Curiosidades

A curiosidade aqui postada, foi  retirada do site Programa Educ@r (Realização: CDCC – USP-SC;Apoio: CNPq), o link se encontra abaixo: http://educar.sc.usp.br/otica/ ——————————————————————————————————————————————————————————————————–

A pupila do olho é preta, mas fica avermelhada em fotos tiradas com “flash”.

O olho humano é como uma câmara escura com um orifício, a pupila . Como, normalmente, a luminosidade é maior fora do que dentro do olho, nós enxergamos a pupila preta. Entretanto, o fundo do olho, a retina, é intensamente irrigado por vasos sanguíneos, o que lhe dá uma cor vermelho-alaranjada. Por isso quando uma luz intensa, como o “flash” de fotografia, entra no olho, a cor vermelha é preferencialmente refletida. Isso deixa a pupila avermelhada nas fotografias.

============================================================================================================== As curiosidades aqui postadas, são originalmente retiradas do livro Física do Dia a Dia, a referência bibliográfica completa se encontra abaixo: Regina Pinto de Carvalho [org.] – Física do Dia a Dia, Ed.Autêntica/Gutenberg, BeloHorizonte (2003), ISBN 85-89239-04-7 ——————————————————————————————————————————————————————————————————–

Um carro pode ser retirado do atoleiro simplesmente murchando um pouco os seus pneus. Por que isso ocorre?

Murchando-se um pouco os pneus do carro, fazemos com que a área de contato deles com o solo aumente. Como não há variação do peso do veículo, esse aumento de área faz com que a pressão entre os pneus e o chão diminua. O carro, então, afundará menos, podendo ser retirado.

É verdade que, num dia de sol, uma pessoa com roupa escura sentirá mais calor do que uma pessoa   com roupa clara?

Sim. As cores que vemos são as cores refletidas pelos objetos quando iluminados.Quando vemos em um objeto a cor amarela, por exemplo, o material de que ele é feito reflete essa cor e absorve as demais. Quando vemos um objeto branco, ele está refletindo todas as cores, e, quando vemos um objeto preto, ele está absorvendo todas as cores. Assim como a luz, o calor é constituído de radiação eletromagnética, com uma diferença: enquanto a luz é uma radiação localizada na região visível do espectro, o calor é uma radiação infravermelha que é invisível para nós. Os corpos escuros absorvem a maior parte dessas radiações e é por isso que um objeto escuro (a roupa escura, o fuscão preto estacionado ao sol) tem a sua temperatura sensivelmente elevada.

É verdade que, se a porta do congelador for aberta várias vezes, a produção de gelo, nas paredes do congelador aumenta? E por que isso acontece?

Isso acontece porque, ao abrirmos a porta do congelador estamos permitindo que entre um novo ar na geladeira.Esse ar novo contém uma grande quantidade de vapor de água, que, com o abaixamento da temperatura no congelador, se transforma em cristais de gelo muito pequenos, semelhantes á neve. Essa neve se deposita sobre a parede do congelador e adere fortemente a ela, provocando o “trabalho a mais” O grande problema dessa neve é que ela é um bom isolante térmico e não conduz o calor liberado pelos alimentos, dificultando seu resfriamento e aumentando assim o trabalho do motor.

Por que aparecem “chuviscos” na televisão quando um canal está fora do ar?

O “chuviscos” e o chiado são uma amostra da confusão eletromagnética que reina no nosso meio. Quando sintonizamos um canal em determinada emissora, o aparelho receptor capta sinais enviados por ela os traduz em som e imagem. Se tentarmos sintonizar um canal que está fora do ar, não há nada sendo enviado pela emissora, mas a nossa atmosfera está cheia de ondas desordenadas, criadas pelo campo magnético da Terra, pelas turbinas de aviões, por outras torres de transmissão, etc. É essa mistura que a televisão capta e traduz como chuvisco e chiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima