Ensino

ATIVIDADES DE ENSINO:

 

Semana do Calouro

A semana do calouro é um evento de recepção dos novos ingressantes no curso de Física, com o objetivo de integrá-los ao ambiente acadêmico por meio de atividades de ensino e cultura científica.

Os bolsistas e voluntários do PET-Física organizam a Semana do Calouro de Física assim como também organizam as boas vindas dos calouros do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas. Neste evento ocorre a apresentação do Grupo de petianos, dos docentes e das instalações dos cursos. E durante o restante da semana os professores do curso  ministram palestras sobre suas áreas de pesquisa, assim como os bolsistas de iniciação científica e do PET-Física apresentam suas produções acadêmicas. E por fim no último dia de programação ocorre a Maratona de Física, a qual é composta por atividades lúdicas de ensino, jogos de equipes, competições que exigem coordenação motora, raciocínio, e trabalho em grupo dentro do contexto da Física.

Seminários Semanais

 

Pretende-se oferecer aos estudantes de Física, grupo PET-Física e aos demais acadêmicos desta IFES a oportunidade de conhecer e aprofundar conteúdos pouco explorados nas disciplinas da grade curricular.

Os conteúdos dos seminários são selecionados entre os petianos e o tutor, objetivando sempre abordar assuntos de interesse para as áreas de ciências exatas e naturais, especialmente Física, Matemática, Engenharia. A qualidade das apresentações é controlada pelo tutor através de apresentações prévias, e pela ficha de avaliação fornecida aos participantes dos seminários. Além dos petianos, acadêmicos de iniciação científica e professores podem ministrar seminários semanais. A divulgação dos seminários é feita na pagina da UNIFAP, em redes sociais na internet, e nos murais desta universidade.

Ciclo de Palestras de Física Matemática

Esse evento é uma realização do grupo PET-Física, no qual é apresentado um conjunto de palestras especialmente voltadas para acadêmicos das áreas de ciências exatas e da natureza e de áreas afins com o propósito de motivá-los para a manipulação de ferramentas matemáticas em sistemas de domínio da Física. Com isto o grupo PET-Física espera contribuir de forma significativa para o aprimoramento de habilidades físico-matemáticas e para a motivação aos estudos no campo da pesquisa. Os temas das palestras são selecionados entre os bolsistas do PET-Física e o Tutor, sob os critérios de aplicabilidade, objetividade e abrangência. São então convidados professores do colegiado de Física para ministrá-las juntamente com os petianos e o tutor. Após essa etapa é feita a divulgação no site desta IFES e nas IES de Macapá. Avaliamos a qualidade deste evento através de um questionário aplicado aos participantes inscritos, a fim de podermos fazer melhorias nesta atividade.

Minicursos de Férias

 

Os Minicursos de Férias são realizados nos início dos períodos de férias de cada ano com objetivo de oferecer uma variada gama de conteúdos para acadêmicos e professores do ensino médio, interessados em conhecer e aperfeiçoar assuntos importantes para suas áreas de trabalho. Estes minicursos são escolhidos entre os bolsistas e voluntários do grupo PET-Física e o tutor e são ministrados pelos próprios petianos e por professores convidados. A qualidade desse evento é verificada por meio de um questionário aplicado aos participantes inscritos.

Mapas Mentais

 

Os mapas mentais também conhecidos como mapas conceituais são diagramas bidimensionais que procuram mostrar relações hierárquicas entre conceitos de uma disciplina e que derivam sua existência da própria estrutura conceitual da disciplina. Os petianos elaboram tais mapas conceituais à medida que avançam nos conteúdos do curso de Física a fim de consolidar seu aprendizado e contribuir com o aprendizado dos futuros estudantes do referido curso. Os mapas mentais são produzidos sob a orientação do tutor que analisa o grau de relevância dos mesmos, os quais após revisões são postados na pagina do PET-Física para servirem como material de apoio didático para qualquer estudante interessado.

Rolar para cima