP/CNE N. 27, de 02 de outubro de 2001. Altera a redação do item 3.6, alínea ‘c’, do Parecer CP/CNE N. 9/2001. Brasília, 2001 c.
XVIII LEGISLAÇÃO E OBRAS CONSULTADAS
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, DF: Senado, 1988.
_______, Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N. 9394/96. Brasília, 1996.
_______, Conselho Nacional de Educação. Resolução CP/CNE N. 01, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2002.
_______, Conselho Nacional de Educação. Resolução CP/CNE N. 02, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília, 2002.
DEMO, Pedro. Pesquisa como princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1990.
FREITAS, Helena Costa de. O trabalho como princípio articulador na Prática de Ensino e nos Estágios. Campinas: Papirus, 1996.
KUENZER, Acácia Zeneida. Globalização e educação: novos desafios. In Anais do IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindóia. SP, 04 a 08 de maio de 1998.
LINHARES, Célia (org.). Os professores e a reinvenção da escola: Brasil e Espanha. São Paulo: Cortez, 2001.
SILVA, Carmem Silvia Bissolli da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. (Coleção polêmicas do nosso tempo).